O tratamento para artrose é feito com a prática de exercícios físicos, uso de suplementos ou remédios, fisioterapia ou infiltrações na articulação afetada, para ajudar a reduzir a dor e a rigidez, ou até cirurgia.
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é o desgaste da cartilagem da articulação do joelho, quadril, coluna, ombro, por exemplo, causando sintomas, como dor, inchaço, rigidez e dificuldade para realizar movimentos.
Leia também: Artrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/artroseO tratamento para artrose deve ser feito com orientação do ortopedista ou reumatologista com o objetivo aliviar os sintomas, evitar a evolução da doença e melhorar a qualidade de vida.
10 tratamentos para artrose
Os principais tratamentos para artrose são:
1. Praticar exercícios físicos
Praticar exercícios físicos de baixo impacto, como natação, hidroginástica ou caminhada, ajudam a aliviar a dor e reduzir a rigidez da articulação afetada.
Além disso, é recomendado fazer exercícios de alongamento e fortalecimento muscular
2. Perder peso
Perder peso também é importante para o tratamento da artrose, pois evita a sobrecarga nas articulações, principalmente nos casos de artrose no joelho, quadril, tornozelo, pé ou costas.
Desta forma, é recomendado o acompanhamento com nutricionista para realizar uma dieta balanceada e hipocalórica, que deve ser associada à prática de exercícios físicos.
Leia também: Dieta para artrite e artrose: o que comer e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-artrite3. Fazer fisioterapia
A fisioterapia para artrose é feita pelo fisioterapeuta com exercícios específicos de alongamento e fortalecimento muscular, além da aplicação bolsas de calor ou de gelo e exercícios de mobilização articular.
Isso evita que a cartilagem seja ainda mais destruída, aumentando o espaço intra-articular, ajudando a reduzir a dor e a rigidez da articulação. Conheça alguns exercícios para artrose no joelho.
Andar de bicicleta, caminhar na esteira e fazer pilates também são boas opções para quando não houver dor para manutenção da força, sendo útil para diminuir o retorno precoce dos sintomas.
4. Usar suplementos
O uso de suplementos, como glucosamina e condroitina, pode ser indicado pelo médico pois melhora a lubrificação da articulação, retarda o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem e diminui a dor e a limitação dos movimentos.
Leia também: Glucosamina e condroitina: para que serve e como tomar tuasaude.com/glucosamina-e-condroitinaAlém disso, o suplemento de colágeno tipo 2 também pode ser indicado pois ajuda a reduzir a degeneração da cartilagem. Veja como usar o colágeno.
5. Tomar remédios
Os remédios para artrose são principalmente analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, como paracetamol, ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou naproxeno, pois ajudam a aliviar a dor e o inchaço das articulações.
Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de corticoides orais, antidepressivos, como a duloxetina, ou anticonvulsivantes, como a pregabalina, por exemplo, para aliviar a dor intensa na articulação com artrose.
Leia também: 5 principais remédios para artrose tuasaude.com/remedio-para-artrose6. Aplicar pomadas
A aplicação de pomadas na articulação com artrose, como a pomada de capsaicina ou o gel de diclofenaco dietilamônio (Cataflam emulgel ou Calminex Diclo), pode ajudar a reduzir a inflamação, aliviando a dor aguda.
Leia também: 10 pomadas anti-inflamatórias (indicações e como usar) tuasaude.com/pomadas-antiinflamatorias7. Fazer infiltração de corticoide
A infiltração de corticoide na articulação com artrose, pode ser feita pelo médico nos casos de dor moderada a grave e que não melhoram com o uso de remédios por via oral.
Esse tipo de tratamento para artrose, geralmente, alivia a dor rapidamente pelo efeito anti-inflamatório potente do corticoide, podendo durar até 12 semanas.
8. Aplicar ácido hialurônico
A aplicação de ácido hialurônico também é outra opção de tratamento para artrose indicada pelo médico para aliviar a dor moderada a grave.
Esse tratamento é feito pelo médico aplicando a injeção de ácido hialurônico na articulação afetada, o que ajuda a lubrificar e amortecer a articulação, aliviando a dor.
9. Fazer cirurgia
A cirurgia para artrose é indicada pelo médico quando os outros tratamentos não foram eficazes para reduzir a dor e a limitação do movimento da articulação.
Essa cirurgia pode ser feita para raspagem do tecido afetado ou para substituição de uma parte ou de toda a articulação, colocando prótese de joelho ou de quadril, por exemplo.
Depois do procedimento a pessoa ainda precisa fazer fisioterapia por mais algumas semanas até que o tecido esteja completamente cicatrizado e não haja necessidade de uso de muletas ou outros dispositivos para auxílio da movimentação e até que a pessoa seja capaz de realizar suas atividades diárias normalmente.
10. Autocuidados para artrose
Os autocuidados para artrose envolvem:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Manter o peso adequado;
- Fazer uma alimentação anti-inflamatória;
- Manter o corpo hidratado bebendo pelo menos 2 litros de água pr dia;
- Repousar sempre que sentir dor nas articulações;
- Aplicar compressas mornas ou frias na articulação afetada;
- Evitar os movimentos repetitivos com a articulação com artrose.
Além disso, é recomendado usar sapatos com amortecimento adequado ou palmilhas ortopédicas ou até bengala, talas, tornozeleiras ou munhequeiras para dar suporte à articulação, reduzindo a dor.
Leia também: Dieta anti-inflamatória: o que comer e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/alimentacao-anti-inflamatoriaTratamento natural para artrose
O tratamento natural para artrose, como tomar o chá de salgueiro-branco ou aplicar o extrato de caroço de abacate, podem ajudar a reduzir a dor na articulação, pois têm propriedades anti-inflamatórias.
Esses tratamentos caseiros podem ser feitos para para complementar o tratamento médico e fisioterapêutico, não devendo substituí-los.
Leia também: 8 remédios caseiros para artrose e artrite tuasaude.com/remedio-caseiro-para-artrose