Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Glucosamina + Condroitina - Para que serve e Como tomar

A glucosamina e condroitina que são duas substâncias fundamentais para o tratamento da artrite, artrose, dor nas juntas e destruição das articulações. Estas substâncias quando utilizadas em conjunto ajudam na reconstrução dos tecidos que formam a própria cartilagem, combatendo a inflamação e a dor. 

Os nomes de alguns remédios, vitaminas e suplementos que contém as substâncias ativas Glucosamina e Condroitina são o Condroflex, Artrolive, Superflex, Osteo Bi-flex e Triflex.

Glucosamina + Condroitina - Para que serve e Como tomar

Para que serve

A glucosamina e a Condroitina são duas substâncias indicadas para melhorar o fortalecimento das articulações, sendo útil para:

  • Reduzir a dor das articulações,
  • Aumentar a lubrificação das articulações,
  • Estimular a reparação da cartilagem,
  • Inibir as enzimas que destroem a cartilagem,
  • Preservar o espaço intra articular,
  • Combater a inflamação.

Dessa forma, seu uso pode ser indicado pelo médico ou nutricionista, para complementar o tratamento da artrite e artrose, por exemplo. Entenda o que é a artrose.

Como funciona

A glucosamina e a condroitina agem sobre a cartilagem que reveste as articulações, protegendo e retardando o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, diminuindo a dor e causando a diminuição da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.

Glucosamina + Condroitina - Para que serve e Como tomar

Como usar

A dose recomendada depende da marca do medicamento em questão, porque cada um deles pode apresentar dosagens diferentes. Assim, a dose diária recomendada é de 1500 mg de glucosamina e 1200 mg de condroitina.

Estes suplementos podem estar disponíveis em comprimidos ou em sachês, por isso recomenda-se consultar as instruções do fabricante do produto obtido, assim como consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

Quem não deve usar

Este remédio não deve ser usado por pessoas com alergia à glicosamina, condroitina ou a qualquer componente da formulação, durante a gravidez e lactação, em pessoas com fenilcetonúria ou insuficiência renal severa.

Além disso, deve ser usado com cautela em pessoas com distúrbios gastrointestinais, história de úlcera gástrica ou intestinal, diabetes mellitus, problemas no sistema de produção de sangue ou que tenham insuficiência hepática ou cardíaca.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pela glucosamina e condroitina são desconforto gástrico, diarreia, náuseas, coceira e dor de cabeça.

Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer reações alérgicas que se manifestam na pele, inchaço nas extremidades, aumento dos batimentos cardíacos, sonolência e insônia, dificuldade de digestão, prisão de ventre, azia e anorexia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...