Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás e suplementos para Diverticulite

Para acalmar o intestino e combater a diverticulite, pode-se utilizar chás que melhoram a digestão e são ricos em fitoquímicos que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando na recuperação da parede intestinal e prevenindo o aparecimento das crises.

A diverticulite é uma doença inflamatória do intestino que causa períodos de alternância entre diarreia e prisão de ventre. Ela é a inflamação e infecção dos divertículos, que são pequenas pregas ou sacos que surgem nas paredes do intestino, podendo causar sintomas como dor no abdômen, náuseas e vômitos. Veja quais são os sintomas de uma crise de diverticulite.

Veja a seguir exemplos de chás e suplementos que podem ser usados para combater esta doença.

1. Chá de Camomila com Valeriana

Chás e suplementos para Diverticulite

Aa camomila possui propriedades antiespasmódicas, calmantes e cicatrizantes, além de reduzir os gases, enquanto a valeriana possui propriedades antiespasmódicas e relaxantes, sendo benéfica para acalmar o intestino e ajudar no tratamento da diverticulite.

Ingredientes:

  • 2 col de sopa de folhas secas de camomila
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de valeriana
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo:

Colocar as folhas secas de camomila e de valeriana numa panela e acrescentar a água, deixando ferver com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Coar e beber 3 vezes por dia, sem adoçar.

2. Chá de Unha de Gato

Chás e suplementos para Diverticulite

O chá de unha de gato ajuda a tratar diversas doenças que causam inflamação no intestino, incluindo gastrite e diverticulite, além de fortalecer o sistema imunológico e reparar danos nas células intestinais.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cascas e raízes de unha de gato
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferver os ingredientes por 15 minutos, desligar o fogo e deixar descansar por mais 10 minutos. Coar e beber de oito em oito horas.

3. Chá de Pau d'Arco

Chás e suplementos para Diverticulite

O o pau d'arco tem propriedades anti-inflamatórias e é conhecido por ajudar no combate à infecções, estimulando o sistema imunológico e combatendo bactérias. Assim, ele pode ajudar a reduzir a inflamação e prevenir complicações na diverticulite.

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de Pau D'Arco
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Colocar a água fervente sobre a erva, tampar a xícara e deixar repousar por 10 minutos. Beber 2 xícaras por dia.

4. Suplementos de Fibras

Chás e suplementos para Diverticulite

Ter uma boa ingestão de fibras é importante para prevenir crises de diverticulite, pois as fibras facilitam a passagem das fezes pelo intestino, sem permitir que elas se acumulem nos divertículos e causem inflamação.

Assim, para aumentar o consumo de fibras e melhorar o trânsito intestinal, pode-se usar suplementos de fibra em pó ou em comprimidos, como Benefiber, Fiber Mais e Fiber Mais Flora. Esses suplementos podem ser utilizados 1 ou 2 vezes por dia, de preferência de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, sendo importante aumentar a ingestão de água para a que as fibras tenham um bom efeito no trânsito intestinal.

Além do consumo destes chás recomenda-se também seguir as orientações nutricionais para a diverticulite e o uso de medicamentos orientados pelo gastroenterologista.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como deve ser a dieta para diverticulite:

Veja mais dicas em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...