Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para crise de Diverticulite

A dieta durante uma crise de diverticulite deve ser feita inicialmente apenas com líquidos claros e de fácil digestão, como caldos, sopa, sucos de frutas, água de coco e gelatinas.

Nesta primeira fase é necessário acalmar o intestino e dar apenas alimentos que formam nenhuma ou apenas poucas fezes, para que nada irrite a parte do intestino afetada pela doença. À medida que o quadro de sintomas melhora, a dieta pode evoluir para alimentos pastosos como purês e ovos cozidos, até chegar ao consumo de alimentos naturais e ricos em fibras.

Vegetais recomendados para diverticuliteVegetais recomendados para diverticulite

O que comer durante a crise

Durante a fase de crise, a dieta para diverticulite deve ter poucas fibras e apenas alimentos de fácil digestão, como frutas sem casca, suco de fruta coado, legumes cozidos e frango. Os lanches devem ser feitos apenas com sucos coados, frutas cozidas ou água de coco, e o almoço e o jantar devem ter apenas caldos e sopas leves.

À medida que as dores diminuem e o intestino volta a funcionar melhor, a dieta deve progredir para ter alimentos como arroz branco bem cozido, purê de batata, macarrão, pão branco e biscoitos sem fibras e sem recheio. Nesta fase também pode-se introduzir ovos, peixes e laticínios, sempre observando a digestão e se ocorre ou não o aumento da produção de gases.

É preciso estar atento pois a ingestão de fibras deve ser aumentada gradualmente para não provocar gases nem dores abdominais, começando apenas com uma ou duas frutas ou legumes cozidos por dia, além de pão branco e bolinhos leves. Após a crise ter passado e os sintomas de dores não surgirem mais, pode-se começar a introduzir pães e farinhas integrais, e cereais integrais como aveia e arroz integral. Saiba também O que não comer na Diverticulite.

Outros alimentos recomendados para diverticuliteOutros alimentos recomendados para diverticulite

Cardápio durante a crise de Diverticulite

A tabela a seguir trás um exemplo com 3 dias de dieta para acalmar o intestino durante uma crise de diverticulite.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãSuco de maçã coado + 4 biscoitos de água e salSuco de melão + 1 fatia de pão branco com requeijão1 copo de leite desnatado + 1 fatia de pão branco com ricota
Lanche da manhãÁgua de coco + 1 pera cozida1 maçã sem casca + 1 taça de gelatina1 copo de salada de frutas
Almoço/JantarSopa de batata, cenoura e abóbora com frango cozido desfiado + 1 taça de gelatinaPurê de batata + frango cozido com legumesArroz branco + vegetais ao vapor + 1 posta pequena de peixe cozido
Lanche da tardeSuco de melancia coado + 4 biscoitos de água e salÁgua de coco + 2 ovos mexidos1 iogurte natural + 4 biscoitos de água de sal

Também é importante lembrar que, em alguns casos, a crise de diverticulite leva ao internamento hospitalar, onde a dieta será prescrita pelo nutricionista, podendo ser necessário o paciente fazer alimentação pela veia, para que o intestino consiga recuperar mais facilmente da inflamação.

Veja que alimentos deve comer e quais os que deve evitar na diverticulite:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...