Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer em caso de tétano

O tratamento para tétano deve ser inciado o mais rápido possível quando surgirem os primeiros sintomas, como contração dos músculo do maxilar e febre, após um corte ou ferida na pele, para evitar o desenvolvimento de complicações graves como dificuldade para respirar ou coma, por exemplo.

Veja outros sintomas que deve estar atento em: Sintomas do tétano.

Assim, quando existe suspeita de estar infectado com tétano é recomendado ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento, que normalmente é feito com:

  • Injeção de antitoxina diretamente no sangue para bloquear a ação das toxinas do tétano, evitando agravamento dos sintomas e destruição de nervos;
  • Uso de antibióticos, como Metronidazol ou Penicilina, para eliminar as bactérias do tétano e evitar a produção de mais toxinas;
  • Injeção de relaxantes musculares diretamente no sangue, como Diazepam, para aliviar a contração dos músculos provocada pelos danos causados pelas toxinas nos nervos;
  • Ventilação com aparelhos utilizada nos casos mais graves em que os músculos da respiração estão muito afetados

Geralmente, o paciente precisa ficar internado em uma unidade de tratamento intensivo para fazer uma avaliação constante dos resultados do tratamento, evitando o desenvolvimento de complicações que possam colocar a vida em risco.

Dependendo da gravidade da infecção pode ser preciso fazer a alimentação por via intravenosa ou de uma sonda através do nariz até o estômago. Muitas vezes é ainda necessário introduzir uma sonda retal para remover o bolo fecal do organismo.

Após o tratamento, deve-se voltar a fazer a vacina contra o tétano como se fosse a primeira vez, pois deixa-se de estar protegido contra a doença.

Sinais de melhora do tétano

Os sinais de melhora do tétano surgem cerca de 3 dias após o início do tratamento e incluem redução da febre, alívio da pressão sobre os músculos e maior facilidade para movimentar a boca e a garganta, por exmeplo.

Sinais de piora do tétano

Os sinais de piora do tétano surgem quando o tratamento não é iniciado rapidamente e, normalmente, estão relacionados com o aumento da contração muscular que pode provocar dificuldade para movimentar a boca, rodar a cabeça ou dificuldade para respirar.

Veja como devem ser feitas as doses da vacina do tétano em: Vacina do tétano.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...