Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar um comportamento suicida

Um comportamento suicida envolve as ações suicidas sem intenção de serem fatais, as tentativas de suicídio que também não são bem sucedidas e o suicídio consumado.

Alguns comportamentos que podem indicar uma possível tentativa de suicídio podem ser:

  • Dizer frequentemente que vai se matar;
  • Fazer um testamento;
  • Começar a tratar de assuntos pendentes de repente;
  • Ir visitar amigos ou familiares que já não via há muito tempo;
  • Comprar uma arma, mangueira, corda ou comprimidos, por exemplo;
  • Escrever uma nota de suicídio;
  • Ficar muito triste ou muito contente de repente;
  • Perda de interesse em atividades que gostava.

Outros sintomas que também podem indicar que o indivíduo tenciona se suicidar são o desânimo, a baixa auto-estima, os distúrbios do sono e do apetite, o abuso moderado de álcool, a insônia, a incapacidade de concentração, a desesperança e os pensamentos persistentes sobre a possibilidade de algo ruim acontecer.

Geralmente, os indivíduos que desejam se suicidar sofrem de depressão ou ansiedade grave e não costumam dizer que o planejam fazer, principalmente ao psicólogo, se estiverem a ter consultas, mas quando o fazem, normalmente contam a um amigo próximo ou membro da família. O medo e a insegurança também podem levar a um transtorno chamado Síndrome de Boderline, veja os sintomas aqui.

O que fazer para prevenir uma tentativa de suicídio

As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio deve-se retirar todo o material que possa ser utilizado para o indivíduo se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde ele passa muito tempo. Isto evita que o indivíduo sinta impulsividade para se ferir, fazendo com que tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os seus problemas.

Saiba como agir perante uma tentativa de suicídio, caso não seja possível preveni-la em: Primeiros socorros na tentativa de suicídio.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...