Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento com GH (hormônio do crescimento): como é feito e quando é indicado

O tratamento com hormônio do crescimento, também conhecido como GH ou somatotropina, é indicado para meninos e meninas que têm deficiência deste hormônio, o que causa atraso no crescimento. Esse tratamento deve ser indicado pelo endocrinologista de acordo com as características da criança, sendo normalmente indicada a realização de injeções diariamente.

O hormônio do crescimento está presente naturalmente no organismo, sendo produzido no cérebro pela glândula hipófise, localizada na base do crânio, e é essencial para o crescimento da criança, para que esta atinja a estatura habitual de um adulto. 

Além disso, como este hormônio é conhecido promover o emagrecimento, reduzir o processo de envelhecimento e aumentar a massa magra, alguns adultos têm procurado o uso deste hormônio por questões estéticas, entretanto, esta medicação é contraindicada para estes fins, por não ser segura para a saúde, nem existir comprovação científica.

Tratamento com GH (hormônio do crescimento): como é feito e quando é indicado

Como é feito

O tratamento com hormônio do crescimento é indicado pelo endocrinologista e é feito com aplicações de injeções, por via subcutânea, na camada de gordura da pele dos braços, coxas, nádegas ou abdome, à noite, ou de acordo com cada caso.

Na maioria dos casos é indicada a aplicação de injeção uma vez por dia até que o adolescente atinja a maturidade óssea, que é quando as cartilagens dos ossos longos se fecham, pois quando isto acontece já não há mais possibilidade de crescer, mesmo tomando o GH.

No entanto, alguns adultos com deficiência deste hormônio podem continuar tomando, de acordo com a indicação do endocrinologista, por ter alguns benefícios, como melhorar a capacidade física e melhorar as condições dos ossos e músculos. Por causa desses benefícios, algumas pessoas usam o hormônio do crescimento de forma errada para tratar a obesidade, sendo o GH contraindicado para esses fins, isso porque pode estar associado com diversos efeitos colaterais.

Além disso, o tratamento com GH não deve ser feito em pessoas que possuem tumores malignos ou cerebrais, diabetes descompensada, que possuem doenças debilitantes ou que passaram por uma grande cirurgia, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Quando bem indicado pelo médico, o hormônio do crescimento costuma ser bem tolerado e raramente causa efeitos colaterais. No entanto, em alguns casos pode haver reação no local da aplicação e, muito raramente, uma síndrome de hipertensão intracraniana, que cursa com dor de cabeça, convulsões, dores musculares e alterações visuais.

Em adultos, o GH pode provocar retenção de líquidos, causando inchaço, dor nos músculos e articulações além de síndrome do túnel do carpo, que provoca formigamentos.

Quando é indicado

O tratamento com hormônio do crescimento é indicado nos casos em que o pediatra detecta que a criança não tem um crescimento adequado e está abaixo do considerado normal, devido à produção deficiente do hormônio. 

Além disso, o tratamento com esse hormônio pode também ser indicado no caso de alterações genéticas como síndrome de Turner e síndrome de Prader-Willi, por exemplo.

Os primeiros sinais de que a criança não está crescendo o suficiente são mais facilmente identificados a partir dos dois anos de idade, podendo-se observar que a criança é sempre a menor da turma ou que demora mais tempo para trocar as roupas e os sapatos, por exemplo. Saiba o que é e como identificar o crescimento atrasado.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem