Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hormônio do crescimento: O que é, Para que serve e Efeitos colaterais

Atualizado em Abril 2019

O hormônio do crescimento, também conhecido como somatotropina ou apenas pela sigla GH, é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo que é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, estimulando o crescimento e regulando vários processos corporais.

Geralmente, este hormônio é produzido pela hipófise no cérebro, mas também pode ser desenvolvido em laboratório na sua forma sintética, que muitas vezes é usada em medicamentos receitados pelo pediatra para tratar problemas de crescimento e desenvolvimento.

No entanto, este hormônio também é muitas vezes usado por adultos para tentar evitar o envelhecimento ou para potenciar o ganho de massa muscular, por exemplo, mas nesse caso pode ter vários efeitos colaterais que acabam obscurecendo os efeitos positivos.

Hormônio do crescimento: O que é, Para que serve e Efeitos colaterais

Para que serve o hormônio

Na sua forma natural, o hormônio do crescimento é muito importante para provocar o crescimento dos meninos e das meninas, por isso, quando está em falta, a sua forma sintética pode ser usada em medicamentos para estimular o desenvolvimento de crianças com baixa estatura ou que sofrem com alguma das seguintes condições:

  • Síndrome de Turner;
  • Síndrome de Prader-Willi;
  • Doença renal crônica;
  • Deficiência de GH.

Além disso, este hormônio também pode ser usado em bebês que nasceram com uma idade gestacional precoce, para estimular a maturação dos órgãos.

No entanto, a forma sintética da GH também pode ser usada em adultos, sendo que os usos aprovados incluem pessoas com síndrome do intestino curto, tumores na hipófise ou doenças que possam causar desgaste das fibras musculares.

Confira como é feito o exame para saber os níveis de GH.

Hormônio do crescimento em adultos

Embora o uso de hormônio do crescimento esteja aprovado para as situações indicadas anteriormente, este hormônio também é muitas vezes utilizado para outros objetivos, especialmente para tentar combater o envelhecimento, melhorar a performance e aumentar a quantidade de massa muscular. No entanto, não existem estudos que indiquem benefício para estes fins, sendo até acompanhado de vários efeitos colaterais.

Como usar o hormônio do crescimento

O hormônio só deve ser usado com orientação e prescrição de um médico, sendo que, normalmente, o uso é feito através de uma injeção subcutânea por dia, ao deitar, ou de acordo com as indicações do médico.

O tempo de tratamento com o hormônio do crescimento varia conforme a necessidade, mas em alguns casos ele pode ser utilizado desde a infância até ao final da adolescência.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do uso do hormônio do crescimento geralmente, não são observados nas crianças. Entretanto, quando ele é administrado em adultos, podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais:

  • Formigamentos;
  • Dor nos músculos;
  • Dor nas articulações;
  • Retenção de líquidos;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Aumento dos níveis de colesterol;
  • Aumento da resistência à insulina, em caso de diabetes tipo 2.

Muito raramente pode ainda haver dor de cabeça, aumento da pressão intracraniana, hipertensão e zumbido nos ouvidos.

O principal efeito colateral do hormônio do crescimento nas crianças é o surgimento de dores nos ossos das pernas, que é conhecida como dor do crescimento.

Quem não deve usar

O hormônio do crescimento não deve ser usado em grávidas ou pessoas com histórico de câncer ou tumor intracraniano benigno. Além disso, o uso deste tipo de hormônio deve ser muito bem avaliado em casos de diabetes, retinopatia diabética, hipotireoidismo não tratado e psoríase.


Bibliografia

  • HARVARD MEDICAL SCHOOL. Growth hormone, athletic performance, and aging. Link: <www.health.harvard.edu>. Acesso em 22 Abr 2019
  • WEBMD. Human Growth Hormone (HGH). Link: <www.webmd.com>. Acesso em 22 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem