Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 receitas caseiras para pele oleosa

Para manter a beleza da pele, evitando que a pele fique oleosa e brilhante, deve-se usar os produtos corretos no dia-a-dia. Alguns produtos naturais são excelentes para manter a saúde da pele e podem ser facilmente encontrados. Indicamos aqui 6 receitas caseiras que podem deixar a pele limpa e saudável, na medida certa.

1. Esfoliante caseiro com fubá

Fazer uma esfoliação com fubá é uma excelente forma de eliminar as células mortas da pele, facilitando a sua renovação. Para isso basta:

  • Lavar o rosto com água fria a morna e sabonete e com o rosto ainda cheio de espuma mergulhar os dedos no fubá, esfregando-o em todo o rosto, insistindo mais na testa, nariz e queixo. Depois enxaguar com água fria e secar.

O fubá possui a consistência ideal para a esfoliação caseira, pois ele não se desfaz e consegue remover as células mortas e o excesso de oleosidade da pele.

7 receitas caseiras para pele oleosa

2. Máscara facial com argila

A máscara facial com argila deve ser aplicada a seguir à esfoliação porque ela absorve toda a gordura da pele, tendo também um efeito calmante e regenerador da pele.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila verde
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Depois aplicar na pele e deixar atuar durante 10 minutos. Para retirar, enxaguar, secar e aplicar um creme hidratante para pele oleosa.

Este tratamento caseiro deve ser feito somente 1 vez por semana, pois se for feito mais vezes, a pele pode ficar ainda mais oleosa.

Atenção: Para este tratamento recomenda-se comprar a argila verde numa loja que venda produtos naturais ou de estética. A argila encontrada no meio ambiente não é recomendada pois possui microrganismos nocivos para o corpo.

7 receitas caseiras para pele oleosa

3. Tônico de limpeza natural

Uma excelente solução caseira para pele oleosa é a loção de iogurte, suco de limão e alecrim, que pode ser usada para limpar a pele antes de ir dormir.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural magro,
  • 1 colher (chá) de suco de limão e
  • 1 gota de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea. Umedecer o rosto com um algodão antes de aplicar a loção é fundamental.

O próximo passo é aplicar a loção no rosto com as pontas dos dedos, massageando durante um minuto e removendo a loção com água morna. O indivíduo com a pele oleosa deve repetir esse procedimento todas as noites antes de dormir.

Os ingredientes dessa loção caseira formam uma solução simples para retirar o excesso de óleo da pele, deixando-a com uma aparência mais bonita e saudável.

4. Máscara de mamão para hidratar

Uma ótima máscara caseira para pele oleosa é pode ser feita com apenas um ingredientes, o mamão maduro ou um abacate.

Ingredientes

  • 1/2 mamão ou abacate (bem maduro)

Modo de preparo

Abra o mamão, retire as sementes e amasse a polpa com um garfo. A seguir lave o rosto com água e sabonete próprio para pele oleosa e depois aplique a polpa do mamão e deixe-a atuar por cerca de 20 a 30 minutos. Depois é só lavar o rosto com água fria ou morna.

5. Esfoliante caseiro de aveia

Uma outra excelente receita caseira de esfoliante para pele oleosa pode ser feita com aveia e arnica.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 6 gotas de própolis
  • 6 gotas de arnica 
  • 4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

Adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mexer bem até obter uma mistura homogênea. Aplicar a loção caseira na pele, massageando suavemente com movimentos circulares, deixe a loção secar por 20 minutos e retire-a com água corrente.

6. Máscara de iogurte e argila

A máscara facial de pepino para pele oleosa é uma receita caseira simples indicada especialmente para a pele oleosa, pois o pepino limpa e hidrata a pele, a argila absorve o excesso de oleosidade e o zimbro e a alfazema atuam normalizando a produção de óleo pela pele.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de iogurte natural desnatado
  • 1 colher (de sopa) de polpa de pepino
  • 2 gotas de essência de alfazema
  • 1 gota de essência de zimbro
  • 2 colheres (de chá) de argila para uso cosmético

Modo de preparo

Misturar o iogurte, o pepino, a alfazema e o zimbro e só no final adicionar a argila. Depois passar no rosto e deixar atuar por 15 minutos.

Esta máscara facial de pepino para pele oleosa deve ser feita 2 vezes por mês ou sempre que sentir a pele muito oleosa.

7 receitas caseiras para pele oleosa

7. Máscara de argila e alfazema

Uma outra excelente máscara para pele oleosa pode ser feita com argila e alfazema.

Ingredientes:

  • 10 mg de argila,
  • 1 gota de óleo essencial de alfazema e
  • 1 gota de óleo essencial de árvore de chá.

Modo de preparo:

Coloque a argila em um recipiente e adicione os óleos essenciais, misture até obter a consistência desejada. Depois deve aplicar a máscara caseira no rosto e deixá-la agir por aproximadamente 15 minutos.

A argila quando combinada com esses óleos essenciais absorve as toxinas, impurezas e diminui a oleosidade da pele. Essa é uma ótima maneira de manter a pele com um aspecto bonito, jovem e saudável sem gastar muito.

Cuidados essenciais com a pele oleosa

A pele oleosa favorece o aparecimento de cravos e espinhas na pele, devido ao excesso de sebo que produz e tem conferindo uma aparência gordurosa, úmida e brilhante e, por isso, é necessário cuidar da pele, para que ela se mantenha uniforme, suave e bonita.

A pele pode ficar oleosa em qualquer idade, no entanto, é mais comum na adolescência e, para manter a pele oleosa cuidada, deve-se:

  • Lavar o rosto no máximo 2 vezes por dia com água fria;
  • Optar por cremes adstringentes, que ajudam a controlar a oleosidade da pele;
  • Evitar usar cremes hidratantes nas regiões onde a pele é mais oleosa, mas caso seja necessário preferir produtos oil-free, livres de óleo;
  • Usar protetor solar oil-free, com fator de proteção maior que 15;
  • Evitar maquiagem, no entanto, caso usar deve fazer uma maquiagem leve, porque maquiagens pesadas obstruem os poros, aumentando a oleosidade da pele ou colocar um protetor solar em pó para disfarçar as imperfeições da pele e regular o brilho.

Além destes cuidados, é importante beber cerca de 2 litros de água por dia, mesmo no frio para a pele não ressecar, evitar alimentos gordurosos e comer legumes, verduras e frutas em maior quantidade.

Para uma limpeza de pele oleosa deve-se aplicar um gel higienizante ou sabonete líquido, enxaguando a seguir com água fria ou morna. Depois, aplicar um tônico adstringente com a ajuda de algodão ou gaze e, por fim, hidratar a pele com um creme hidratante livre de óleo. Leia também: Como tratar a pele oleosa.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...