7 receitas caseiras para pele oleosa

maio 2022

Para manter a saúde da pele e evitar que fique brilhosa, como no caso da pele oleosa, é recomendado que sejam usados produtos capazes de diminuir ou controlar a quantidade de sebo produzido, além de contribuírem para remover as células mortas, facilitando a renovação da pele.

Alguns produtos caseiros, como o fubá, a aveia e a argila, por exemplo, possuem essas propriedades e podem ser usados para fazer esfoliação, máscara de hidratação e tônicos de limpeza, que podem ajudar a garantir a boa saúde da pele oleosa. Além disso, é fundamental que a pessoa mantenha bons hábitos alimentares e consuma pelo menos 2 litros de água por dia. Veja mais detalhes de como é feito o tratamento para pele oleosa.

Nos casos em que a oleosidade da pele não diminui mesmo com a realização de limpeza adequada, esfoliação e hidratação, é importante que o dermatologista seja consultado, para que seja feita uma avaliação da pele e, assim, possam ser indicados produtos mais adequados.

Confira a seguir algumas opções de receitas caseiras e naturais para pele oleosa:

1. Esfoliante caseiro com fubá

Fazer uma esfoliação com fubá é uma excelente forma de eliminar as células mortas da pele, facilitando a sua renovação. O fubá possui a consistência ideal para a esfoliação caseira, pois não se desfaz durante o uso e consegue remover as células mortas e o excesso de oleosidade da pele.

Ingredientes:

  •  3 colheres de fubá;
  • ½ xícara de água filtrada.

Como usar: misturar os ingredientes, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar sobre a pele do rosto, realizando movimentos circulares suaves, com a ponta dos dedos, por cerca de 5 minutos, principalmente na testa, nariz e queixo, que são as regiões de maior oleosidade. Enxaguar com água fria e secar com uma toalha macia, sem friccionar a pele. Esta esfoliação pode ser feita 1 vez por semana.

2. Máscara facial com argila

A máscara facial com argila deve ser aplicada após a  esfoliação, pois ajuda a diminuir a oleosidade da pele, tendo também um efeito calmante e regenerador.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • 1 xícara de água.

Como usar: misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Depois, aplicar na pele e deixar atuar durante 30 minutos. Em seguida,  enxaguar o rosto com água fria ou morna e secar com uma toalha macia. 

Este tratamento caseiro pode ser feito 1 vez por semana.

Atenção: para este tratamento recomenda-se comprar a argila verde numa loja que venda produtos naturais ou de estética. A argila encontrada no meio ambiente não é recomendada, pois possui microrganismos nocivos para o corpo.

3. Tônico de limpeza natural

Uma excelente solução caseira para pele oleosa é o tônico de limpeza natural, pois ajuda a eliminar as impurezas mais profundas da pele, além de diminuir a oleosidade e controlar o pH da pele. 

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá gelado de camomila;
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta;
  • 1 folha de hortelã.

Como usar: misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo. Em seguida, aplicar o tônico, com o auxílio de um algodão em todo o rosto, até retirar toda a oleosidade da pele. É recomendado que esse procedimento seja repetido todas as noites antes de dormir, sendo fundamental que o rosto esteja limpo e seco, para que o efeito do tônico seja ainda maior. 

Além disso, este tônico também pode ser usado para remover a maquiagem e pode ser armazenado em geladeira, por até 24 horas.

4. Máscara de hidratação de abacate

Uma ótima opção caseira para pele oleosa é a máscara de abacate que, além de regular a oleosidade presente na pele, tem um efeito hidratante que suaviza e ajuda a dar vida e firmeza à pele.

Ingredientes

  • ½ abacate.

Como usar: abrir o abacate, retirar a semente e amassar a polpa com um garfo. A seguir, lavar o rosto com água e sabonete próprio para pele oleosa e depois aplicar a polpa do abacate no rosto e deixar atuar por cerca de 20 a 30 minutos. Em  seguida, lavar o rosto com água fria ou morna. 

Esta máscara pode ser aplicada 1 vez por semana.

5. Esfoliante caseiro de aveia

Uma outra excelente receita caseira de esfoliante para pele oleosa pode ser feita com aveia, óleo de coco e própolis, que além de estimular a renovação celular e eliminar as células mortas, presentes na camada mais superficial da pele, tem efeito antioxidante que ajuda a proteger a integridade da pele. Conheça outros benefícios do própolis e como usar.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 6 gotas de própolis;
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco.

Como usar: adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mexer bem até obter uma mistura homogênea. Aplicar a loção caseira na pele, massageando suavemente com movimentos circulares, por 5 minutos e retirar com água corrente.

6. Máscara de pepino e argila

A máscara facial de pepino é uma receita caseira simples indicada especialmente para a pele oleosa, pois o pepino limpa e hidrata a pele e a argila absorve o excesso de oleosidade.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa da polpa de pepino;
  • 2 colheres de chá de argila verde;
  • 1 xícara de água filtrada.

Como usar: misturar os ingredientes, até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar a máscara no rosto, deixando atuar por 20 minutos. Esta máscara facial de pepino para pele oleosa deve ser feita 2 vezes por mês ou sempre que sentir a pele muito oleosa.

7. Máscara de babosa e óleo de rosa mosqueta

A máscara caseira com babosa, também conhecida como Aloe vera, e óleo de rosa mosqueta, possui efeito regenerador e hidratante, reforçando a produção de colágeno e elastina, além de regular a oleosidade da pele, deixando-a com aspecto macio e uniforme. Confira outros benefícios da babosa.

Ingredientes

Como usar: em um recipiente, separar o gel, extraído da folha de babosa e acrescentar 4 gotas do óleo de rosa mosqueta, misturando até obter uma pasta  Em seguida, aplicar por todo o rosto, com a ponta dos dedos, até a absorção completa do gel e deixar agir por 20 minutos. Por fim, lavar o rosto com água fria.

Assista ainda o vídeo seguinte e veja como a rotina diária de cuidados da pele e a alimentação podem contribuir para uma pele saudável:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em maio de 2022.

Bibliografia

  • MATOLA, Rúbia; SÁ, Deuselândia. Argiloterapia associada em procedimentos estéticos. Scire Salutis. Vol. 11. Issue 1; p46-53, out2020-jan2021
  • DRAELOS, Zoe Diana. Concepts in skin care maintenance. Cutis. 76. 6; 19-25, 2005
Mostrar bibliografia completa
  • MURAD, Hiblu; M.A. Nyc. EVALUATING THE POTENTIAL BENEFITS OF CUCUMBERS FOR IMPROVED HEALTH AND SKIN CARE. J Aging Res Clin Practice . 5. 3; 139-141, 2016
  • SANTOS, Joyce S.; BARRETO, Lívia C. L.; KAMADA, Ivone. Rosa mosqueta como potencial agente cicatrizante. Revista Cubana de Enfermería. vol.34. n.1; 2018
  • KUMAR, K. P. Sampath et al. Aloe vera : A Potential Herb and its Medicinal Importance. ournal of Chemical and Pharmaceutical Research. Vol.1. 21-27, 2010
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 67320 visualizações