Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Banhos de assento para Infecção Urinária

Os banhos de assento são uma excelente opção caseira para a infecção urinária, pois além de ajudarem no combate da infecção, também provocam um alívio rápido dos sintomas.

Embora um banho de assento com água morna já ajude a reduzir os sintomas, quando se junta uma planta medicinal, é possível atacar localmente a infecção, ajudando a recuperar mais rapidamente. 

Embora estes banhos de assento sejam cientificamente comprovados contra a infecção urinária, não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas como complemento.

1. Banho de assento com sândalo

3 Banhos de assento para Infecção Urinária

O sândalo é uma excelente solução caseira para ajudar no combate à infecção urinária, pois além de ajudar a aliviar o desconforto na zona pélvica também combate a infecção, devido às suas propriedades calmantes e antimicrobianas. O sândalo é muito utilizado para combater problemas do sistema urinário.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 2 litros de água morna.

Modo de preparo

Misturar o óleo essencial na água morna e sentar nu dentro desta bacia por aproximadamente 20 minutos. Este procedimento deve ser repetido diariamente até que os sintomas da infecção diminuam.

Além disso é importante beber cerca de 2 litros de água ou chá sem açúcar para aumentar a produção de urina, que ajudam na eliminação dos micro-organismos causadores da doença.

2. Banho de assento com sais de Epsom

3 Banhos de assento para Infecção Urinária

Uma das propriedades mais importantes dos sais de Epsom é sua capacidade de aliviar inflamações, sendo por isso uma ótima opção para aliviar a coceira e o desconforto causado pela infecção. Além disso, estes sais também possuem uma ligeira ação antimicrobiana que pode ajudar a eliminar a infecção urinária mais rápido.

Ingredientes

  • 1 bacia com água morna;
  • 1 xícara de sais de Epsom.

Modo de preparo

Colocar a xícara na água morna e misturar até que os sais se dissolvam completamente. Depois, sentar dentro da bacia, mantendo a região genital dentro de água por 15 a 20 minutos. Repetir este processo 2 a 3 vezes por dia.

Em algumas pessoas, este banho de assento pode causar piora dos sintomas por eliminar também bactérias boas da pele. Assim, caso se identifique uma piora dos sintomas, deve-se parar o banho de assento.

3. Banho de assento de camomila

3 Banhos de assento para Infecção Urinária

Este é um dos banhos de assento mais simples, mas com excelentes resultados, especialmente no alívio dos sintomas da infecção urinária. Isso acontece porque a camomila é uma planta medicinal com ótima ação calmante.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver por aproximadamente 5 minutos e depois apagar o fogo. Deixar esfriar e transferir o chá para uma bacia em que seja possível ficar sentado dentro. Por fim, deve-se sentar dentro da bacia e permanecer por 20 minutos após o banho.

Outra forma de tratamento natural eficaz em caso de infecção urinária é consumir diariamente um punhado de Arando pois ele impede a entrada de micro-organismos na uretra. Conheça outras dicas como essa no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...