Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Transferrina: o que é, valores normais e para que serve

A transferrina é uma proteína principalmente produzida pelo fígado e que tem como principal função transportar o ferro para a medula, baço, fígado e músculos, mantendo o bom funcionamento do organismo.

Os valores normais da transferrina no sangue são:

  • Homens: 215 - 365 mg/dL
  • Mulheres: 250 - 380 mg/dL

A avaliação da concentração de transferrina no sangue deve ser feita em jejum de 8 a 12 horas, dependendo da orientação do médico e do laboratório, e normalmente é solicitada juntamente com a dosagem de ferro e da ferritina, além de exames bioquímicos e hematológicos, como o hemograma, por exemplo, devendo ser interpretado em conjunto. Saiba para que serve o hemograma e como interpretar.

Transferrina: o que é, valores normais e para que serve

Para que serve

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina. Saiba mais sobre a ferritina.

O perfil laboratorial das anemias microcíticas é:

 Ferro séricoTransferrinaSaturação da transferrinaFerritina
Anemia ferroprivaBaixoAltaBaixaBaixa
Anemia da Doença CrônicaBaixoBaixaBaixaNormal ou aumentada
TalassemiaNormal ou aumentadoNormal ou diminuídaNormal ou aumentadaNormal ou aumentada
Anemia SideroblásticaAltoNormal ou diminuídaAltaAlta

Além desses exames, pode ser solicitada a realização da eletroforese de hemoglobina com o objetivo de identificar o tipo de hemoglobina do paciente e, assim, confirmar o diagnóstico de talassemia, por exemplo.

É importante que o resultado dos exames seja interpretado pelo médico, pois além da concentração de ferro, transferrina e ferritina, é preciso analisar outros exames para que seja possível verificar o quadro clínico geral do paciente.

O que é Índice de Saturação da Transferrina

O Índice de Saturação da Transferrina corresponde ao percentual de transferrina que está ocupado pelo ferro. Em condições normais, 20 a 50% dos locais de ligação de ligação da transferrina está ocupado com o ferro.

No caso da anemia ferropriva, por exemplo, o índice de saturação da transferrina está baixo devido à pouca concentração de ferro disponível no sangue. Ou seja, o organismo passa a produzir mais transferrina na tentativa de captar o máximo de ferro possível para levar aos tecidos, mas cada transferrina transporta menos ferro do que deveria.

O que significa transferrina alta

A transferrina alta normalmente é percebida na anemia por falta de ferro, conhecida por anemia ferropriva, na gravidez e no tratamento com reposição hormonal, principalmente estrogênio.

O que significa transferrina baixa

A transferrina baixa pode acontecer em algumas situações, como por exemplo:

  • Talassemia;
  • Anemia sideroblástica;
  • Inflamações;
  • Situações em que há a perda de proteínas, como infecções crônicas e queimaduras, por exemplo;
  • Doenças hepáticas e renais;
  • Neoplasias;
  • Nefrose;
  • Desnutrição.

Além disso, a concentração de transferrina no sangue também pode estar diminuída na anemia da doença crônica, que é um tipo de anemia que normalmente acontece em pessoas hospitalizadas e que têm doenças infecciosas crônicas, inflamações ou neoplasias.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar