Índice de saturação da transferrina: o que é, para que serve e resultados

Atualizado em janeiro 2024

O índice de saturação da transferrina corresponde à quantidade, em porcentagem, de ferro que está ligada à transferrina. Dessa forma, é possível avaliar se o ferro está em excesso, em falta e se está conseguindo ser transportado pelo corpo corretamente.

A transferrina é uma proteína produzida principalmente pelo fígado que é responsável pelo transporte do ferro no sangue e alterações nos seus níveis podem afetar diretamente a medida do índice de saturação da transferrina. Entenda melhor o que é a transferrina e para que serve a sua dosagem.

Em caso de alterações no índice de saturação de transferrina, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. Sua interpretação normalmente é feita levando em consideração o resultado de outros exames de sangue, como a dosagem de ferritina.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O índice de saturação de transferrina é indicado para:

  • Identificar a deficiência de ferro;
  • Verificar se o ferro está em excesso no organismo;
  • Avaliar o transporte do ferro no sangue.

A análise do índice de saturação de transferrina é indicada principalmente em caso de suspeita de anemia ferropriva. Além da sua medida, é comum o médico indicar outros exames no sangue, como o hemograma e a dosagem de ferritina, para uma avaliação mais detalhada. Conheça outros exames indicados para confirmar a anemia.

Leia também: Anemia ferropriva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-ferropriva

Valores de referência

Geralmente, o valor normal de índice de saturação de transferrina varia de 20 a 50%, em homens, e 15 a 50%, nas mulheres. No entanto, seus valores de referência podem ser diferentes dependendo do laboratório em que o exame foi feito.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Especialmente nos estágios iniciais da deficiência de ferro, os valores do índice de saturação da transferrina podem estar normais. Neste caso, o exame da ferritina é mais indicado para avaliar os estoques de ferro no organismo. Confira o que é a ferritina e para que serve o seu exame.

O que significa o resultado

O resultado do índice de saturação da transferrina deve ser analisado pelo médico que, normalmente também leva em consideração outros exames de sangue, como a dosagem de ferritina, transferrina e/ou ferro sérico, para a sua interpretação.

Índice de saturação da transferrina baixo

As principais causas de índice de saturação de transferrina baixo, incluem:

  • Deficiência de ferro;
  • Uso de anticoncepcionais com estrogênio;
  • Gravidez;
  • Desnutrição;
  • Câncer.

O índice de saturação da transferrina está baixo, principalmente quando o estoque de ferro do organismo cai, o que é comum em caso de anemia ferropriva, por exemplo. Veja o que é anemia ferropriva e os sintomas.

Índice de saturação da transferrina alto

As principais causas de índice de saturação de transferrina alto são:

  • Uso excessivo de suplementos de ferro;
  • Doenças renais, como a síndrome nefrótica, que podem levar à perda de transferrina na urina;
  • Hepatite alcoólica ou cirrose, que podem diminuir a produção de transferrina;
  • Transfusões de sangue frequentes;
  • Hemocromatose, devido à absorção excessiva de ferro pelo intestino.

No entanto, o índice de saturação de transferrina alto normalmente indica um excesso de ferro no organismo, que pode afetar órgãos como coração e/ou fígado e provocar sintomas como cansaço, dor nas articulações e pele e olhos amarelados. Saiba mais sintomas do excesso de ferro no sangue.