Toragesic: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Toragesic é um remédio que contém trometamol cetorolaco na sua composição, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica potentes, que age diminuindo a produção de substâncias no corpo responsáveis por causar inflamação e dor, sendo indicado para aliviar a dor aguda, moderada ou severa causadas por fraturas, cólica renal ou após cirurgia, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimido sublingual ou gotas e deve ser usado com indicação e orientação médica.

O Toragesic também pode ser encontrado na forma de injeção, aplicado diretamente na veia ou no músculo, por um enfermeiro ou outro profissional de saúde com conhecimentos em aplicação de injetáveis, sendo utilizado somente em hospitais, sob a supervisão de um profissional de saúde.

Toragesic: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Toragesic é um anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento a curto prazo, da dor aguda moderada a severa, nas seguintes situações:

  • Pós-operatório de cirurgias de remoção da vesícula biliar, ginecológicas ou ortopédicas, por exemplo;
  • Fraturas;
  • Cólica renal;
  • Cólica biliar;
  • Dor lombar;
  • Dor de dente forte ou após cirurgia odontológica;
  • Lesões em tecidos moles.

Além destas situações, o médico pode recomendar o uso deste medicamento em outros casos de presença de dor forte. Veja outros remédios que podem ser usados no alívio da dor.

Como tomar

A forma de uso do Toragesic varia de acordo com a apresentação:

1. Comprimido sublingual 10 mg

O comprimido sublingual de Toragesic deve ser colocado debaixo da língua, sem mastigar, esperando dissolver completamente. Não se deve tomar o comprimido sublingual com água.

A dose recomendada de Toragesic deve ser orientada pelo médico e inclui:

  • Adultos até 65 anos: a dose recomendada é de 10 a 20 mg, que corresponde a 1 a 2 comprimidos sublinguais de 10 mg, em dose única, ou 1 comprimido sublingual de 10 mg a cada 6 a 8 horas. A dose máxima de Toragesic não deve ultrapassar 60 mg por dia;
  • Adultos com mais de 65 anos, com menos de 50 Kg, ou que sofram de insuficiência renal: a dose recomendada é de 10 a 20 mg, que corresponde a 1 a 2 comprimidos sublinguais de 10 mg, em dose única, ou 1 comprimido sublingual de 10 mg a cada 6 a 8 horas. A dose máxima de Toragesic não deve ultrapassar 40 mg por dia.

A duração do tratamento não deve durar mais de 5 dias.

2. Toragesic gotas 20 mg/mL

O Toragesic gotas contém 20 mg de trometamol cetorolaco em cada mL da solução e deve ser tomado por via oral, nos horários estabelecidos pelo médico.

A dose recomendada de Toragesic gotas é de 10 a 20 gotas em dose única ou 10 gotas a cada 6 a 8 horas e a dose máxima diária não deve exceder 60 gotas.

Para pessoas com mais de 65 anos, que tenham menos de 50 Kg ou sofram de insuficiência renal, a dose máxima não deve exceder 40 gotas.

3. Toragesic injetável 30 mg/mL

O Toragesic injetável deve ser aplicado diretamente na veia, por via intravenosa, ou no músculo, por via intramuscular, por um enfermeiro ou outro profissional de saúde com conhecimentos em aplicação de injetáveis, e sempre sob a supervisão médica.

As doses normalmente recomendadas do Toragesic injetável são:

Idade

Dose única

Doses múltiplas

Adultos com menos de 65 anos

10 a 60 mg por via intramuscular, ou 10 a 30 mg na veia

10 a 30 mg via intramuscular a cada 4 a 6 horas, ou 10 a 30 mg na veia, em bolus. A dose máxima diária não deve exceder 90 mg

Adultos com mais de 65 anos ou com insuficiência renal

10 a 30 mg por via intramuscular, ou 10 a 15 mg na veia

10 a 15 mg via intramuscular, a cada 4 a 6 horas ou 10 a 15 mg na veia, a cada 6 horas. A dose máxima diária não deve exceder 60 mg para idosos e 45 mg para pessoas com insuficiência renal

Crianças com mais de 2 anos de idade

1,0 mg por Kg de peso corporal por via intramuscular, ou 0,5 a 1,0 mg por kg de peso corporal na veia

1,0 mg por Kg de peso corporal por via intramuscular, ou 0,5 a 1,0 mg por kg de peso corporal na veia

O tempo de tratamento com Toragesic injeção não deve ultrapassar 2 dias, para evitar a possibilidade de ocorrer efeitos colaterais.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Toragesic são dor de cabeça, tontura, sonolência, náusea, má digestão, dor ou desconforto abdominal, dor de estômago, diarreia, aumento do suor ou inchaço no caso do uso do injetável.

Quem não deve usar

O remédio Toragesic não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com úlcera no estômago ou no duodeno, em caso de sangramento no sistema digestivo, hemofilia, distúrbios da coagulação do sangue, depois da cirurgia de revascularização do miocárdio, em caso de doenças cardíacas ou cardiovasculares, infarto, acidente vascular cerebral, após cirurgia com alto risco de sangramento, asma brônquica, em caso de insuficiência renal grave ou polipo nasal.

Além disso, também não deve ser usado por fumantes, e em caso de colite ulcerativa, além de não ser indicado como prevenção de dor antes e durante a realização de cirurgias, devido à inibição da agregação plaquetária e consequente aumento do risco de sangramento.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • EMS SIGMA PHARMA LTDA. Toragesic (trometamol cetorolaco) - Comprimido sublingual 10 mg, Solução oral 20 mg/mL e Solução injetável 30 mg/mL . 2015. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/35062.pdf>. Acesso em 24 Ago 2021
Mais sobre este assunto: