Diclofenaco potássico: para que serve, como usar e efeitos colaterais

novembro 2022

O diclofenaco potássico é um anti-inflamatório não esteroide indicado para reumatismo, dor na coluna, entorses, cólica menstrual, ou inflamações na garganta ou ouvido, pois age diminuindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas, tendo um efeito anti-inflamatório, antirreumático, analgésico e antidismenorréico.

Esse remédio, também conhecido como diclofenaco de potássio, pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos dispersíveis, drágeas, gotas ou suspensão oral, com os nomes comerciais Cataflam, Fenaflan, Neocoflan ou Benevran, por exemplo, ou na sua forma genérica sob a designação "diclofenaco potássico".

O diclofenaco potássico deve ser usado somente com indicação médica, na menor dose e tempo de tratamento possíveis, para reduzir o risco de efeitos colaterais, sendo esse remédio contraindicado para pessoas com úlcera gástrica, insuficiência cardíaca, hepática ou renal, ou mulheres durante a gravidez.

Para que serve

O diclofenaco potássico é indicado para:

  • Entorses;
  • Distensão;
  • Estados dolorosos inflamatórios após uma lesão;
  • Dor e inflamação no pós-operatório, como após cirurgias ortopédicas ou odontológicas;
  • Cólica menstrual;
  • Inflamação dos anexos uterinos;
  • Dor na coluna;
  • Síndrome do ombro congelado;
  • Cotovelo de tenista;
  • Reumatismo não articular;
  • Artrite;
  • Artrite juvenil crônica;
  • Crises de gota.

Além disso, o diclofenaco potássico pode ser indicado para complementar o tratamento de inflamações no ouvido, nariz ou garganta, reduzindo a inflamação e a dor.

Qual a diferença entre diclofenaco sódico e potássico?

Tanto o diclofenaco sódico como o potássico são anti-inflamatórios, que possuem a substância ativa "diclofenaco", não tendo diferença no seu mecanismo de ação, mas apenas no sal utilizado (sódio ou potássio) para facilitar que o diclofenaco seja solubilizado e absorvido pelo organismo, exercendo seu efeito.

Desta forma, podem ter diferenças na absorção, tempo para iniciar sua ação e duração do seu efeito, o que pode influenciar na indicação médica, ao avaliar a condição a ser tratada e a gravidade dos sintomas.

Por isso, o uso do diclofenaco, seja o potássico ou o sódico, só deve ser feito com indicação médica.

Como usar

A forma de usar do diclofenaco potássico varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Diclofenaco potássico 50 mg drágeas

As drágeas de diclofenaco potássico 50 mg, devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, de preferência antes de uma refeição, ou com o estômago vazio, nos horários estabelecidos pelo médico. A drágea deve ser engolida inteira, sem partir ou mastigar.

As doses iniciais normalmente recomendadas do diclofenaco potássico drágeas para adultos ou crianças com mais de 14 anos são de 100 mg a 150 mg, ou seja, 1 drágea de 50 mg, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 150 mg por dia.

Em casos mais leves, o médico pode recomendar a dose de 75 mg a 100 mg, por dia, tomada em doses divididas.

No caso de cólica menstrual, geralmente é recomendada uma dose inicial de 50 mg, tomada no início dos sintomas, sendo geralmente suficiente para aliviar a dor. No entanto, essa dose pode ser alterada pelo médico para até 150 mg por dia, em doses divididas.

2. Diclofenaco potássico 50 mg comprimidos dispersíveis

Os comprimidos dispersíveis de diclofenaco potássico 50 mg, devem tomados por via oral, de preferência de estômago vazio, antes de uma refeição.

O comprimido deve ser diluído em um copo de água filtrada, e em seguida agitar com uma colher. Em seguida, beber a solução, e se, ficar um pouco do remédio no fundo do copo, deve-se adicionar um pouco de água, agitar e beber novamente.

A dose normalmente recomendadas do diclofenaco de potássio comprimido dispersível varia com a idade e inclui:

IdadeDose diáriaDose máxima por dia
Crianças com mais de 14 anosA dose normalmente recomendada é de 1 comprimido dispersível, 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. Essa dose pode ser ajustada pelo médico para até no máximo 3 comprimidos por dia.150 mg por dia, ou seja, 3 comprimidos dispersíveis
Adultos:A dose inicial normalmente recomendada é de 1 comprimido dispersível, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.150 mg por dia, ou seja 3 comprimidos dispersíveis

Para o tratamento da cólica menstrual, a dose inicial normalmente recomendada é de 1 comprimido dispersível, de 2 a 3 vezes por dia, por alguns dias, conforme orientação do ginecologista. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para até 4 comprimidos dispersíveis por dia, tomados em doses divididas, se não ocorrer melhora dos sintomas em 2 a 3 ciclos menstruais com as doses iniciais.

3. Diclofenaco potássico gotas 15 mg/mL

O diclofenaco potássico em gotas deve ser tomado por via oral, de preferência durante de uma refeição, encontrado em frascos de 20 mL. É importante agitar bem o frasco, durante cerca de 1 minuto, antes do uso para misturar os componentes da fórmula. Cada gota equivale a 0,5mg de diclofenaco potássico.

As gotas de diclofenaco potássico devem ser contadas, pingando as gotas em uma colher e tomado diretamente, sem diluir em água, leite ou sucos.

As doses normalmente recomendadas do diclofenaco gotas são:

IdadeDose diária
Crianças com 1 ano ou mais e adolescentes até 14 anos0,5 mg (1 gota) a 2 mg (4 gotas) por kg de peso corporal, por dia, divididas em 2 a 3 tomadas, conforme orientação do pediatra.
Adolescentes com mais de 14 anos e adultos75 a 100 mg (150 a 200 gotas) por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas, conforme orientação médica. A dose máxima diária não deve ultrapassar 150 mg por dia.

As doses pediátricas devem ser calculadas e orientadas pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada e a gravidade dos sintomas.

4. Diclofenaco potássico suspensão oral 2 mg/mL

A suspensão oral de diclofenaco de potássio 2 mg/mL é encontrada em frascos de 120 mL

As doses do diclofenaco potássico em gotas variam de acordo com a idade e incluem:

IdadeDose diária
Crianças de 1 a 14 anosA dose total diária normalmente recomendada é de 0,25 mL a 1 mL por Kg de peso corporal por dia, tomadas em doses divididas, ou seja, a dose total deve ser tomada de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientado pelo pediatra.
Adolescentes com mais de 14 anosA dose total diária normalmente recomendada é de 37,5 mL a 50 mL por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. A dose máxima por dia é de 75 mL.
AdultosA dose inicial diária é de 50 mL a 75 mL por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. A dose máxima por dia é de 75 mL.

O tempo de tratamento e as doses do diclofenaco gotas devem ser orientadas pelo médico de acordo com a gravidade dos sintomas e condição a ser tradada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o diclofenaco potássico são dor de cabeça, tontura, vertigem, dor na boca do estômago, náusea, vômito, diarreia, dispepsia, cólicas abdominais, excesso de gases intestinais, diminuição do apetite ou formação de bolhas na pele.

Além disso, embora seja mais raro, podem também ocorrer efeitos colaterais graves que necessitam de atendimento médico imediato, como infarto do miocárdio ou insuficiência cardíaca, que podem ser percebidos com sintomas como dor no peito que se espalha para o rosto ou ombro, falta de ar, dificuldade para respirar ao deitar, ou inchaço nos pés ou pernas.

O diclofenaco potássico também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O diclofenaco potássico não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham úlcera no estômago ou no intestino, sangramento ou perfuração no estômago ou intestino, colite ulcerativa, doença de Crohn, insuficiência hepática ou renal, insuficiência cardíaca grave, pressão alta, inchaço nos pés, hemorragias ou distúrbios de coagulação do sangue, como a porfiria.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas alérgicas ao diclofenaco potássico ou qualquer outro anti-inflamatório não esteroide, como ácido acetilsalicílico, diclofenaco sódico, naproxeno ou ibuprofeno, por exemplo.

Além disso, o diclofenaco potássico também não deve ser usado por pessoas que têm asma, febre do feno, rinite alérgica sazonal, pólipos nasais ou urticária causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

O diclofenaco potássico pode aumentar o efeito dos remédios anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, como a varfarina ou ácido acetilsalicílico, aumentando o risco de sangramentos, não sendo recomendado seu uso nesses casos.

As drágeas e os comprimidos dispersíveis de diclofenaco potássico não devem ser usadas por crianças com menos de 14 anos. Já as gotas ou suspensão oral, não devem ser usadas por crianças com menos de 1 ano.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Cataflan (diclofenaco potássico) drágeas de 50 mg. 2022. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-CATAFLAM-Dragea-Medico.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Cataflan D (diclofenaco potássico) comprimidos dispersíveis de 50 mg. 2022. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-CATAFLAM-Comprimido-para-Suspensao-Medico.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Cataflam (diclofenaco de potássio) gotas 15 mg/mL. 2019. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-CATAFLAM-Suspensao-Gotas-Medico.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Cataflam (diclofenaco potassico) suspensão oral 2 mg/mL. 2019. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-CATAFLAM-Suspensao-Medico.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
  • EMS S/A. Diclofenaco potassico. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_diclofenaco_potassico_10560_1220.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 5 piores alimentos que INFLAMAM o seu corpo

    15:10 | 18358 visualizações
  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 796448 visualizações
  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 390625 visualizações