Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Tomografia do tórax: o que é, para que serve e como é feita

dezembro 2022

A tomografia de tórax, ou TC de tórax, é um exame de imagem realizado para avaliar os pulmões, vasos sanguíneos e ossos da região, ajudando a fazer o diagnóstico de doenças como COVID-19, pneumonia, fraturas, nódulos e tumores.

Esse exame é simples, rápido e não causa dor, podendo ser feito com ou sem contraste, dependendo da orientação do médico e objetivo do exame. É importante que a pessoa permaneça imóvel durante o exame e realize os movimentos respiratórios de acordo com as orientações do técnico responsável pelo exame para garantir as melhores imagens. Conheça mais sobre a tomografia computadorizada.

A TC de tórax é considerada segura, no entanto como envolve a emissão de raios-X, não deve ser realizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, sendo importante discutir com o médico alternativas para esse exame.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A tomografia de tórax serve para auxiliar no diagnóstico e acompanhar o desenvolvimento de doenças como:

  • COVID-19;
  • Alterações ósseas, incluindo fraturas;
  • Alterações vasculares;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Bronquiectasia;
  • Tumores;
  • Derrames;
  • Presença de nódulos;
  • Alterações congênitas.

Além disso, a TC de tórax por ser realizada para identificar hematomas no tórax e antes e após cirurgias.

Esse exame costuma ser indicado quando o resultado do raio-X de tórax foi inconclusivo e/ ou quando a pessoa possui sinais e sintomas de alterações, como tosse sem causa aparente, dificuldade para respirar, dor no peito e febre, por exemplo.

Preparo para a tomografia de tórax

O preparo para a tomografia de tórax depende se o exame vai ser feito com ou sem contraste. No caso do exame não ser feito com contraste, não é necessário realizar qualquer tipo de preparo, sendo apenas recomendado chegar na hora marcada para o exame.

Caso seja realizada a tomografia com contraste, é indicado que seja feito jejum de 6 a 8 horas, de acordo com a orientação do médico, para garantir a melhorar a absorção do contraste no organismo e, assim, ser possível obter imagens mais nítidas. Nesse caso, é também importante informar sobre o uso de medicamentos, já que pode ser recomendada a sua suspensão por cerca de 48 horas antes do exame.

É importante também que antes do exame todos os objetos de metal sejam retirados para evitar que exista interferência no resultado, além de informar se possui algum dispositivo implantado, como marcapasso, por exemplo.

Como é feita

A tomografia de tórax é um exame simples, rápido e que não dói ou causa desconforto. Para realizar o exame, a pessoa deve ficar deitada em uma maca, de barriga para cima e com as mãos posicionadas acima da cabeça, e, em seguida, a maca é posicionada no tomógrafo, que é o equipamento responsável por captar as imagens.

Para que seja possível obter todas as imagens, a maca pode ser deslocada para dentro e para fora do tomógrafo, ao mesmo tempo que o equipamento se movimenta para captar as imagens através da emissão de raio-X. No caso de ser realizada a tomografia com contraste, antes de ser iniciada a captação das imagens, é feita a aplicação do contraste diretamente na veia, que é composto por iodo.

Durante o exame é indicado que a pessoa permaneça imóvel, para evitar interferências na captação da imagem, e respire normalmente. No entanto, em alguns momentos, pode ser solicitado pelo técnico responsável pela realização do exame que a pessoa realize uma respiração mais profunda e/ ou segure a respiração.

Quando não é indicada

Como é um exame que envolve a emissão de raios-X e, em alguns casos, contraste, a tomografia de tórax não é recomendada para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Além disso, a TC de tórax não deve ser feita por pessoas que possuem alergia ao contraste, sendo importante discutir com o médico outras opções de exames.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • JOHN HOPKINS MEDICINE. Computed Tomography (CT) Scan of the Chest. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/treatment-tests-and-therapies/ct-scan-of-the-chest>. Acesso em 23 dez 2022
  • RADIOLOGYINFO.ORG. Chest CT. Disponível em: <https://www.radiologyinfo.org/en/info/chestct>. Acesso em 23 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ROSA, Marcela E. E.; MATOS, Marina J. R.; FURTADO, Renata S. O. et al. COVID-19 findings identified in chest computed tomography: a pictorial essay. einstein (São Paulo). 18 ed; 1-6, 2020
  • WHITING, P.; SINGATULLINA, N.; ROSSER, J.H. Computed tomography of the chest: I. Basic principles. BJA Education. Vol 15. 6 ed; 299 - 304, 2015
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.