Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quanto tempo demora para ganhar massa muscular

O tempo que se leva para ganhar massa muscular fazendo um exercício físico, como a musculação, é de, aproximadamente, 6 meses, mas isso depende do biotipo do indivíduo e da sua carga genética.

Contudo, se a pessoa não fizer os exercícios da forma correta, com regularidade, não alimentar-se corretamente e não descansar, este tempo pode ser muito maior.

Saiba quanto tempo demora para ganhar massa muscular

Mudanças no corpo

As primeiras mudanças no corpo geralmente são:

  • No primeiro e no segundo mês de exercício ocorre uma adaptação do corpo à atividade. É neste período que o indivíduo sente mais dores após os exercícios e seu sistema cardiovascular vai se adaptando ao esforço, à medida que vai ganhando mais força, resistência e flexibilidade.
  • Após 3 meses de exercícios regulares, o corpo passa a queimar mais a gordura acumulada e, neste período, apesar de não haver grandes ganhos nos músculos, pode-se observar uma boa diminuição da camada de gordura sob a pele. A partir daí fica cada vez mais fácil emagrecer.
  • Entre os 4 e os 5 meses após o início da atividade física, há uma considerável diminuição da gordura e uma maior liberação de endorfinas no organismo, deixando o indivíduo mais bem humorado e com mais disposição física. E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui, e nada pode ser feito quanto a isto. Confira algumas dicas para ganhar massa muscular.

Como facilitar o ganho de massa muscular

Para potencializar os exercícios e tornar o ganho de massa muscular mais rápido pode-se adotar algumas estratégias, que devem ser orientadas por um nutricionista e profissional de educação física, de preferência. De acordo com o objetivo da pessoa, o nutricionista pode recomendar o uso de suplementos proteicos e o consumo de alimentos ricos em proteínas em todas as refeições, como frango, ovo e peixe, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em proteínas.

Além disso, é importante descansar e evitar treinar o mesmo grupo muscular todos os dias, porque o músculo cresce enquanto se descansa. No entanto, mesmo nos dias de descanso, é importante manter a alimentação adequada. Por isso, assista o vídeo a seguir para saber como deve ser a alimentação para ganhar músculos mas rápido.

Lanches para treinar | Antes durante e Depois do Treino

441 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem