10 lanches pré e pós-treino para ganhar massa muscular

Atualizado em outubro 2023

Alguns lanches nutritivos para o pré e pós-treino, como pão com doce de leite, panqueca de aveia e omelete proteico, melhora a reparação das fibras musculares, acelerando o seu desenvolvimento e crescimento e promovendo o ganho de massa muscular.

Além dos lanches pré e pós-treino, é também importante também manter uma boa hidratação durante a prática de atividade física, podendo beber água, água de coco ou bebidas isotônicas, dependendo da intensidade, duração e do tipo de exercício realizado.

Para favorecer o ganho de massa muscular é aconselhado também consultar um nutricionista, para fazer uma avaliação completa e elaborar um plano nutricional adaptado às necessidades e objetivos de cada pessoa.

Imagem ilustrativa número 2

Lanches para o pré-treino

Os lanches do pré-treino devem ser ricos em carboidratos e ter um pouco de proteínas ou gorduras saudáveis, para manter a energia durante o treino.

1. Iogurte com fruta e aveia

O iogurte com 1 fruta e 1 colher de sopa de aveia é um bom lanche pré-treino, porque fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia durante o treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

2. Pão com doce de leite

O pão, principalmente o pão branco, com doce de leite é um bom lanche para o pré-treino, porque esses alimentos são ricos em carboidratos simples, que são absorvidos de forma rápida pelo organismo. Assim, esse lanche pode ser indicado para aumentar a disposição durante os treinos de longa duração ou alta intensidade, como triatlo, levantamento de peso, crossfit e HIIT, por exemplo.

No entanto, o pão com doce de leite deve ser consumido de preferência sob a orientação de um nutricionista ou médico. Isso porque esse lanche é rico em carboidratos de alto índice glicêmico, podendo provocar, no longo prazo, o ganho de peso e o surgimento ou a piora de problemas de saúde como diabetes e gordura no fígado em algumas pessoas.

3. Leite com cacau e torradas

O leite com cacau e torradas de pão integral é um ótimo lanche de pré-treino, pois fornecer proteínas e carboidratos que irão suprir a musculatura de energia durante todo o treino. Além disso, o cacau é rico em antioxidantes que irão ajudar na recuperação muscular e evitar que dores fortes apareçam depois dos exercícios.

Para quem deseja emagrecer, o leite com cacau já é suficiente para dar energia e encarar o treino. Outra boa opção é comer as torradas de pão integral com ricota.

4. Vitamina de banana e pasta de amendoim

Tomar uma vitamina de banana, leite e pasta de amendoim é mais uma opção de pré-treino pois fornece bastante energia. A pasta de amendoim é rica em proteínas, gorduras boas e vitaminas do complexo B, que irão aumentar a produção de energia durante a atividade física. Para ficar ainda mais calórico, pode-se adicionar aveia à vitamina.

Para a perda de peso a melhor opção é fazer a vitamina apenas com o leite e a banana, pois assim reduz-se as calorias, mantendo uma boa quantidade de energia para o treino. Veja os benefícios da pasta de amendoim e como utilizar.

5. Panqueca de aveia

A panqueca de aveia é rica em proteínas e carboidratos de boa qualidade, sendo uma ótima opção para comer antes de qualquer tipo de treino. Essa panqueca pode ser feita com 1 ovo, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de açúcar, um pouco de leite desnatado e raspas de limão.

A panqueca pode ser acompanhada por iogurte natural, frutas ou pasta de amendoim, por exemplo, agregando maior valor nutritivo.

Para perder peso, é recomendado não adicionar açúcar à panqueca e consumir juntamente com iogurte natural desnatado e frutas baixas em calorias, como morango e mirtilos, por exemplo.

6. Vitamina de abacate e banana

A vitamina de abacate e banana é outro lanche energético e proteico para ser consumido antes do treino, já que a banana e o leite são ricos em carboidratos, proteínas e minerais, que ajudam a melhorar a energia durante o treino e a estimular o aumento da massa muscular.

Além disso, o abacate é rico em gorduras e proteínas, além de conter minerais como magnésio e potássio, assim como a banana, que contém nutrientes importantes para a contração muscular e para combater a fadiga muscular e cãibras durante o treino.

Para perder peso, é recomendado que o leite usado para preparar o abacate seja desnatado, evitar a adição de açúcar, além de utilizar frutas mais baixas em carboidratos como maçã ou pêssego, por exemplo.

Lanches para o pós-treino

No pós-treino é necessário uma quantidade maior de proteínas e calorias para favorecer uma recuperação rápida e estimular a hipertrofia.

1. Sanduíche com patê de atum

O patê de atum deve ser feito misturando o atum com requeijão ou iogurte natural, que pode ser temperado com uma pitada de sal, orégano e um fio de azeite. O atum é rico em proteínas e ômega-3, gordura que tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir as dores musculares.

Deve-se usar, de preferência, o pão integral, podendo também acompanhar essa refeição com um copo de suco natural de fruta sem açúcar. Para emagrecer, o sanduíche também é uma boa opção, mas deve-se evitar tomar o suco.

2. Almoçar ou jantar

O almoço ou o jantar são ótimas refeições de pós-treino por serem completas e terem grandes quantidades de proteínas. Ao adicionar arroz e feijão, por exemplo, além de ter carboidrato essa combinação também traz aminoácidos e proteínas que irão recuperar a massa muscular.

Além disso, nessas refeições costuma-se colocar boas quantidades de carne, frango ou peixe, que alimentos ricos em proteínas. Para completar, deve-se adicionar vegetais e um fio de azeite sobre a salada, que trará gordura boas e antioxidantes.

Quem deseja emagrecer pode usar como refeição apenas salada e carne, por exemplo, ou uma sopa de legumes com frango ou fazer macarronada de abobrinha. Veja alguns substitutos para o arroz e o macarrão.

3. Omelete proteico

Fazer uma omelete também uma ótima escolha para o pós-treino, pois é rápido, cheio de proteínas e dá muita saciedade. Uma boa maneira é utilizar 2 ovos para a massa, que pode conter 1 ou 2 colheres de aveia para dar mais energia, e rechear com frango desfiado, carne moída ou queijo ralado mais legumes, por exemplo. Para acompanhar, pode-se tomar café com leite ou um copo de suco natural de fruta, sem adoçar.

Para emagrecer, uma omelete de legumes ou de queijo é uma excelente escolha, acompanhada de um café preto ou chá sem açúcar.

4. Sanduíche de peru, tomate e ovo

O sanduíche de peru, tomate e ovo é um lanche completo para o pós-treino, já que possui carboidratos, proteínas e vitaminas que promovem a recuperação do corpo e estimulam o crescimento da massa muscular. O sanduíche de peru, tomate e ovo pode ser temperado com um pouco de azeite de oliva, ou ainda ser acrescido por iogurte natural, cream cheese ou pasta de grão-de-bico, por exemplo.

É recomendado que o sanduíche seja feito com pão integral, como de centeio, aveia ou quinoa, por exemplo, já que possuem carboidratos complexos, minerais, fibras e antioxidantes, promovendo a recuperação do músculo logo após a atividade física.

Para pessoas que querem perder peso, pode-se consumir apenas 1 fatia do pão para reduzir a quantidade de carboidratos, e podem acompanhar o sanduíche com chá ou café sem açúcar ou água, evitando sucos ou bebidas gaseificadas.

Veja no vídeo a seguir alguns exemplos de alimentos ricos em proteína para ganhar muscular:

youtube image - Alimentos Ricos em Proteína para SECAR e GANHAR MASSA MUSCULAR