Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Teste do Olhinho

O teste do olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, normalmente é um teste oferecido pelo SUS que serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.

Esse teste deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido, de preferência ainda na maternidade, mas também pode ser realizado na primeira consulta com o pediatra e repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses, sendo uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil.

Apesar de ser indicado para todos os bebês, o teste do olhinho é particularmente importante para os bebês que nasceram com microcefalia e também para os que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez porque estes têm maiores chances de alterações da visão.

Veja alguns sintomas que podem levar a suspeitar de glaucoma infantil ou a catarata congênita.

Para que serve o Teste do Olhinho

Como é feito o teste

O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido.

Quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possbilidade de problemas de visão.

Para que serve o Teste do Olhinho

Quando fazer outros exames de vista

Além do teste do olhinho logo após o nascimento, o bebê deve ser levado para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida e aos 3 anos.

Além disso, os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão, como não acompanhar o movimento de objetos e luzes, presença de fotos em que os olhos criança refletem luz branca ou presença de olhos vesgos após os 3 anos de idade, o que indica estrabismo. Veja como é feito o tratamento para estrabismo infantil.

Na presença desses sinais, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista, facilitando a identificação do problema e o tratamento adequado para prevenir problemas mais graves, como a cegueira.

Veja outros exames que o bebê deve fazer logo após o nascimento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...