Teste do olhinho: quando fazer, para que serve e como é feito

Revisão médica: Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
março 2022

O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um teste realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas.

Este teste normalmente é feito logo na maternidade, mas pode também ser feito na primeira consulta com o pediatra, devendo ser repetido algumas vezes durante os 2 primeiros anos de vida.

O teste do olhinho está indicado para todos os recém-nascidos, mas é especialmente importante no caso de crianças que nasceram com microcefalia ou que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez, já que há maior risco de desenvolvimento de alterações na visão.

Pediatra realizando o teste do olhinho
Pediatra realizando o teste do olhinho

Quando fazer o teste

O teste do olhinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos e geralmente é feito logo na maternidade, durante os primeiros dias de vida. No entanto, caso não seja possível, o teste deve ser feito na primeira consulta com o pediatra fora da maternidade.

É ainda recomendado que o teste seja repetido regularmente durante os primeiros 2 anos de vida do bebê, de acordo com orientação do pediatra, mas normalmente é feito aos 4, 6, 12 e 24 meses.

Para que serve

O teste do olhinho avalia as estruturas do olho e, por isso, permite identificar qualquer alteração que seja sugestiva de doenças oculares como:

  • Catarata congênita;
  • Glaucoma;
  • Retinoblastoma;
  • Cegueira.

Além disso, neste teste, o médico também pode avaliar se o bebê possui algum grau elevado de miopia ou hipermetropia.

Como é feito o teste

O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido.

Quando essa luz é refletida de cor avermelhada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.

Quando fazer outros exames de vista

Além do teste do olhinho, o bebê deve ser levado para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida e aos 3 anos. Além disso, os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão, como não acompanhar o movimento de objetos e luzes, presença de fotos em que os olhos criança refletem luz branca ou presença de olhos vesgos por 6 meses, o que indica estrabismo.

Na presença desses sinais, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista, facilitando a identificação do problema e o tratamento adequado para prevenir problemas mais graves, como a cegueira.

Veja outros exames que o bebê deve fazer logo após o nascimento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão médica por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em agosto de 2021.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Teste do Olhinho. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/campanhas/campanha/cid/teste-do-olhinho/>. Acesso em 19 ago 2021
  • DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE ONCOHEMATOLOGIA. Teste do olhinho e o Retinoblastoma. 2015. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/teste-olhinho-retinoblastoma.pdf>. Acesso em 19 ago 2021
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.