Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Teste do olhinho: o que é, para que serve e como é feito

O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um teste realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido e que tem como objetivo identificar precocemente alterações na visão, como catarata congênita, glaucoma ou estrabismo, por exemplo, sendo também considerada uma importante ferramenta na prevenção da cegueira infantil.

Apesar de ser indicado que a realização do teste seja feita ainda na maternidade, o teste do olhinho também pode ser realizado na primeira consulta com o pediatra, devendo ser repetido ao 4, 6, 12 e 24 meses.

O teste do olhinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos, principalmente naqueles que nasceram com microcefalia ou que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez, já que há maior risco de desenvolvimento de alterações na visão.

Teste do olhinho: o que é, para que serve e como é feito

Para que serve

O teste do olhinho serve para identificar qualquer alteração na visão do bebê que seja sugestiva de doenças como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, graus elevados de miopia e hipermetropia e, até mesmo, cegueira.

Como é feito o teste

O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido.

Quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.

Quando fazer outros exames de vista

Além do teste do olhinho logo após o nascimento, o bebê deve ser levado para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida e aos 3 anos. Além disso, os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão, como não acompanhar o movimento de objetos e luzes, presença de fotos em que os olhos criança refletem luz branca ou presença de olhos vesgos após os 3 anos de idade, o que indica estrabismo.

Na presença desses sinais, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista, facilitando a identificação do problema e o tratamento adequado para prevenir problemas mais graves, como a cegueira.

Veja outros exames que o bebê deve fazer logo após o nascimento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem