Teste do olhinho: quando fazer, para que serve e como é feito

Teste do olhinho é um exame realizado no olho do recém-nascido durante a primeira semana de vida para avaliar as estruturas do olho e detectar precocemente alterações, como catarata congênita, retinoblastoma ou cegueira, por exemplo. 

Também conhecido como teste do reflexo vermelho, o teste do olhinho normalmente é feito na maternidade, mas também deve ser feito pelo pediatra durante os 2 primeiros anos de vida.

O teste do olhinho é recomendado para todos os recém-nascidos e bebês, pois permite identificar cedo alterações oculares e iniciar rapidamente o tratamento, preservando a visão e o desenvolvimento saudável.

Imagem ilustrativa número 2
Pediatra realizando o teste do olhinho

Quando fazer o teste

O teste do olhinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos e, geralmente, é feito logo na maternidade, nas primeiras 72 horas de vida ou antes da alta hospitalar.

No entanto, caso não seja possível, o teste deve ser feito na primeira consulta com o pediatra fora da maternidade.

É ainda recomendado que o teste seja repetido regularmente durante os primeiros 2 anos de vida do bebê, de acordo com orientação do pediatra, mas normalmente é feito aos 4, 6, 12 e 24 meses.

Para que serve

O teste do olhinho serve para avaliar as estruturas do olho do recém-nascido e do bebê, com o objetivo detectar precocemente alterações sugestivas de doenças oculares.

Quais doenças o teste do olhinho detecta?

As principais doenças oculares que o teste do olhinho detecta são:

  • Catarata congênita;
  • Glaucoma;
  • Retinoblastoma;
  • Retinopatia da prematuridade;
  • Infecções;
  • Descolamento de retina;
  • Traumas do parto
  • Cegueira.

Além disso, neste teste, o médico também pode avaliar se o bebê possui algum grau elevado de miopia, estrabismo ou hipermetropia.

Como é feito o teste

O teste do olhinho não dói e é simples e rápido, sendo realizado pelo neonatologista ou pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido ou do bebê.

Quando essa luz é refletida de cor avermelhada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis.

No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada, inexistente ou diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.

Quando fazer outros exames de vista

Além do teste do olhinho, o bebê deve ser levado para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida e aos 3 anos.

Além disso, os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão, como não acompanhar o movimento de objetos e luzes, presença de fotos em que os olhos criança refletem luz branca ou presença de olhos vesgos por 6 meses, o que pode indicar estrabismo.

Na presença desses sinais, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista, facilitando a identificação da condição e o tratamento adequado para prevenir problemas mais graves, como a cegueira.

Leia também: 7 exames que o recém-nascido deve fazer tuasaude.com/exames-do-bebe