Guia das fraldas: quantas e que tamanho comprar

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô. No entanto, a quantidade de fraldas depende da capacidade de absorção da fralda e se o bebê faz muito ou pouco xixi.

Normalmente o bebê urina após mamar e após cada refeição e por isso é preciso mudar a fralda após o bebê ser alimentado, mas se a quantidade de urina por pouca e se a fralda tiver uma boa capacidade de armazenamento, é possível esperar um pouco para economizar nas fraldas, mas após o bebê evacuar é necessário trocar a fralda imediatamente porque o cocô pode causar assadura muito rapidamente.

À medida que o bebê for crescendo, a quantidade de fraldas necessárias por dia vai diminuindo e o tamanho das fraldas também deve ser adequado ao peso da criança e por isso na hora da compra é importante ler na embalagem da fralda para que peso corporal ela é indicada.

Escolha o que você deseja calcular: Número de fraldas para um período ou Para pedir no chá de bebê:

kg
Erro
help
Erro
help
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Quantas fraldas levar para o hospital

Os pais devem levar pelo menos 2 pacotes com 15 fraldas no tamanho recém-nascido para a maternidade e quando o bebê já estiver com mais de 3,5kg ele já pode usar o tamanho P.

Quantidade de fralda tamanho P

A quantidade de fraldas tamanho P servem para bebês com 3,5 e 5 kg, e nessa fase ele ainda deve usar cerca de 7 a 8 fraldas por dia, por isso num mês ele vai precisar de cerca de 220 fraldas.  

Quantidade de fralda tamanho M

As fraldas tamanho M servem para bebês com 5 a 9kg, e se o seu bebê está com cerca de 5 meses, a quantidade de fraldas diária começa a diminuir um pouco, e por isso se era necessário 7 fraldas, ele deve passar a precisar de 6 fraldas e assim por diante. Assim, a quantidade de fraldas necessárias por mês é de aproximadamente 180.

Quantidade de fralda tamanho G e GG

A fraldas tamanho G servem para bebês com 9 a 12 kg e a GG são para crianças com mais de 12 kg. Nessa fase geralmente é preciso cerca de 5 fraldas por dia, que são cerca de 150 fraldas por mês. 

Assim, se o bebê nasce com 3,5kg e tem um ganho de peso adequado, ele deverá usar:

Recém-nascido até 2 meses220 fraldas por mês
3 a 8 meses180 fraldas por mês
9 a 24 meses150 fraldas por mês

Uma boa forma de economizar e não comprar uma quantidade tão grande de fraldas descartáveis é comprar os novos modelos de fraldas de pano, que são ecológicas, resistente e causam menos alergias e assaduras na pele do bebê. Veja Por que usar fraldas de pano?

Guia das fraldas: quantas e que tamanho comprar

Quantos pacotes de fralda pedir no chá de bebê

O número de pacotes de fraldas que você pode pedir no chá de bebê varia de acordo com o número de convidadas que estarão presente.

O mais sensato é pedir um maior número de fraldas tamanho M e G porque estes são os tamanhos que serão usado por mais tempo, no entanto, também é importante pedir 2 ou 3 pacotes no tamanho recém nascido à não ser que o bebê já tenha uma estimativa de peso acima de 3,5 kg.

O número exato de fraldas depende da marca do fabricante e do ritmo de crescimento do bebê, mas indicamos aqui um exemplo que pode ser útil: 

Nº de convidadasTamanhos a pedir
6

RN: 2

P: 2

M: 2

8

RN: 2

P:2

M: 3

G: 1 

15

RN: 2

P: 5

M: 6

G: 2

25

RN: 2

P: 10

M: 10

G: 3

No caso de gêmeos, a quantidade de fraldas deve ser sempre o dobro e se o bebê nascer pre-maturo ou com menos de 3,5 kg ele poderá usar o tamanho recém-nascido RN ou as fraldas próprias para prematuros que se compra somente nas farmácias.

Sinais de alerta

Você deve ficar alerta se o bebê estiver com assaduras ou se a pele da região genital estiver avermelhada porque essa região é muito sensível. Para evitar assaduras é importante evitar o contato do xixi e do cocô com a pele do bebê e por isso é aconselhado trocar a fralda com mais frequência, aplicar pomada contra assaduras e manter o bebê devidamente hidratado porque a urina muito concentrada fica mais ácida e aumenta o risco de assaduras.

Como saber se o bebê está bem hidratado

O teste da fralda é uma excelente maneira de saber se o bebê está se alimentando bem, por isso, preste atenção ao número a quantidade de fraldas que troca ao longo do dia. O bebê não deve ficar mais de 4 horas com a mesma fralda, por isso suspeite se ele ficar mais tempo com a fralda seca.

O bebê está bem alimentado sempre que estiver alerta e ativo, caso contrário pode estar desidratado e isso indica que não está mamando o volume suficiente. Neste caso aumente o número de vezes que oferece a mama, no caso de mamadeira, ofereça água também.

O bebê deve fazer xixi entre seis e oito vezes ao dia e a urina deve ser clara e diluída. O uso de fraldas de pano facilita esta avaliação. No que diz respeito às evacuações, as fezes duras e secas podem indicar que a quantidade de leite ingerida não está sendo suficiente. 

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Agosto de 2021. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame, Pediatra em Agosto de 2016.
Mais sobre este assunto: