Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Guia das fraldas: quantas e que tamanho comprar

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
dezembro 2022

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô. No entanto, a quantidade de fraldas depende da capacidade de absorção da fralda e se o bebê faz muito ou pouco xixi.

Normalmente o bebê urina após mamar e após cada refeição e por isso é preciso mudar a fralda após o bebê ser alimentado, mas se a quantidade de urina por pouca e se a fralda tiver uma boa capacidade de armazenamento, é possível esperar um pouco para economizar nas fraldas, mas após o bebê evacuar é necessário trocar a fralda imediatamente porque o cocô pode causar assadura muito rapidamente.

À medida que o bebê for crescendo, a quantidade de fraldas necessárias por dia vai diminuindo e o tamanho das fraldas também deve ser adequado ao peso da criança e por isso na hora da compra é importante ler na embalagem da fralda para que peso corporal ela é indicada.

Imagem ilustrativa número 1

Quantas fraldas são necessárias

Para saber quantas fraldas são necessárias de acordo com o tempo e peso de vida do bebê ou quantas fraldas pedir em um chá de bebê, por exemplo, insira as informações na calculadora a seguir:

kg
Erro
Erro

Quantas fraldas levar para o hospital

Os pais devem levar pelo menos 2 pacotes com 15 fraldas no tamanho recém-nascido para a maternidade e quando o bebê já estiver com mais de 3,5kg ele já pode usar o tamanho P.

Quantidade de fralda tamanho P

A quantidade de fraldas tamanho P servem para bebês com 3,5 e 5 kg, e nessa fase ele ainda deve usar cerca de 7 a 8 fraldas por dia, por isso num mês ele vai precisar de cerca de 220 fraldas.  

Quantidade de fralda tamanho M

As fraldas tamanho M servem para bebês com 5 a 9kg, e se o seu bebê está com cerca de 5 meses, a quantidade de fraldas diária começa a diminuir um pouco, e por isso se era necessário 7 fraldas, ele deve passar a precisar de 6 fraldas e assim por diante. Assim, a quantidade de fraldas necessárias por mês é de aproximadamente 180.

Quantidade de fralda tamanho G e GG

A fraldas tamanho G servem para bebês com 9 a 12 kg e a GG são para crianças com mais de 12 kg. Nessa fase geralmente é preciso cerca de 5 fraldas por dia, que são cerca de 150 fraldas por mês. 

Quantidade de fraldas por mês

Na tabela a seguir indicamos a quantidade de fraldas por mês que podem ser necessárias de acordo com a idade do bebê, considerando que o bebê nasce com 3,5 kg e tem ganho de peso adequado:

Idade do bebêQuantidade de fraldas por mês
Recém-nascido até 2 meses220 fraldas por mês
3 a 8 meses180 fraldas por mês
9 a 24 meses150 fraldas por mês

Uma boa forma de economizar e não comprar uma quantidade tão grande de fraldas descartáveis é comprar fraldas de pano, que são ecológicas, resistentes, reutilizáveis e causam menos alergias e assaduras na pele do bebê.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em agosto de 2016.
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.