Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a síndrome de Quervain, sintomas e como tratar

A síndrome de Quervain corresponde à inflamação dos tendões que estão localizados na base do dedo polegar, sendo percebida dor e inchaço dessa região, o que pode piorar ao realizar movimentos com o dedo polegar. A causa dessa síndrome ainda não é muito bem esclarecida, no entanto os sintomas costumam piorar quando há a realização de movimentos repetitivos como digitar, por exemplo.

O tratamento deve ser indicado pelo ortopedista de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, sendo muitas vezes indicada a imobilização do polegar e o uso de remédios anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. No entanto, nos casos em que os sintomas não passam mesmo com a realização do tratamento ou quando os sintomas são tão intensos que interferem na realização das atividades do dia a dia, pode ser indicada a realização de cirurgia.

O que é a síndrome de Quervain, sintomas e como tratar

Sintomas da síndrome de Quervain

Os sintomas da síndrome de Quervain surgem quando os tendões localizados na base do dedo polegar inflamam, dificultando o deslizamento dos tendões e, assim, havendo dor quando há movimentação do dedo. Assim, os principais relacionados com a síndrome são:

  • Dor no polegar, principalmente quando há movimentação do dedo;
  • Dor na região quando se  movimenta lateralmente o punho com o dedo dobrado;
  • Dor na região ao tocar;
  • Enrijecimento do local;
  • Inchaço local, percebido principalmente pela manhã;
  • Dificuldade para segurar algum objeto;
  • Dor e desconforto ao realizar movimentos comuns do dia a dia, como abrir uma lata, abotoar uma camisa ou abrir a porta, por exemplo.

Apesar da causa da síndrome de Quervain ainda não estar muito bem esclarecida, acredita-se que a realização de movimentos repetitivos no dia a dia podem favorecer a inflamação ou piorar os sintomas em pessoas que já foram diagnosticadas com a síndrome, além de também poder estar associada a doenças crônicas e sistêmicas como diabetes, gota e artrite reumatoide, por exemplo.

Além disso, algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver à síndrome de Quervain como mulheres no período pré-menopausa, gestantes ou pessoas que tenham tido uma fratura no punho em algum momento da vida.

Como é feito o tratamento

O tratamento da síndrome de Quervain deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista, sendo na maioria dos casos indicada a imobilização do dedo polegar e do punho para evitar a movimentação e o agravamento da inflamação. Além disso, nesses casos pode também ser indicado o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para ajudar a aliviar os sintomas. Em alguns casos pode ser também indicada a realização de infiltrado de corticoides para acelerar a recuperação.

Quando o tratamento com remédios não é suficiente ou quando os sintomas limitam as atividades do dia a dia, o médico pode indicar a realização de cirurgia para tratar a inflamação e promover melhora e alívios dos sintomas. É comum também que, após a cirurgia, seja indicada a realização de sessões de fisioterapia para acelerar o processo de recuperação.

Bibliografia >

  • INSTITUTO DA MÃO. Tenossinovite de Quervain. Disponível em: <https://www.ricardokaempf.com.br/cadernos/quervain.pdf>. Acesso em 03 Ago 2020
  • URIBE, William Albeiro J.; BUENCIA, Gisela P. P; RODRIGUEZ, Juan Manuel F.; FILHO, José G. C. V. Tenossinovites De Quervain: uma nova proposta no tratamento cirúrgico. Rev. Bras. Cir. Plást. Vol 25. 3 ed; 465-469, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem