Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Tendinite no Ombro

A tendinite no ombro é uma inflamação que causa intensa dor que tende a piorar com os movimentos do braço. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. A tendinite no ombro tem cura, mas a completa remissão dos sintomas pode demorar meses para ser alcançada.

A forma mais comum de tendinite no ombro, envolve o tendão do músculo supra espinhoso. A tendinite de ombro pode ser classificada de acordo com as suas característica, como sendo:

  • Fase 1: Dor aguda, pequeno sangramento dentro da articulação e inchaço. Os sintomas pioram ao realizar movimentos com os braços e melhoram com o repouso, e geralmente afeta mais pessoas jovens;
  • Fase 2: A dor pemanece constante e a ultrassonografia evidencia fibrose com espessamento da bursa subacromial e tendinite do manguito rotador ou bíceps braquial, e geralmente ocorre entre 25 e 40 anos;
  • Fase 3: Ruptura parcial ou total do manguito rotador ou bíceps braquial, sendo mais comum após os 40 anos. 

A ruptura do tendão pode ser tratada com remédios e fisioterapia, não sendo imperativo fazer cirurgia imediatamente, essa fica reservada para quando há intensa dor e fraqueza muscular importante. 

Tratamento para Tendinite no Ombro

Sintomas de tendinite no ombro 

A tendinite apresenta como principais sintomas:

  • Dor localizada intensa no ombro que pode surgir de repente, ou se agravar após o esforço e tende a piorar a noite devido ao estiramento dos músculos ao dormir;
  • Dificuldade para levantar o braço, acima da linha dos ombros;
  • Sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e
  • Formigamento também pode estar presente, embora seja mais raro. 

Na tendinite do bíceps a região dolorida é somente a parte da frente do ombro e há dor ao fazer movimentos acima da linha da cabeça e também quando a pessoa levanta o braço esticado para frente. Já quando há tendinite do manguito rotador, que é composto pelos tendões do bíceps, subescapular e supra espinhoso, há dor na região anterior e lateral do ombro, que piora quando a pessoa tenta fazer movimentos acima da linha da cabeça e pode ser difícil levantar o braço, para passar desodorante, por exemplo.

Tratamento para tendinite no ombro

O tratamento é muito importante para eliminar a dor e permitir os afazeres diários relacionados ao trabalho ou esporte, e também serve para evitar o rompimento do tendão, que causa dor e inchaço perto do cotovelo. O tratamento pode ser feito com:

  • Fisioterapia 

A fisioterapia é indispensável e pode ser feita com compressas de gelo, de 3 ou 4 vezes ao dia, são indicados aparelhos que facilitam a recuperação como tens, ultrassom e laser, além de técnicas para aumentar a amplitude dos movimentos, sem dor, como a descompressão articular e exercícios pendulares e de fortalecimento, para manter o movimento e a força do membro afetado.  

Fisioterapia para Tendinite no Ombro
Fisioterapia para Tendinite no Ombro

O tempo de recuperação varia muito de um indivíduo para o outro, mas, no mínimo, deverá ser necessário 3 meses de tratamento fisioterapêutico.

  • Remédios 

O médico ortopedista pode indicar também a toma de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para diminuir a dor e a inflamação, e aplicação de uma pomada anti-inflamatória, como Cataflan, em todo ombro. Nos casos mais graves, quando mesmo após iniciar a fisioterapia não se obtém grande melhora do quadro de dor, o médico pode indicar uma injeção de corticóide diretamente no ombro, que tem ação analgésica e anti-inflamatória mais forte. 

Veja alguns exemplos de remédios caseiros que podem auxiliar na cura da tendinite. 

  • Acupuntura 

A acupuntura também pode ser usada para alívio da dor no ombro, e pode ser realizada 1 vez por semana. Esse tipo de tratamento é um bom complemento e pode trazer alívio dos sintomas no mesmo dia, mas não exclui a necessidade de tratamento clínico e fisioterapêutico, porque eles se complementam. 

  • Cirurgia 

A cirurgia para tendinite no ombro é indicada quando após 6 meses à 1 ano de tratamento conservador, com remédios e fisioterapia, não são suficientes para restabelecer os movimentos, de forma satisfatória. A cirurgia também é indicada quando há ruptura do tendão, dor e importante fraqueza muscular, mas em muitos casos a ruptura do tendão em pessoas com mais de 60 anos também pode ser tratada somente com remédios e fisioterapia, e por isso cabe ao médico essa decisão. 

Veja uma massagem indicada e o que comer para se recuperar mais rápido no vídeo a seguir:

O que causa tendinite no ombro

As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso e repetitivo com o braço ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura, como dormir a noite toda de bruços, com a cabeça apoiada sobre o braço.

Essa posição coloca os tendões do ombro numa posição onde o tendão fica mais estirado e a própria anatomia dos ossos pode interferir, porque em algumas pessoas o acrômio pode ser mais parecido com um 'gancho', que acaba prejudicando o tendão. 

A repetição de movimentos, como acontece num jogo de vôlei, por exemplo pode gerar estresse suficiente no ombro, causando esse tipo de tendinite. 

Geralmente, esse tendão é lesionado pelo uso excessivo dos braços em elevação, durante determinadas atividades esportivas ou profissionais, o que favorece o surgimento da síndrome do impacto. Algumas situações onde isso pode acontecer incluem na natação, no tênis e em profissões como nos carpinteiros, professores e pintores, que são os profissionais que mais comumente sofrem com este tipo de tendinite. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...