Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção. Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações. 

Porém, é esperado que essa inflamação vá diminuindo ao longo do tempo, tendo quase desaparecido depois de uma semana de cuidados. Assim, se a inflamação não melhorar ou se piorar no decorrer dos primeiros 7 dias é muito importante que a tatuagem seja avaliada por um dermatologista ou clínico geral, já que pode indicar a presença de uma infecção ou, até, de uma alergia à tinta.

Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

Como saber se é infecção

Uma das complicações mais graves que pode surgir após fazer uma tatuagem é o surgimento de uma infecção, que acontece quando algum micro-organismo, como uma bactéria, um fungo ou um vírus, consegue entrar no corpo.

Quando isso acontece, além da inflamação da pele podem surgir outros sintomas como:

  • Febre baixa ou alta;
  • Calafrios ou ondas de calor;
  • Dor muscular generalizada e mal-estar;
  • Saída de pus das feridas da tatuagem;
  • Pele muito dura.

Independente do surgimento, ou não, destes sintomas, sempre que a pele inflamada não melhora após 3 ou 4 dias e sempre que os sintomas pioram com o tempo, é muito importante ir ao hospital ou consultar um médico que possa avaliar o local e entender se é necessário fazer algum tipo de tratamento específico. Veja quais as infecções de pele mais comuns.

Um dos exames que pode ser pedido pelo médico para entender se realmente é uma infecção é o esfregaço do local. Nesse exame, o médico esfrega um cotonete no local da tatuagem e envia para o laboratório, onde será analisado para identificar se existe excesso de algum micro-organismo que possa estar causando uma infecção. Caso isso se verifique, o médico pode aconselhar o uso de um antibiótico, antifúngico ou apenas recomendar uma nova rotina de cuidados, de acordo com o micro-organismo identificado.

Como saber se é alergia

A alergia também pode causar sinais semelhantes aos da infecção, especialmente no local da pele onde foi feita. No entanto, é menos frequente que leve ao surgimento de febre, calafrios ou mal-estar geral, sendo mais comum o surgimento de vermelhidão, inchaço, dor, coceira e até descamação da pele.

Assim, a melhor forma de saber se realmente se trata de uma alergia passa por fazer uma consulta com o dermatologista, que pode pedir um exame de esfregaço da pele para despistar uma possível infecção e, depois, iniciar o tratamento para alergia.

Entenda melhor como identificar uma alergia na pele.

Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

O que fazer para tratar a tatuagem inflamada

Uma vez que não existe uma causa única, o passo mais importante para tratar uma tatuagem inflamada consiste em consultar um dermatologista, ou ir ao hospital, para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado:

1. Tratamento para infecção

O tratamento para uma tatuagem infeccionada vai variar de acordo com o tipo de micro-organismo presente. No caso de uma bactéria, geralmente é indicada uma pomada antibiótica com bacitracina ou ácido fusídico, por exemplo. Já se for uma infecção por fungos, o médico pode indicar o uso de uma pomada antifúngica com cetoconazol, fluconazol ou itraconazol. Já quando é um vírus, geralmente só é necessário manter os cuidados de higiene do local e fazer descanso, já que o corpo é capaz de combater o vírus sem medicamentos.

Na maior parte dos casos, as pomadas são capazes de tratar a infecção, mas, se a situação for mais grave e os sintomas não estiverem melhorando, é aconselhado voltar no médico já que pode ser necessário iniciar o uso de remédios orais, na forma de comprimidos.

Quanto mais tarde for iniciado o tratamento para uma infecção, maior o risco de se espalhar para outros tecidos e até outros órgãos, colocando a vida em risco. Assim, sempre que se suspeitar de uma infecção é muito importante consultar um médico, para iniciar o tratamento adequado.

2. Tratamento para alergia

O tratamento para uma reação alérgica na tatuagem normalmente é simples e pode ser feito com a ingestão de remédios anti-histamínicos, como cetirizina, hidroxizina ou bilastina. No entanto, se os sintomas forem muito intensos, o médico pode ainda receitar uma pomada corticoide para passar na pele, como hidrocortisona ou betametasona, que vai ajudar a aliviar rapidamente a irritação e o desconforto.

Na maioria das situações, a alergia não precisa ser tratada com a remoção da tatuagem, já que o corpo vai lentamente se acostumando com a presença da tinta. Mas se os sintomas não melhorarem, é importante voltar no médico, para adequar os medicamentos que estão sendo usados ou avaliar outros tipos de tratamento que possam ajudar.

Como evitar que a tatuagem inflame

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar. No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.

Para isso, o cuidado mais importante deve ser pensado antes mesmo de iniciar a tatuagem, e consiste em escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV, por exemplo.

Depois disso, deve-se começar os cuidados pós-tatuagem logo após terminar o processo, o que normalmente é feito pelo tatuador, que cobre a tatuagem com um pedaço de papel filme, para proteger as feridas do contato com micro-organismos. Mas outros cuidados, como lavar o local, passar creme cicatrizante e evitar expor a tatuagem ao sol, também são muito importantes. Confira o passo-a-passo dos cuidados a ter depois de fazer uma tatuagem.

Bibliografia >

  • PREFEITURA DE SÃO PAULO. Guia de saúde para profissionais de tatuagem, piercing e maquiagem difinitiva. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/vigilancia_sanitaria/Tatuadores_perguntas-respostas.pdf>. Acesso em 07 Jan 2020
  • OLIVEIRA, Ana Maria C.; COUTINHO, Pedro Campos. Tatuagem e Piercing: quando a moda interfere na saúde pública. Journal of Management & Primary Health Care. Vol.5, n.2. 242-248, 2014
  • MOLINA, Luciana; ROMITI, Ricardo. Molusco contagioso em tatuagem. Anais Brasileiros de Dermatologia. Vol.86, n.2. 352-354, 2011
  • KHUNGER, Niti et al.. Complications of Tattoos and Tattoo Removal: Stop and Think Before you ink. Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery. Vol.8, n.1. 30-36, 2015
  • LEBLANC, Pamela M. et al. Tattoo Ink–Related Infections — Awareness, Diagnosis, Reporting, and Prevention. New England Journal of Medicine. 985-987, 2012
  • CDC. The Hidden Dangers of Getting Inked. Disponível em: <https://blogs.cdc.gov/publichealthmatters/2012/08/the-hidden-dangers-of-getting-inked/>. Acesso em 07 Jan 2020
  • FDA. A Tattoo for You? Seven Key Questions to Consider. Disponível em: <https://www.fda.gov/consumers/consumer-updates/tattoo-you-seven-key-questions-consider>. Acesso em 07 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem