Tatuagem inflamada: sintomas, o que fazer e como evitar

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Porém, é esperado que essa inflamação vá diminuindo ao longo do tempo, tendo quase desaparecido depois de uma semana de cuidados. Assim, se a inflamação não melhorar ou se piorar no decorrer dos primeiros 7 dias é muito importante que a tatuagem seja avaliada por um dermatologista ou clínico geral, já que pode indicar a presença de uma infecção.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de tatuagem inflamada

Os principais sintomas de tatuagem inflamada são:

  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço;
  • Dor na região da tatuagem;
  • Febre baixa ou alta;
  • Calafrios ou ondas de calor;
  • Dor muscular generalizada e mal-estar;
  • Saída de pus das feridas da tatuagem;
  • Pele muito dura.

Independente do surgimento ou não destes sintomas, sempre que a pele inflamada não melhora após 3 ou 4 dias e sempre que os sintomas pioram com o tempo, é muito importante ir ao hospital ou consultar um médico que possa avaliar o local, verificar se também está acontecendo uma infecção e entender se é necessário fazer algum tipo de tratamento específico. Veja quais as infecções de pele mais comuns.

Como saber se é alergia

A alergia também pode provocar sinais e sintomas semelhantes ao de uma infecção. No entanto, nos casos de alergia, a febre e o mal estar são mais raros de acontecer, sendo frequentemente notado vermelhidão, inchaço, dor, coceira e descamação da pele no local da tatuagem.

Assim, a melhor forma de diferenciar inflamação e alergia é através da consulta com o dermatologista ou clínico geral, que deverá avaliar a pele e os sintomas apresentados.

Como confirmar

Para confirmar a inflamação e infecção do local da tatuagem, o médico deve avaliar os sinais e sintomas apresentados e realizar a coleta de uma amostra do local, que deve ser enviado para o laboratório para que seja analisada e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado.

Consulte o médico mais próximo para avaliar se a tatuagem está inflamada:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer para tratar a tatuagem inflamada

Uma vez que não existe uma causa única, o passo mais importante para tratar uma tatuagem inflamada consiste em consultar um dermatologista, ou ir ao hospital, para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.

De forma geral, é indicado que seja aplicada uma pomada de corticoide e/ ou anti-inflamatória no local, além de também ser recomendado manter a região sempre limpa e seca. Nos casos em que há sinais de infecção, pode ser também indicado o uso de medicamentos antibióticos.

Como evitar que a tatuagem inflame

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.

No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia. Alguns cuidados que devem ser seguidos são:

  • Logo após o término do processo de tatuagem, cobrir o local com um pedaço de papel filme, para proteger as feridas do contato com microrganismos;
  • Não descascar a tatuagem, já que pode agravar a irritação da pele e promover o surgimento de uma infecção;
  • Evitar o contato com o sol, já que os raios UV podem provocar inflamação na pele;
  • Manter a pele sempre limpa e seca;
  • Aplicar várias vezes ao dia pomada cicatrizante.

Além disso, é muito importante escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV, por exemplo.

Leia também: Cuidados com a tatuagem: o que fazer, como lavar e o que passar tuasaude.com/como-cuidar-da-tatuagem

Assista também o vídeo seguinte e saiba o que comer para que a sua tatuagem cicatrize corretamente:

O que comer para uma TATUAGEM perfeita

05:34 | 195.990 visualizações

Vídeos relacionados

7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar

24:55 | 994.970 visualizações

O que comer para uma TATUAGEM perfeita

05:34 | 195.990 visualizações