Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar da tatuagem para não perder a cor

Após fazer uma tatuagem é muito importante cuidar da pele, não apenas para evitar uma possível infecção, mas também para garantir que o desenho fica bem definido e as cores se mantêm por muitos anos.

Dessa forma, os cuidados com a tatuagem devem começar logo após sair do estúdio de tatuagem e manter-se por toda a vida.

Como cuidar da tatuagem para não perder a cor

O que fazer no primeiro dia

Após fazer a tatuagem, a pele encontra-se bastante machucada e, por isso, existe um elevado risco de infecção, já que as bactérias e vírus conseguem chegar mais facilmente no interior do corpo. Assim, logo desde o momento em que se sai do estúdio de tatuagem é importante manter a pele protegida com um pedaço de celofane ou plástico filme, por pelo menos 4 horas. Mas este tempo pode variar de acordo com cada tatuagem, devendo-se sempre receber orientação do tatuador.

Depois, o plástico deve ser removido para evitar criar um ambiente úmido e quente onde as bactérias consigam se multiplicar mais facilmente. Neste dia é ainda importante lavar a tatuagem e aplicar um creme cicatrizante, para estimular a recuperação mais rápida da pele. Veja os cuidados que deve ter no momento da tatuagem para evitar uma infecção.

O que não fazer nos primeiros dias

Embora existam alguns hábitos que podem ser feitos para reduzir o risco de infecção, também existem outros que devem ser evitados nas primeiras 4 semanas para garantir uma melhor cicatrização, como:

  • Não retirar as casquinhas que começam a se formar nos primeiros 4 dias após a tatuagem, pois ainda podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele, onde a tinta ainda está se alojando;
  • Não coçar a tatuagem, pois pode agravar a irritação da pele e promover o surgimento de uma infecção devido à presença de bactérias debaixo das unhas;
  • Não mergulhar a tatuagem em água, especialmente em locais públicos como piscinas ou praias, pois a grande parte das bactérias se desenvolve na água, aumentando o risco de infecção;
  • Evitar pegar sol, porque os raios UV causam inflamação da pele e podem acabar deslocando as camadas de tinta da tatuagem, além de atrasar a cicatrização;
  • Evitar passar creme em excesso na tatuagem, principalmente cremes com pretóleo, pois criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar corretamente;
  • Não usar roupa muito apertada, pois evita a respiração da pele e também pode acabar puxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.

Além disso, também é importante ter cuidado com o regresso às atividades físicas, porque a produção de suor pode acabar deslocando a tinta que ainda não se acumodou nas camadas mais profundas da pele, além de ser um local com bastante sujeira, o que pode acabar aumentando o risco de infecção. Por isso, o regresso à academia ou ao exercício físico deve ser adiado por pelo menos 1 semana.

Como lavar a tatuagem

A primeira lavagem da tatuagem é muito importante para garantir uma cicatrização adequada e evitar o desenvolvimento de uma infecção, pois ajuda a remover os restos de sangue e células mortas. Porém, antes de lavar o local da tatuagem é muito importante lavar as mãos, para retirar a maior parte das bactérias e impedir que cheguem na pele tatuada.

Depois, deve-se passar água corrente sobre o local da tatuagem esfregando levemente com os dedos, evitando usar uma esponja ou algum tipo de pano e, só depois, passar um sabonete antibacteriano suave na pele. Idealmente, a água deve estar morna sem causar vapor de água, pois o calor pode levar à abertura dos poros da pele, facilitando a entrada de bactérias e permitindo que a tinta se mova no interior da pele.

Por fim, deve-se secar bem a pele, usando toalhas de papel descartável ou deixar secar ao ar livre, pois as toalhas convencionais além de terem um maior número de bactérias também podem ser àsperas para a pele, causando irritação.

Como cuidar da tatuagem para não perder a cor

Como reduzir o inchaço e a vermelhidão

O inchaço da pele e a vermelhidão são muito comuns nos primeiros dias após fazer a tatuagem devido ao trauma causado pela máquina tatuadora, no entanto, é um processo natural de cicatrização e, por isso, não deve ser motivo de alarme.

O melhor para reduzir estes sintomas mais rapidamente consiste em manter sempre a pele bem limpa e seca, além de passar várias vezes ao dia uma pomada cicatrizante, como Nebacetin ou Bepantol Derma, por exemplo. Veja outras opções de pomadas cicatrizantes.

Como aliviar a coceira na tatuagem

Após cerca de 1 semana é natural que surja uma sensação constante de coceira no local da tatuagem, que é causada pelo surgimento das casquinhas que deixam a pele mais seca e coçando. Dessa forma, uma boa forma de aliviar a coceira é hidratar bem a pele, usando um creme para pele extremamente seca, como Nivea ou Vasenol, por exemplo.

Deve-se ainda evitar coçar a pele com as unhas, mesmo que a sensação seja muito intensa, podendo apenas dar ligeiros tapas para tentar diminuir a sensação. As casquinhas que estão se formando também não devem ser retiradas, pois é normal que vão caindo ao longo do tempo de forma completamente natural. Essas cascas muitas vezes podem ser da cor da tatuagem, mas não significam que a tinta está saindo.

Que cuidados devem ser mantidos para sempre

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele deve ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continua bem definido e a cor se mantém por mais tempo. Assim, alguns cuidados importantes incluem:

  • Passar um creme hidratante todos os dias;
  • Passar protetor solar sempre que a pele tatuada precisar ser exposta ao sol;
  • Evitar pancadas ou cortes na região da tatuagem;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia.

Além disso, ter um estilo de vida saudável e fazer uma alimentação equilibrada também ajuda a garantir a saúde da pele e, por isso, permite que a tatuagem se mantenha sempre bonita e bem demarcada. Veja um exemplo de alimentação que ajuda a manter a saúde em geral.

Quando ir ao hospital

Na maioria dos casos, a tatuagem cicatriza facilmente e sem grandes complicações, no entanto, pode ser recomendado ir ao hospital caso surjam sintomas como:

  • Pele com vermelhidão muito intensa;
  • Tatuagem sangrando;
  • Inchaço do local da tatuagem;
  • Dor forte no local da tatuagem.

Além disso, outros sintomas mais genéricos como febre acima de 38º C ou sensação de cansaço também podem indicar uma infecção e, se surgirem, devem ser informado a um clínico geral.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...