Os principais sinais da tatuagem cicatrizando são vermelhidão e inchaço no local nos primeiros dias, e com o passar do tempo podem surgir coceira, descamação da pele e formação de casquinhas na tatuagem.
Durante o processo de cicatrização da tatuagem é importante ter alguns cuidados como manter a pele limpa e seca, passar pomadas cicatrizantes e hidratantes, além de evitar alimentos ricos em açúcar ou alimentos remosos.
Leia também: Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar tuasaude.com/alimentos-remososAlém disso, outro cuidado pós tatuagem é verificar sinais de inflamação ou infecção, como febre, saída de pus na tatuagem ou vermelhidão intensa e, caso surjam, deve-se consultar o dermatologista ou o clínico geral para iniciar o tratamento mais adequado. Veja também como remover a tatuagem.
Sinais de cicatrização
Os principais sinais da tatuagem cicatrizando são:
- Vermelhidão e inchaço no local;
- Coceira na tatuagem;
- Descamação da pele;
- Formação de casquinhas e crostas.
Os sinais de cicatrização da tatuagem podem não aparecer todos ao mesmo tempo, pois ocorrem em fases até a completa cicatrização.
Caso surjam sintomas de dor na região da tatuagem, saída de pus ou febre, pode ser sinal de tatuagem inflamada e, nesse caso, deve-se consultar o dermatologista para iniciar o tratamento mais adequado. Veja todos os sinais de tatuagem inflamada.
Se apresenta sintomas de tatuagem inflamada, marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Quando tempo começa a forma a casquinha?
A casquinha na tatuagem geralmente surge cerca de 5 a 7 dias após ter feito a tatuagem, sendo um sinal de que a tatuagem está cicatrizando.
Fases da cicatrização
As principais fases da cicatrização da tatuagem são:
1. Inflamação e exsudação
A inflamação e exsudação é a primeira fase da tatuagem cicatrizando e se inicia logo após terminar a tatuagem.
Nessa fase, devido ao fluxo sanguíneo intenso na região, como uma resposta do sistema imunológico para forma de combater o trauma na pele, o que deixa a pele vermelha e inchada.
Além disso, pode ocorrer sensação de calor na pele tatuada, que também pode ficar dolorida e liberando um pouco de fluido claro misturado com a tinta.
Quanto tempo dura: a fase de exsudação pode durar cerca de 1 semana e a inflamação por cerca de 2 semanas.
O que fazer: deve-se manter o curativo com filme de plástico colocado pelo tatuador por algumas horas após ter feito a tatuagem e manter a pele bem limpa e seca, lavando com água e sabonete sem cheiro e hipoalergênico pelo menos 2 vezes por dia, e passar a pomada cicatrizante de 2 a 3 vezes por dia.
Leia também: Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar tuasaude.com/pomada-cicatrizante2. Coceira
A coceira é um sinal de cicatrização da tatuagem e ocorre ainda na fase de inflamação devido a liberação de histamina pelos mastócitos, que são células de defesa do sistema imunológico.
É importante que nessa fase a pessoa não coce a tatuagem, pois pode causar feridas ou infecções no local, atrapalhando a cicatrização.
Além disso, deve-se estar atento a sinais de alergia à tatuagem que surge com sintomas de coceira intensa, urticária e bolhas na pele.
Quanto tempo dura: a fase de coceira na tatuagem dura cerca de 2 semanas, que é o mesmo tempo da fase de inflamação.
O que fazer: para aliviar a coceira deve-se manter a pele hidratada, usando pomadas hidratantes sem cheiro, como Cicaplast Baume B5 ou Eucerin, por exemplo. Outra opção é passar óleo de coco, que além de ser hidratante para a pele, tem propriedades antimicrobianas.
Leia também: 10 pomadas para tatuagem (cuidados e quando ir ao médico) tuasaude.com/pomada-para-tatuagem3. Descamação
A fase de descamação da pele é sinal de que a tatuagem está cicatrizando e ocorre devido a proliferação e renovação de células da pele.
Nessa fase, também podem surgir a formação de casquinhas na tatuagem, devendo-se evitar retirar a pele descamando e as crostas, deixando-as sair naturalmente.
Quanto tempo dura: a fase de descamação e formação de crosta na tatuagem pode durar cerca de 2 a 3 semanas.
O que fazer: deve-se continuar passando o hidratante na pele tatuada, de forma suave, pois ajuda a remover as células mortas da pele e a hidratar a pele.
Além disso, ao fazer a limpeza da tatuagem, deve-se secá-la com uma toalha limpa e macia, de forma a evitar a fricção e atrito que podem retirar as casquinhas, atrasando a cicatrização.
4. Remodelação
A fase de remodelação da pele é a fase final de cicatrização da tatuagem em que a derme forma colágeno e outras fibras que ajudam a fechar a ferida da tatuagem.
Nessa fase, a tatuagem fica menos vermelha e inchada, e a maior parte das crostas e descamação já desapareceu.
É comum que nessa fase, a tatuagem tenha um aspecto mais opaco e sem brilho, mas à medida que as células mortas da pele são eliminadas, o brilho e a cor da tatuagem ficam mais evidentes.
Quanto tempo dura: a fase de remodelação dura cerca de 2 a 4 semanas.
O que fazer: deve-se aplicar protetor solar sobre a tatuagem diariamente, com no mínimo FPS 30, para proteger a tatuagem dos danos solares, que podem desbotar as cores da tatuagem.
Leia também: Cuidados com a tatuagem: o que fazer, como lavar e o que passar tuasaude.com/como-cuidar-da-tatuagemComo acelerar a cicatrização
Para acelerar a cicatrização da tatuagem, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado, inclusive a pele tatuada.
Além disso, deve-se fazer uma alimentação anti-inflamatória, incluindo alimentos como cúrcuma, brócolis ou espinafre e alimentos ricos em ômega-3 como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, pois ajudam a diminuir a inflamação na tatuagem e aceleram a cicatrização. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ou, no caso dos peixes, pelo menos de 3 a 5 vezes por semana.
Leia também: 11 alimentos que ajudam na cicatrização tuasaude.com/alimentos-cicatrizantesAssista o video a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de o que comer para acelerar a cicatrização da tatuagem:
O que comer para uma TATUAGEM perfeita
05:34 | 200.879 visualizaçõesO que não fazer
Enquanto a tatuagem está cicatrizando, não se deve:
- Friccionar a pele tatuada, coçar ou tirar as casquinhas;
- Pancadas ou cortes na região da tatuagem;
- Usar roupas apertadas que provoquem atrito com a pele tatuada;
- Entrar em banheiras, piscinas, mar, lagos, sauna e spas por pelo menos 2 semanas;
- Usar produtos com à base de petróleo, como vaselina, pois podem desbotar a tatuagem;
- Fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
- Expor a tatuagem à luz solar;
- Tocar na tatuagem com as mãos sujas.
Além disso, deve-se evitar consumir alimentos ricos em açúcar ou alimentos remosos pois atrapalham a cicatrização da tatuagem.
Leia também: O que não pode comer quando faz tatuagem (e o que comer) tuasaude.com/o-que-nao-comer-depois-de-fazer-tatuagemComo saber se não está cicatrizando bem
Alguns sintomas podem indicar que a tatuagem não está cicatrizando bem, como vermelhidão e inchaço intensos, sangramento na tatuagem, saída de pus, bolhas na pele, febre ou calafrios.
Nesses casos, deve-se consultar o dermatologista ou clínico geral pois esses sintomas são sinal de infecção e, assim, ser indicados o tratamento mais adequado que normalmente envolve o uso de antibióticos na forma de pomadas ou comprimidos.
Leia também: 7 principais riscos da tatuagem para a saúde tuasaude.com/riscos-e-cuidados-com-a-tatuagem