Remoção de tatuagem: principais opções e cuidados

Para tirar definitivamente uma tatuagem da pele, é recomendado que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação da tatuagem, que leva em consideração o tamanho da tatuagem, local e cores. Assim, após a avaliação, o médico pode indicar a técnica mais adequada para remover o máximo do desenho possível sem haver risco para a saúde da pessoa.

Remoção de tatuagem: principais opções e cuidados

Geralmente, as tatuagens mais fáceis de remover são as de henna ou as definitivas que não contêm tinta preta ou cores escuras, assim como as que foram feitas há menos de 1 ano, por exemplo. No caso das tatuagens definitivas, o dermatologista normalmente indica a remoção com laser, uma vez que apresenta resultados mais satisfatórios. Em nenhum caso é recomendado tentar tirar a tatuagem usando sal ou limão, por exemplo, uma vez que pode causar irritação na pele e aumentar o risco de queimadura.

Como tirar uma tatuagem definitiva

Para tirar uma tatuagem definitiva, feita em um estúdio de tatuagens, é importante que o dermatologista seja consultado para que possa ser indicada a melhor forma de remoção de acordo com as características da tatuagem, local, se há pigmento ou não e cor da pele da pessoa, isso porque caso o método adequado não seja utilizado, há maior risco de efeitos colaterais, como reação alérgica granulomatosa e infecção secundária, por exemplo.

Algumas técnicas de remoção de tatuagem que podem ser indicadas são:

1. Com laser

A remoção a laser da tatuagem é o método de remoção mais utilizado e consiste na aplicação de um feixe de luz concentrado, que pode ser emitido de forma pulsada que penetra na pele e destrói as camadas de tinta, eliminando o desenho da pele.

De acordo com a quantidade de tinta e cor, podem ser indicado diferentes tipos de laser com diferentes comprimentos de onda. Os normalmente indicados são:

  • Laser QS-NdYAG, com comprimento de onda de 1064 nm, que é eficaz na remoção de tatuagens de cor preta e azul, e comprimento de onda de 532 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor vermelha, laranja e amarela;
  • Laser QS Ruby, com comprimento de onda de 694 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor preta, verde, azul e roxa;
  • Laser QS Alexandrite, com comprimento de onda de 755 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor preta, verde, azul e roxa.

No caso das tatuagens com várias cores, pode ser necessário que sejam utilizados vários comprimentos de onda, sendo normalmente o tratamento iniciado com um comprimento de onda mais alto e depois comprimentos menores.

No entanto, este tipo de tratamento pode necessitar de mais de 10 sessões para conseguir retirar toda a tinta da tatuagem, dependendo do tamanho e cores do desenho. Assim, quanto mais complexa for a tatuagem, mais sessões serão necessárias e dessa forma mais lesões serão causadas na pele, o que pode originar bolhas e cicatrizes, em alguns casos. Saiba o que fazer para tratar a cicatriz deixada pelo laser.

2. Com cremes

Os cremes para tirar tatuagens, como TatBGone ou Tattoo-Off, podem ser utilizados em casa e ajudam a clarear a tatuagem ao longo de vários meses, sem criar qualquer tipo de lesão na pele ou dor. No entanto, este tipo de tratamento não é tão eficaz como o laser, podendo não remover completamente a tatuagem.

3. Com dermoabrasão

A dermoabrasão é um método que utiliza um aparelho de alta rotação, com um disco abrasivo, para remover as camadas superficiais da pele, ajudando a tornar mais clara a tatuagem. Este tratamento também pode provocar dor como no tratamento a laser.

4. Com cirurgia

A remoção da tatuagem também pode ser feita por meio de cirurgia, no entanto esse método não é tão frequentemente utilizado pelo fato de deixar cicatrizes mais aparentes. Além disso, a cirurgia só é recomendada nos casos em que a pessoa apresenta reação alérgica ao pigmento da tatuagem, sendo importante remoção imediata para evitar possíveis complicações.

Como tirar uma tatuagem de henna

Para remover uma tatuagem de henna é importante seguir os seguintes passos:

  1. Mergulhar o local em água morna com sabão ou colocar uma toalha com água morna sobre a pele;
  2. Misturar água com sal, colocando uma parte de sal para cada parte de água;
  3. Molhar uma gaze limpa na mistura de água com sal;
  4. Esfregar a gaze sobre a tatuagem durante cerca de 20 minutos;
  5. Lavar a pele com água morna e sabão;
  6. Aplicar creme hidratante sobre a área tratada.

Caso a tatuagem não desapareça completamente, é recomendado repetir o processo 2 a 3 vezes por dia até que a tinta desapareça completamente.

Cuidados após a remoção da tatuagem

Após a remoção da tatuagem é importante ter alguns cuidados para evitar que a pele fique manchada ou com cicatriz, sendo indicado que a pessoa tenha uma alimentação saudável e rica em alimentos anti-inflamatórios, além de beber bastante água ao longo do dia.

Além disso, como é comum haver a formação de crostas ou bolhas, principalmente após o tratamento a laser, é importante não tirar as crostas, nem estourar as bolhas e passar a pomada indicada pelo dermatologista, pois assim é possível acelerar a recuperação.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • OLIVEIRA, Carla G. B.; COHEN, Simão; ALVES, Valter. Remoção de tatuagens com laser: revisão de literatura. Surg Cosmet Dermatol. Vol 5. 4 ed; 2013
  • CHACUR, Roberto; CHARCUR, Nívea Maria B.; MENEZES, Honório S., et al. Remoção de tatuagem com laser Q-switched NdYAG em população brasileira. Rev. Bras. Cir. Plást. Vol 29. 3 ed; 404-409, 2014
  • KURNIADI, Ivan; TABRI, Farida; MAJID, Asnawi. Laser tattoo removal: Fundamental principles and practical approach. Dermatologic Therapy. 2020
  • CANNAROZZO, Giovanni; DEL DUCA, Ester; Cannizzaro, Maria Vittoria. Laser tattoo removal: results and issues. PMFA News. Vol 4. 6 ed; 2017
  • GREENBAUM, Steven S.; GREENBAUM, Joshua M. When a Tattoo Is No Longer Wanted: A Review of Tattoo Removal. Cosmetic Dermatology. 12-17, 2013
Mais sobre este assunto: