Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os riscos e os cuidados com a tatuagem

Fazer uma tatuagem pode ser uma decisão arriscada para a saúde porque as tintas utilizadas podem ser tóxicas.

As tintas vermelhas, laranjas e amarelas são as mais perigosas porque contém composto azólico que se desintegram quando expostas ao sol, espalhando-se pelo corpo e podendo aumentar o risco de câncer. 

As cores verde e azul em tons metálicos contêm níquel e, por isso, podem causar alergia de contato, sendo proibido em muitos cosméticos e bijuterias. Já a cor preta, apesar de ter menos riscos, contém substâncias tóxicas como carbon black, à base de petróleo, alcatrão e borracha, que aumentam as toxinas no corpo, facilitando o surgimento de doenças.

Conheça os riscos e os cuidados com a tatuagem

Principais riscos da tatuagem

Os principais riscos de fazer uma tatuagem incluem:

  • Reação alérgica à tinta usada, que podem surgir mesmo após muitos anos da realização da tatuagem;
  • Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol;
  • Formação de quelóides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços;
  • Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.

Além disso, pequenas gotículas da tinta podem se espalhar por todo o corpo, através da circulação linfática, e estas consequências ainda não são totalmente conhecidas. Facilitar o desenvolvimento de câncer é uma possibilidade, no entanto, como o câncer pode levar vários anos para se manifestar, torna-se difícil comprovar a ligação direta.

Os riscos do uso destas tintas existe porque estas substâncias apesar de serem regulamentadas pela Anvisa, não podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos. Outro fator importante é que além da falta de estudos sobre os efeitos da tatuagem em humanos, a curto, médio e longo prazo, os testes em animais não são permitidos.

Cuidados ao fazer uma tatuagem

Para reduzir o risco de surgimento de alguma destas complicações é importante ter alguns cuidados como:

  • Exigir que todo o material seja novo e descartável, evitando materiais que são esterilizados e reutilizados;
  • Preferir tatuagens pequenas e pretas;
  • Não fazer tatuagem em cima de pintas ou manchas, porque isso pode dificultar a visualização de alguma alteração no tamanho, forma ou cor da pinta;
  • Aplicar uma pomada ou creme cicatrizante ou antibiótica após a sua realização e durante 15 dias;
  • Aplicar uma boa camada de protetor solar, sempre que se expor ao sol, para proteger a pele e evitar que a tattoo desbote;
  • Não frequentar a praia ou piscina nos primeiros 2 meses pra diminuir o risco de infecções;
  • Não doar sangue durante 4 meses após a realização da tattoo.

Ao observar qualquer alteração na pele, no local da tatuagem deve-se ir ao médico para realizar exames e iniciar o tratamento adequado que pode incluir o uso de medicamentos para controlar os sintomas ou a doença que pode ter surgido e também a remoção da tatuagem. Entenda como este procedimento é feito: Tratamento a laser para remover tatuagem

Tatuagem de henna também tem riscos 

Conheça os riscos e os cuidados com a tatuagem

Fazer uma tatuagem de henna também é uma escolha que pode colocar a saúde em risco porque, assim como na tinta preta da tatuagem definitiva, no caso da henna negra também pode haver alergia: 

  • Coceira, vermelhidão, mancha, bolhas ou descoloração da pele no local da tatuagem;
  • Manchas vermelhas podem se espalhar por todo o corpo que geralmente surgem em até 12 dias.

Neste caso deve-se ir ao dermatologista para iniciar o tratamento que consiste em remover a tatuagem e aplicar cremes e loções como corticoides no local. 

Após a resolução da alergia o local da tatuagem com henna pode ficar marcado definitivamente, com alto relevo, ou a pele pode ficar mais clara ou mais escura em todo o contorno do desenho.

Henna é uma substância natural?

A henna é um corante vindo de uma planta chamada Lawsonia inermis sp, que após ser seca é reduzida a pó. Este pó é misturado a uma pasta que permite uma melhor aplicação do produto na pele, tendo uma coloração mais próxima do marrom.Dessa forma,  astatuagens de henna geralmente são mais naturais e, por isso, têm menor risco de reação alérgica.

No entanto, para conseguir a coloração negra da henna são adicionados outras substâncias como o corante sintético parafenilenodiamina (PPD). Quanto mais escura a cor, mais aditivos a tinta contém e, por isso, maior o risco de alergias porque este já não pode ser considerado um produto natural.

Assim, a tatuagem que tem menos risco para a saúde são as tattoos de henna natural, que tem uma coloração mais próxima do marrom, com um ligeiro tom avermelhado e que são as tatuagens realizadas por tribos indígenas, por exemplo. No entanto, estas não são definitivas e precisam ser retocadas com o passar do tempo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...