Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a Tabelinha para Não Engravidar

A tabelinha é um cálculo que se faz baseado nos dias do ciclo menstrual para saber quando é o período fértil da mulher e, por isso, ela pode contribuir para que a mulher saiba quando não pode ter relações, porque corre o risco de engravidar.

No entanto, como método contraceptivo ela não é muito eficaz e podem haver falhas, a mulher não deve se basear somente na tabelinha, mas associar outro método contraceptivo, como a camisinha, por exemplo, para aumentar a proteção e evitar uma gravidez indesejada.

Como usar a Tabelinha para Não Engravidar

Quais os dias que não pode ter relação 

Quem não está querendo engravidar, não pode ter relações durante o seu período fértil, que é entre o 11º e o 17º dia, a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, num ciclo de 28 dias. Como a mulher pode ter um ciclo mais irregular, estes dias podem variar de um mês para o outro, e é por causa disso que a tabelinha não deve ser usada como método exclusivo para evitar a gravidez. 

Para calcular os dias do período fértil em caso de ciclo menstrual regular, o que é preciso saber:

  • Qual o intervalo entre 4 ciclos menstruais, para contar quantos dias sua menstruação demora para descer;
  • Se descobrir que o intervalo não é o mesmo sempre, deve-se encontrar uma média de dias;
  • Depois disso, deve dividir esse número por 2 para encontrar exatamente o meio do ciclo;
  • O dia do meio do ciclo é o dia mais fértil do mês;
  • E o período fértil são os 3 dias antes e os 3 dias depois desse dia.

Esse vídeo explica o passo a passo para calcular os dias férteis em caso de menstruação irregular:

Melhores formas de evitar a gravidez 

Os melhores contraceptivos para evitar a gravidez indesejada incluem a pílula anticoncepcional, implante, camisinha, DIU, anel vaginal, diafragma, e a cirurgia de ligação das trompas ou vasectomia. Quando estes métodos são usados da forma correta, as chances de engravidar são menores que 98%.

Como a tabelinha pode ajudar a evitar a gravidez

Quem deseja realmente não engravidar pode usar a tabelinha, mas sempre usando outros métodos de forma conjunta porque assim a proteção é maior. Além da tabelinha, a mulher pode usar a camisinha, o espermicida, e pode introduzir os dedos na vagina para perceber se sua própria lubrificação está transparente e elástica, como a clara de ovo. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...