5 primeiros sintomas de fecundação

abril 2022

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Porém, estes sinais tendem a ser muito sutis e, por isso, muitas mulheres nem os percebem, mesmo quando estão tentando identificar algum sinal que indique se estão grávidas. Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual.

A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia. Veja como funciona o teste de farmácia e quando fazer.

Primeiros sinais de fecundação

Os sinais e sintomas de fecundação nem sempre estão presentes ou podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

Para que ocorra a fecundação e, consequentemente uma gravidez, é preciso que um espermatozoide viável encontre um óvulo, sendo necessário que a mulher esteja no período fértil. Os óvulos permanecem viáveis 12 a 24 horas no seu caminho até o útero, enquanto que os espermatozoides sobrevivem entre 48 e 72 horas. 

Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Para saber detectar os primeiros sinais de gravidez é importante saber a data de ovulação, por isso faça o teste e saiba quando será o seu próximo período fértil:

Erro
Erro

Como confirmar a gravidez

Para detectar a gravidez, pode-se primeiro fazer o teste de farmácia e, em caso de resultado positivo, a gravidez pode ser confirmada através do exame de sangue beta-HCG, que pode ser feito logo que a menstruação atrasar. Veja como funcionam os testes de gravidez.

Além disso, outra forma de detectar a gravidez é através de um exame de ultrassom, que consegue identificar a presença do embrião no útero e os batimentos cardíacos do bebê. Também é importante lembrar que após a confirmação da gestação, deve-se procurar o ginecologista e iniciar o acompanhamento de pré-natal.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em junho de 2020.

Bibliografia

  • CLEVELAND CLINIC. Pregnancy: Ovulation, Conception & Getting Pregnant. 2019. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/articles/11585-pregnancy-ovulation-conception--getting-pregnant>. Acesso em 03 dez 2019
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Manual de Assistência Pré-natal. 2014. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/images/arquivos/manuais/Manuais_Novos/Manual_Pre_natal_25SET.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
Mostrar bibliografia completa
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Pregnancy Symptoms – Early Signs of Pregnancy. 2019. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/early-pregnancy-symptoms/>. Acesso em 03 dez 2019
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Signs and symptoms of pregnancy. 2017. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/signs-and-symptoms-pregnancy/>. Acesso em 03 dez 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.