Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como calcular o Período fértil na menstruação irregular

Embora seja um pouco mais difícil saber exatamente quando é o período fértil nas mulheres que possuem a menstruação irregular, é possível ter uma ideia de quais poderão ser os dias mais férteis do mês, levando em consideração os últimos 3 ciclos menstruais. 

Para isso, é importante que a mulher anote o dia de cada ciclo em que ocorreu a menstruação, de forma a saber quando dias teve cada ciclo, para conseguir calcular os dias mais férteis.

Como calcular o Período fértil na menstruação irregular

Como calcular

Para calcular o período fértil, a mulher deve ter em consideração os últimos 3 ciclos e anotar os dias em que ocorreu o primeiro dia da menstruação, determinar o intervalo entre esses dias e calcular a média entre eles.

Por exemplo, se o intervalo de tempo entre 3 menstruações foi de 33 dias, 37 dias e 35 dias, isto dá uma média de 35 dias, que será a média de duração do ciclo menstrual (para isso, basta somar o número de dias dos 3 ciclos e dividir por 3).

Depois disso, a 35 deve subtrair 14 dias, que dá 21, o que significa que é ao 21º dia que ocorre ovulação. Neste caso, entre uma menstruação e outra, os dias mais férteis serão 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, ou seja, entre dia 18 e dia 24 após o primeiro dia da menstruação.

Confira os seus cálculos na calculadora seguinte:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Como se proteger

Para quem tem o ciclo irregular, a melhor estratégia para evitar a gravidez indesejada é tomar a pílula anticoncepcional que irá regular os dias de fluxo, lembrando de usar ainda assim a camisinha em todas as relações para se proteger também das infecções sexualmente transmissíveis.

Quem está tentando engravidar pode também experimentar comprar testes de ovulação na farmácia para ter a certeza dos dias mais férteis e investir no contato íntimo durante estes dias. Outra hipótese é ter relações sexuais, no mínimo, de 3 em 3 dias durante todo o mês, especialmente nos dias em que consiga identificar os sinais do período fértil, como a alteração da temperatura, a presença do muco na vagina e aumento da libido, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem