Calculadora do Período Fértil (e como calcular)

Atualizado em janeiro 2024

A calculadora do período fértil é uma forma simples e rápida de identificar os dias mais férteis, bastando preencher a data da última menstruação e quantos dias tem, normalmente, o ciclo menstrual.

Para saber quando será o seu próximo período fértil, preencha a calculadora com os dados da sua última menstruação:

Erro
Erro

O resultado desta calculadora funciona apenas para mulheres que têm um ciclo regular. Nos casos de ciclo irregular, deve-se utilizar outra fórmula. Veja como calcular o período fértil num ciclo irregular.

Identificar os dias do período fértil é importante para a mulher que está tentando engravidar, pois aumenta as chances de uma gravidez. No entanto, o cálculo do período fértil não deve ser usado como método contraceptivo natural, já que pode falhar. Saiba como escolher o melhor método contraceptivo.

O que é o período fértil

O período fértil é o momento do ciclo menstrual em que acontece a ovulação e a mulher tem maiores chances de engravidar. Este período dura aproximadamente 6 dias e acontece 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Leia também: Período Fértil: quando é, sintomas (e como calcular) tuasaude.com/periodo-fertil

Como calcular o período fértil

Para calcular o período fértil a mulher deve contar 14 dias após o primeiro dia da última menstruação e, depois, somar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar o intervalo dos 7 dias mais férteis. Este cálculo funciona melhor para mulheres que têm um ciclo regular de 28 dias.

No caso de ciclos regulares menores, como 24 ou 26 dias, por exemplo, a mulher deve encontrar o dia que marca o meio desse período, já que é por volta desse dia que acontece a ovulação. Assim, no caso do ciclo de 24 dias, a ovulação ocorre perto do 12º dia, ao invés do 14º.

Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor como funciona o ciclo menstrual e como calcular o período fértil:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Calcular período fértil num ciclo irregular

No caso de mulheres com ciclo menstrual irregular, o período fértil é mais difícil de calcular, pois o meio de cada ciclo (irregular) não pode ser identificado. 

No entanto, existem algumas formas de tentar prever, com menos precisão, o período fértil em casos de períodos irregulares. Uma das formas mais usadas consiste em anotar durante um ano a duração de cada ciclo e, depois, subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo. 

O período de dias entre os resultados indica o período fértil em cada ciclo. Por ser menos preciso, este método também oferece um período de dias mais alargado.

Por exemplo: se o ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil deve ser considerado entre o 4º e o 17º dias do ciclo. Veja mais detalhes sobre o período fértil no ciclo irregular.

Leia também: Como calcular o período fértil do ciclo irregular tuasaude.com/periodo-fertil-na-menstruacao-irregular

Como saber se estou no período fértil?

O período fértil pode ser identificado através de alguns sinais, como:

  • Aumento da secreção vaginal;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aumento do apetite;
  • Aumento da libido.

Os sinais e sintomas de período fértil acontecem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. Confira uma lista dos sintomas mais comuns durante o período fértil