Calcular período fértil (com calculadora online)

dezembro 2022
  1. Calculadora online
  2. Período fértil
  3. Ciclo irregular
  4. Sintomas

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia, num ciclo regular de 28 dias.

Assim, para identificar o período fértil, a mulher deve saber a duração média do seu ciclo e encontrar o dia que marca o meio desse período. No caso de uma mulher com ciclo de 28 dias, o meio do ciclo será o 14º dia após a última menstruação. Já no caso de uma mulher com ciclo de 26 dias, o meio será o 13º dia, por exemplo.

Após identificar o meio do ciclo, deve-se contar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar os 6/7 dias do período fértil.

Calculadora de período fértil online

Para calcular mais facilmente o período fértil preencha com os seus dados:

Erro
Erro

O resultado desta calculadora funciona apenas para mulheres que têm um ciclo regular. Nos casos de ciclo irregular, deve-se utilizar outra fórmula. Veja como calcular o período fértil num ciclo irregular.

O que é o período fértil

O período fértil é o momento ideal para a mulher engravidar. Este período dura aproximadamente 6 dias, e é a fase do mês em que ocorre a ovulação.

Durante o período fértil, o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de Falópio em direção ao útero e pode ser fecundado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez. Entenda melhor qual o melhor momento para engravidar.

Assista este vídeo e tire todas as suas dúvidas sobre o período fértil:

Calcular o período fértil num ciclo irregular

No caso de mulheres com ciclo menstrual irregular, o período fértil é mais difícil de calcular, pois o meio de cada ciclo não pode ser identificado. No entanto, existem algumas formas de tentar prever, com menos precisão, o período fértil em casos de períodos irregulares.

Uma das formas mais usadas consiste em anotar durante um ano a duração de cada ciclo e, depois, subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo. O período de dias entre os resultados indica o período fértil em cada ciclo. Por ser menos preciso, este método também oferece um período de dias mais alargado.

Por exemplo: se o ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil deve ser considerado entre o 4º e o 17º dias do ciclo. Veja mais detalhes sobre o período fértil no ciclo irregular.

Como saber se estou no período fértil?

O período fértil pode ser identificado através de alguns sinais, como:

  • Aumento da secreção vaginal;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aumento do apetite;
  • Aumento da libido.

Os sinais e sintomas de período fértil acontecem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez.

Confira uma lista dos 6 sinais mais comuns durante o período fértil,

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • THE FERTILITY SOCIETY OF AUSTRALIA. Understanding ovulation and the fertile window. 2018. Disponível em: <https://www.yourfertility.org.au/sites/default/files/2018-08/Understanding_ovualtion_and_the_fertile_window.pdf>. Acesso em 27 nov 2019
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 3028-3032.
Mostrar bibliografia completa
  • SOGIMIG. Manual de Ginecologia e Obstetrícia. 5.ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2012. 25-31.
  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 1052-1053.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

    03:38 | 2509735 visualizações