Surdez súbita: o que é, causas e tratamento (é reversível?)

A surdez súbita é a perda de audição que acontece rapidamente, geralmente por poucas horas ou dias, em um ouvido só. Pode vir acompanhada de zumbido, sensação de ouvido cheio e, às vezes, vertigem.

As causas da surdez súbita nem sempre são identificadas, mas alguns fatores podem estar envolvidos, como infecções virais, problemas de circulação no ouvido interno, doenças autoimunes ou traumatismos.

O tratamento da surdez súbita deve ser iniciado o mais rápido possível, e geralmente é feito com corticóides, por via oral ou injeção no ouvido, conforme orientação do otorrinolaringologista.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de surdez súbita

Além da redução da capacidade para ouvir, a surdez súbita pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Perda de audição em um ouvido;
  • Zumbido ou apito no ouvido;
  • Sensação de ouvido cheio ou pressão interna;
  • Vertigem ou desequilíbrio, em alguns casos.

Os sintomas da surdez súbita devem ser tratados como uma emergência. Identificá-los rapidamente aumenta as chances de um tratamento eficaz e da recuperação da audição.

Surdez súbita é reversível?

A surdez súbita pode ser reversível, principalmente se o tratamento começar rapidamente. A maioria das pessoas recupera parte ou toda a audição, geralmente em uma ou duas semanas.

Entretanto, atrasos no diagnóstico ou no tratamento podem reduzir as chances de recuperação completa.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da surdez súbita é feito pelo otorrinolaringologista, que inicialmente se baseia nos sintomas relatados pela pessoa e no histórico recente de perda auditiva.

Marque uma avaliação com o otorrinolaringologista mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico realiza testes auditivos, como a audiometria, para confirmar o nível e a frequência da perda de audição. Veja como é feita a audiometria.

Exames físicos do ouvido também podem ser feitos para descartar causas externas ou inflamatórias, como infecções ou bloqueios.

Em alguns casos, exames de imagem, como a ressonância magnética, são indicados para investigar problemas no ouvido interno ou tumores.

Causas de surdez súbita

A surdez súbita nem sempre tem uma causa identificável, mas alguns fatores podem aumentar o risco de perda auditiva rápida.

  • Infecções virais que afetam o ouvido interno;
  • Problemas de circulação no ouvido, como vasos sanguíneos bloqueados;
  • Doenças autoimunes que atacam estruturas do ouvido, como esclerose múltipla ou lúpus;
  • Traumatismos ou lesões no ouvido ou cabeça;
  • Infecção por protozoários, como toxoplasmose;
  • Uso de medicamentos ototóxicos, como antibióticos aminoglicosídeos e anti-inflamatórios;
  • Tumores no ouvido, como schwannoma vestibular, que são causas raras

A surdez súbita é mais comum afetar apenas um ouvido. A forma bilateral, afetando os dois ouvidos ao mesmo tempo, é rara e geralmente associada a condições, como doenças autoimunes, infecções graves ou distúrbios metabólicos.

Estas causas provocam inflamação das estruturas do ouvido e, por isso, podem afetar a audição, pelo menos até que a inflamação desapareça. 

Surdez súbita e estresse

O estresse intenso ou prolongado pode afetar a circulação do ouvido interno e o sistema imunológico, contribuindo para o surgimento da surdez súbita. 

Embora não seja uma causa direta, ele pode atuar como fator de risco ou desencadeante em pessoas predispostas.

Como é feito o tratamento

O tratamento da surdez súbita é feito pelo otorrinolaringologista, que avalia o caso e indica a melhor abordagem para cada pessoa, devendo começar o mais rápido possível, pois aumenta as chances de recuperação da audição.

O principal tratamento é com o uso de corticóides, por via oral ou por injeção diretamente no ouvido, através do tímpano.

Além disso, se for possível identificar a causa da surdez súbita, como infecção, doença autoimune ou uso de medicamento ototóxico, o médico ajusta o tratamento para tratar esse fator específico.

No caso da surdez súbita não melhorar com o tratamento ou afetar os dois ouvidos, o médico pode indicar aparelhos auditivos ou implantes cocleares para ajudar a ouvir.

Vídeos relacionados

DIETA PARA SÍNDROME DE MÉNIÈRE

03:27 | 94.965 visualizações

Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

03:56 | 454.391 visualizações