BCAA: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em maio 2022

O BCAA é um suplemento nutricional que contém aminoácidos de cadeia ramificada, como leucina, isoleucina e valina, que são considerados essenciais, pois são fundamentais para o organismo. Esses aminoácidos estão presentes em todas as proteínas do corpo, principalmente no tecido muscular, já que são metabolizados diretamente nos músculos e fornecem energia para a sua atividade.

O suplemento de BCAA é muito utilizado por pessoas que praticam atividade física, já que pode ajudar a melhorar o rendimento durante o exercício, além de favorecer o aumento da massa muscular e reduzir as lesões musculares. Esse suplemento pode ser encontrado em lojas de produtos esportivos ou naturais e lojas onlines, podendo ser apresentado na forma de cápsulas, pó ou líquido.

Além disso, esses aminoácidos estão presentes em vários alimentos como carnes, peixes e ovos, por exemplo, e, por isso, podem ser obtidos da dieta.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve

O suplemento de BCAA é utilizado principalmente por atletas ou pessoas que treinam de forma ativa ou praticam musculação. Assim, o seu uso regular e de acordo com a orientação do nutricionista serve para:

  • Prevenir a perda da massa muscular;
  • Reduzir a fadiga física e mental durante o exercício;
  • Aumentar o desempenho e rendimento durante o treino;
  • Reduzir a dor muscular depois dos treinos, reduzindo os danos que o exercício causa nos músculos;
  • Favorecer a formação de massa muscular.

A perda de massa muscular acontece devido à degradação de massa muscular que pode acontecer durante e após o treino, o que é devido ao fato do organismo não conseguir abastecer-se durante o treino por falta de aminoácidos, passando a ir buscar aminoácidos aos músculos para que possam ser usados na produção de energia para o resto do corpo.

Além disso, alguns estudos indicam que os BCAAs também poderiam favorecer a perda de peso, pois aparentemente estimulam a queima de gordura durante o exercício físico, sendo assim uma boa opção para quem pretende queimar gordura e perder peso, sendo importante que o uso do BCAA seja acompanhado por uma alimentação saudável.

Como tomar BCAA

A quantidade de BCAA que deve ser tomada depende das necessidades individuais e do objetivo de cada pessoa, sendo importante procurar a orientação de um nutricionista desportivo para que seja feita uma avaliação e seja verificado se é necessário ou não tomar o suplemento e, caso seja, indicar a quantidade mais indicada.

De forma geral, as indicações de como tomar o BCAA são:

  • Cápsulas: 2 cápsulas, 1 a 3 vezes por dia, entre as refeições e após o treino, para aumentar o rendimento durante o treino e evitar a perda de massa muscular;
  • Pó: diluir 5 gramas (1,5 medidor) em 100 mL de água ou suco e beber em até 90 minutos após a atividade física, juntamente com um alimento fonte de carboidrato, para aumentar a força e a massa muscular. Para melhorar o rendimento na atividade física aeróbica, é recomendado tomar uma dose de 5 gramas durante a atividade juntamente com uma bebida hidratante;
  • Líquido: misturar 30 mL do BCAA com água ou suco e beber uma medida antes e outra após o treino.

Os suplementos de BCAA costumam ser recomendados para pessoas que praticam atividade física mais de 3 vezes por semana, sendo principalmente indicado para atletas e fisiculturistas. Além disso, os BCAAs são especialmente importantes em períodos de maior cansaço e em treinos com grande exigência física e o seu uso pode ser associada à utilização de outros suplementos para ganhar massa muscular. Conheça outros suplementos para ganhar massa muscular.

Possíveis riscos

Os suplementos de BCAA também podem ter riscos para o organismo, pois o excesso de aminoácidos no corpo pode sobrecarregar os rins, causando desconforto, enjoo ou náusea, podendo até mesmo provocar pedra nos rins com o passar do tempo.

Por isso, é importante que converse com o seu médico ou nutricionista antes de iniciar a toma de suplementos de BCAA, principalmente se tiver algum problema grave de saúde, história de alergias ou doenças ou problemas nos rins. Além disso, a utilização de BCAAs está contraindicada para, crianças, adolescentes e pessoas com insuficiência renal.