Como usar a goiaba para prender o intestino

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

A goiaba é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa fruta possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir a diarreia e a dor de barriga.

Além disso, a goiaba tem boas quantidades de vitamina C, vitamina A, vitamina B e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater os vírus ou as bactérias que podem estar causando a diarreia.

A goiaba, quando associada a uma alimentação saudável,  priorizando alimentos com fibras solúveis, como pão branco e arroz branco, e carnes magras, como frango e peixe, melhora a digestão, alivia as dores de barriga e controla o volume de evacuações, prendendo o intestino. Veja como fazer uma alimentação saudável para prender o intestino.

Imagem ilustrativa número 2

Algumas receitas com goiaba e folhas de goiabeira que ajudam a prender o intestino são:

1. Suco de goiaba

O suco de goiaba é uma ótima opção para prender o intestino, já que diminui os movimentos do intestino, reduzindo o volume de evacuações.

Ingredientes:

  • 2 goiabas;
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã;
  • 1/2 litro de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem, descascar e picar as goiabas. Colocar as goiabas, a água e as folhas de hortelã no liquidificador e bater bem até ficar uma mistura bem homogênea. Para parar a diarreia é necessário beber o suco pelo menos 2 vezes ao dia. Apesar da sua eficácia, não é recomendado ultrapassar a dose recomendada, uma vez que em grandes quantidades a diarreia pode piorar.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Chá de goiaba

O chá de folhas de goiaba também ajuda a prender o intestino, porque possui propriedades adstringentes, diminuindo o volume de água nas fezes e ajudando, assim, a combater a diarreia.

Ingredientes:

  • 10 folhas da goiabeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de goiabeira lavadas em 1 litro de água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber 1 xícara de 3 a 4 vezes por dia. Veja outros benefícios da folha de goiabeira.

Outra opção é usar os brotos de goiaba. Para isso, basta ferver 4 brotos de goiaba em 1 xícara de água por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e beber 50 ml até 2 vezes ao dia.

3. Picolé de goiaba

O picolé de goiaba é uma excelente opção para prender o intestino. Além disso, a água usada na receita também ajuda a hidratar o organismo, recuperando a perda de água pelas fezes e evitando, assim, sintomas de desidratação, como cansaço excessivo, tontura ou confusão mental. Conheça todos os sintomas de desidratação.

Ingredientes:

  •  3 goiabas;
  •  300 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem a goiaba, descascar e picar em cubos. Em um liquidificador, colocar as goiabas e a água, batendo bem até ficar uma mistura homogênea. Transferir a mistura em formas de picolé ou sacos de sacolé e colocar no freezer ou congelador por 4 horas. Retirar o picolé das formas e servir.

Confira outras dicas para parar a diarreia mais rápido no vídeo a seguir:

youtube image - O que comer para a diarreia