Como usar a goiaba para prender o intestino

A goiaba é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa fruta possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir a diarreia e a dor de barriga.

Além disso, a goiaba tem boas quantidades de vitamina C, vitamina A, vitamina B e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater os vírus ou as bactérias que podem estar causando a diarreia.

A goiaba, quando associada a uma alimentação saudável,  priorizando alimentos com fibras solúveis, como pão branco e arroz branco, e carnes magras, como frango e peixe, melhora a digestão, alivia as dores de barriga e controla o volume de evacuações, prendendo o intestino. Veja como fazer uma alimentação saudável para prender o intestino.

Algumas receitas com goiaba e folhas de goiabeira que ajudam a prender o intestino são:

1. Suco de goiaba

O suco de goiaba é uma ótima opção para prender o intestino, já que diminui os movimentos do intestino, reduzindo o volume de evacuações.

Ingredientes:

  • 2 goiabas;
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã;
  • 1/2 litro de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem, descascar e picar as goiabas. Colocar as goiabas, a água e as folhas de hortelã no liquidificador e bater bem até ficar uma mistura bem homogênea. Para parar a diarreia é necessário beber o suco pelo menos 2 vezes ao dia. Apesar da sua eficácia, não é recomendado ultrapassar a dose recomendada, uma vez que em grandes quantidades a diarreia pode piorar.

2. Chá de goiaba

O chá de folhas de goiaba também ajuda a prender o intestino, porque possui propriedades adstringentes, diminuindo o volume de água nas fezes e ajudando, assim, a combater a diarreia.

Ingredientes:

  • 10 folhas da goiabeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de goiabeira lavadas em 1 litro de água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber 1 xícara de 3 a 4 vezes por dia.

Outra opção é usar os brotos de goiaba. Para isso, basta ferver 4 brotos de goiaba em 1 xícara de água por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e beber 50 ml até 2 vezes ao dia.

3. Picolé de goiaba

O picolé de goiaba é uma excelente opção para prender o intestino. Além disso, a água usada na receita também ajuda a hidratar o organismo, recuperando a perda de água pelas fezes e evitando, assim, sintomas de desidratação, como cansaço excessivo, tontura ou confusão mental. Conheça todos os sintomas de desidratação.

Ingredientes:

  •  3 goiabas;
  •  300 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem a goiaba, descascar e picar em cubos. Em um liquidificador, colocar as goiabas e a água, batendo bem até ficar uma mistura homogênea. Transferir a mistura em formas de picolé ou sacos de sacolé e colocar no freezer ou congelador por 4 horas. Retirar o picolé das formas e servir.

Confira outras dicas para parar a diarreia mais rápido no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • PRESTES, S, Luciana. Atividade antimicrobiana in vitro e antidiarréica em modelo experimental de extratos de folhas de plantas da família Myrtacea. Tese de conclusão de pós graduação, 2011. Universidade Federal de Pelotas.
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 17 mai 2022
Mostrar bibliografia completa
  • GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1ed. Minas Gerais: Adaequatio Estudio, 2014. 653-654.
  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE CAMPINAS - SP. Cartilha plantas medicinais. 2018. Disponível em: <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf>. Acesso em 17 mai 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 3 principais doenças que causam DIARREIA

    07:01 | 8760 visualizações
  • Como PARAR a DIARREIA mais rápido

    17:10 | 60013 visualizações
  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1344030 visualizações