Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 alimentos que prendem o intestino

Novembro 2020

Os alimentos que prendem o intestino são indicados para melhorar o intestino solto ou a diarréia e incluem frutas como a maçã e a banana verde, legumes como a cenoura cozida ou pães de farinha branca, por exemplo, pois são de fácil digestão e ajudam a regular o funcionamento do intestino.

Estes alimentos que prendem o intestino não devem ser consumidos por quem tem intestino preso e, neste caso, os alimentos mais indicados são os laxativos como aveia, mamão ou brócolis, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos laxantes

7 alimentos que prendem o intestino

Alguns alimentos que ajudam a prender o intestino incluem:

1. Banana verde

A banana verde possui menor quantidade de fibras solúveis do que a banana madura e, por isso, ajuda a controlar o intestino solto e diminuir a diarréia. O ideal é consumir banana prata ou banana maçã pois são os tipos de banana que possuem menor quantidade de fibras. 

Além disso, a banana verde é uma fonte importante de potássio que ajuda a repor os sais que o corpo perde quando se tem intestino solto ou diarréia. 

2. Maçã cozida

A maçã cozida é um excelente remédio caseiro para o intestino solto ou diarréia, pois contém fibras solúveis como a pectina, além de propriedades anti inflamatórias, ajudando a acalmar e melhorar o funcionamento do intestino e aliviar as crises. 

Para fazer 1 maçã cozida, deve-se lavar a maçã, retirar a casca, cortar em quatro pedaços e cozinhar por 5 a 10 minutos em uma xícara de água. 

3. Pêra cozida

A pêra, principalmente quando consumida sem casca, ajuda a prender o intestino pois contém fibras que absorvem a água em excesso dos intestinos e estimula a liberação de sucos gástricos que faz com que a comida se mova de forma mais lenta no intestino, além de ser uma fruta rica em água, ajudando a hidratar o corpo em casos de diarréia e intestino solto.

Uma ótima opção para consumir a pêra sem casca é cozinhar 2 ou 3 pêras em meio litro de água.

7 alimentos que prendem o intestino

4. Suco de caju

O suco de caju ajuda a prender o intestino por possuir taninos na sua composição com propriedades adstringentes que agem absorvendo o excesso de água do intestino, além de regularizar os movimentos intestinais, diminuindo a diarréia ou o intestino solto. 

No entanto, deve-se evitar usar suco de caju industrializado e dar a preferência para preparar o suco com a fruta inteira.

5. Cenoura cozida

A cenoura cozida é uma ótima opção para prender o intestino pois possui fibras que ajudam na formação do bolo fecal mais firme, além de regular os movimentos intestinais.

Para fazer a cenoura cozida, deve-se retirar a casca, cortar a cenoura em rodelas finas, cozinhar até a cenoura ficar macia e escorrer a água.  

6. Caldo de arroz

O caldo de arroz é uma ótima opção para melhorar o intestino solto ou a diarréia pois, além de fornecer líquido para o corpo, evitando a desidratação, tem um efeito aglutinador no trato digestivo, resultando em fezes mais firmes e volumosas. E por isso, a água do arroz ajuda a reduzir a duração da diarréia ou do intestino solto.

Veja como preparar o caldo de arroz para diarréia.

7 alimentos que prendem o intestino

7. Pães de farinha branca

Os pães de farinha branca são carboidratos simples e de fácil digestão e por isso ajudam a prender o intestino quando se tem diarréia ou intestino solto.

Uma boa opção é fazer torrada com o pão de sal ou pão francês, mas não se deve colocar manteiga ou margarina para não ter efeito contrário.

Receita para prender o intestino

Uma receita rápida e fácil de preparar com alimentos que prendem o intestino é: 

Suco de maçã com cenoura

7 alimentos que prendem o intestino

Ingredientes

  • 1 maçã sem casca;
  • 1 cenoura cozida em rodelas;
  • 1 copo de água;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo

Retirar a casca e as sementes da maçã e cortar em pedaços menores. Retirar a casca da cenoura, cortar em rodelas finas e cozinhar até que fiquem macias. Colocar os pedaços de maçã sem casca e a cenoura cozida no liquidificador com 1 litro de água e bater. Adicionar açúcar ou mel a gosto. 

Confira outras receitas para prender o intestino

Bibliografia >

  • BRANDT, Kátia Galeão. Diarreia aguda: manejo baseado em evidências. J. Pediatr. (Rio J.) . 91. 6; S36-S43, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem