Stelara (ustequinumabe): para que serve e como tomar

Atualizado em maio 2020

Stelara é um medicamento injetável que serve para o tratamento da psoríase em placa, especialmente indicado para casos em que outros tratamentos não foram eficazes. 

Este remédio tem na sua composição ustequinumabe, que é um anticorpo monoclonal que age inibindo proteínas específicas responsáveis pelas manifestações de psoríase. Saiba para que servem os anticorpos monoclonais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Stelara é indicado no tratamento da psoríase em placa, moderada a grave, em pacientes que não responderam a outros tratamentos, que não podem usar outros medicamentos ou outros tratamentos, como a ciclosporina, metotrexato e radiação ultravioleta.

Saiba mais sobre como é feito o tratamento da psoríase.

Como usar

Stelara é um remédio que deve ser aplicado na forma de injeção, sendo recomendado tomar 1 dose de 45 mg na semana 0 e 4 de tratamento, de acordo com as instruções dadas pelo médico. Depois desta fase inicial, apenas é necessário voltar a repetir o tratamento a cada 12 semanas. 

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Stelara podem incluir infecções dentárias, infecção do trato respiratório superior, nasofaringite, tontura, dor de cabeça, dor na orofaringe, diarreia, náusea, coceira, lombalgia, mialgia, artralgia, cansaço, eritema no local da aplicação e dor no local da aplicação. 

Quem não deve usar

Stelara está contraindicado para pacientes com alergia ao ustequinumabe ou a algum dos componentes da fórmula. 

Além disso, antes de iniciar o tratamento com este remédio, deve-se conversar com o médico, caso a pessoa esteja grávida ou amamentando, ou caso tenha sinais ou suspeitas de infecções ou de tuberculose.