Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Spidufen

O Spidufen é um medicamento com ibuprofeno e arginina na composição, indicado para o alívio da dor leve a moderada, inflamação e febre em casos de dor de cabeça, cólica menstrual, dor de dentes, dor de garganta, dores musculares e gripe, por exemplo.

Este medicamento está disponível na dose de 400 mg e 600 mg, com o sabor de menta ou damasco, e pode ser comprado em farmácias por um preço de cerca de 15 a 45 reais, dependendo da dose e da dimensão da embalagem.

Spidufen

Para que serve

O Spidufen está indicado para o alívio da dor leve a moderada nas seguintes situações:

  • Dor de cabeça;
  • Nevralgias;
  • Cólica menstrual;
  • Dor de dentes e dor pós-cirúrgica dental;
  • Dor muscular e traumática;
  • Coadjuvante no tratamento da dor da artrite reumatoide e osteoartrite;
  • Doenças musculares e ósseas em que se manifeste dor e inflamação.

Além disso, este medicamento também pode ser usado no alívio da febre e no tratamento sintomático da gripe.

Como funciona

O Spidufen contém ibuprofeno e arginina na sua composição.

O ibuprofeno age aliviando a dor, a inflamação e a febre, através da inibição reversível da enzima cicloxigenase.

A arginina é um aminoácido que torna o medicamento mais solúvel, garantindo uma rápida absorção do ibuprofeno, fazendo com que atue mais rapidamente em relação a medicamentos com o ibuprofeno isolado. Desta forma, o Spidufen começa a fazer efeito em cerca de 5 a 10 minutos após a ingestão.

Como usar

A posologia depende do problema que se pretende tratar:

1. Spidufen 400

  • Adultos: Para o tratamento de dores leves au moderadas, estados febris e gripe ou cólicas menstruais, a dose recomendada é de 1 envelope de 400 mg, 3 vezes ao dia. Como coadjuvante no tratamento da dor da artrite reumatoide, aconselha-se uma dose diária de 1200 mg a 1600 mg divididas em 3 ou 4 administrações, podendo, se for necessário, aumentá-la gradualmente até 2400 mg por dia, no máximo.
  • Crianças com mais de 12 anos: A dose diária recomendada é de 20 mg/kg dividida em 3 administrações. Como coadjuvante no tratamento de artrite reumatoide juvenil, a dose pode ser aumentada para 40 mg/kg/dia, dividida em 3 administrações. A dose máxima diária, para crianças com peso inferior a 30 kg, é de 800 mg.

2. Spidufen 600

  • Adultos: Para o tratamento de dores leves ou moderadas, estados febris e gripe e cólica menstrual, a dose recomendada é de 1 envelope de 600 mg, 2 vezes ao dia. Como coadjuvante no tratamento da dor de processos artríticos crônicos aconselha-se uma dose diária de 1200 mg a 1600 mg divididas em 3 ou 4 administrações, podendo, se necessário, ser aumentada gradualmente até 2400 mg diários por dia, no máximo.
  • Crianças com mais de 12 anos: A dose diária recomendada é de 20 mg/kg dividida em 3 administrações. Como coadjuvante no tratamento de artrite reumatoide juvenil, a dose pode ser aumentada para 40mg/kg/dia, divida em 3 administrações. A dose máxima diária, para crianças pesando menos de 30 kg, é de 800 mg.

O envelope do granulado de Spidufen deve ser diluído com água ou outro líquido, podendo ser tomado sozinho ou com alimentos. Em geral, recomenda-se tomar durante as refeições ou imediatamente depois de comer, de forma a reduzir a ocorrência de distúrbios no estômago.

Contra-indicações

O Spidufen não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroides, pessoas com histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal, relacionado a tratamento com anti-inflamatórios não esteroides, com úlcera/hemorragia no estômago ativa ou histórico de recorrência, com sangramento vascular cerebral, colite ulcerosa, diátese hemorrágica ou com sinais de insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave.

Também não deve ser usado em pacientes com fenilcetonúria, intolerância a frutose, má absorção da glicose-galactose ou deficiência de sacarina-isomaltase.

Além disso, este remédio também não deve ser utilizado durante a gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre, durante a lactação e em crianças com menos de 12 anos.

Conheça outros remédios para aliviar a dor e a inflamação.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Spidufen são diarreia, dor de estômago, dor abdominal, náuseas, excesso de gases intestinais, dor de cabeça, vertigem e distúrbios da pele, como reações cutâneas, por exemplo.


Bibliografia

  • ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA. Spidufen. 2018. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 15 Mai 2019
  • ONOFRE - CVS PHARMACY. Onofre - CVS pharmacy. Link: <www.onofre.com.br>. Acesso em 15 Mai 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem