Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Janeiro 2021

A somatropina é um remédio que contém o hormônio do crescimento humano, importante para o crescimento dos ossos e músculos, que age estimulando o crescimento esquelético, aumentando o tamanho e o número de células musculares e reduzindo a concentração de gordura no corpo.

Este medicamento pode ser encontrado em farmácias e drogarias com os nomes comerciais Genotropin, Biomatrop, Hormotrop, Humatrope, Norditropin, Saizen ou Somatrop, e é vendido somente com prescrição médica. 

A somatropina é um remédio de uso injetável e deve ser aplicada de acordo com as orientações do médico.

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Para que serve

A somatropina é usada para tratar a deficiência de crescimento em crianças e adultos com falta de hormônio do crescimento natural. Isso inclui pessoas com baixa estatura devido à síndrome de Noonan, síndrome de Turner, síndrome de Prader-Willi ou baixa estatura ao nascer sem recuperação do crescimento.

Como usar

A somatropina deve ser usada com indicação de um médico e aplicada no músculo ou sob a pele, e a dose precisa ser sempre calculada pelo médico, de acordo com cada caso. Porém, geralmente a dose recomendada é:

  • Adultos até 35 anos: a dose inicial varia de 0,004 mg até 0,006 mg de somatropina por kg de peso corporal diariamente aplicada sob a pele por via subcutânea. Esta dose pode ser aumentada para até 0,025 mg por Kg de peso corporal por dia aplicada por via subcutânea;
  • Adultos com 35 anos ou mais: a dose inicial varia de 0,004 mg até 0,006 mg de somatropina por kg de peso corporal diariamente aplicada sob a pele por via subcutânea, e pode ser aumentada até 0,0125 mg por Kg de peso corporal por dia por via subcutânea;
  • Crianças: a dose inicial varia de 0,024 mg até 0,067 mg de somatropina por kg de peso corporal diariamente aplicada sob a pele por via subcutânea. Dependendo do caso, o médico também pode indicar 0,3 mg até 0,375 mg por Kg de peso corporal semanalmente, dividido em 6 a 7 doses, aplicadas uma a cada dia por via subcutânea sob a pele. 

É importante mudar os locais entre cada injeção subcutânea aplicada sob a pele, para evitar ocorrência de reação no local da injeção como vermelhidão ou inchaço.

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com somatropina são dor de cabeça, dor muscular, dor no local da injeção, fraqueza, rigidez das mãos ou pés ou retenção de líquidos.

Além disso, pode ocorrer aumento da resistência à insulina, ocasionando diabetes com aumento da glicose no sangue e presença de glicose na urina.

Quem não deve usar

A somatropina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com tumor maligno ou baixa estatura causada por tumor cerebral e por pessoas alérgicas à somatropina ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, em pessoas com diabetes tipo 2, hipotireoidismo não tratado ou psoríase, a somatropina deve ser usada com precaução, devendo ser muito bem avaliada pelo médico antes de usar.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Somatropin Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/somatropin.html>. Acesso em 14 Jan 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...