Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como a Diabetes afeta os Olhos

Todo diabético deve ter uma atenção especial à saúde de seus olhos pois as altas concentrações de glicose no sangue pode levar a diversas doenças oculares. Uma das mais frequentes complicações da diabetes é a retinopatia diabética, uma lesão no olho que pode levar à cegueira permanente. Outras doenças oculares causadas pela diabetes são: glaucoma e catarata, que também podem evoluir para cegueira, embora hajam formas de tratamento eficazes que podem trazer a cura para a doença.

Estas complicações se desenvolvem mais facilmente nas pessoas com diabetes tipo 1, e o controle da glicose e o acompanhamento frequente dos diabéticos é a forma mais eficiente de evitar estas consequências. Saiba como controlar a diabetes para evitar complicações.

Como a Diabetes afeta os Olhos

As principais complicações oculares causadas pela diabetes são:

1. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética começa de forma branda evoluindo, em alguns casos, para a forma mais grave da doença, a retinopatia diabética proliferativa, onde há um grande comprometimento da visão, podendo haver ainda hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris.

A fotocoagulação a laser de argônio e a vitrectomia são as melhores formas de tratamento para retinopatia diabética proliferativa, porém deve-se ficar bem claro que a melhor forma de impedir a progressão da doença para cegueira é através do controle diário das taxas de açúcar no sangue e a realização de pelo menos 1 consulta anual com o oftalmologista.

Saiba mais detalhes essa doença em: Retinopatia diabética

2. Glaucoma

O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho. Com o tempo, esta pressão alta danifica o nervo ótico, que pode levar a perda da visão lateral do seu olho. Saiba identificar os primeiros sintomas do glaucoma.

Seu tratamento pode ser feito com o uso diário de colírios para baixar a pressão no olho, mas por vezes o oftalmologista pode indicar uma cirurgia a laser.

3. Catarata 

A catarata é uma espécie de nuvem que se forma sobre o cristalino do olho, que deixa a visão embaçada, seu tratamento consiste na remoção desta 'nuvem' e a colocação de uma lente dentro do olho. Saiba mais detalhes da cirurgia para catarata.

O que fazer em caso de suspeita de alteração visual

Se você tem diabetes e nota que está com alguma dificuldade para ler, sente dor nos olhos, se eles ficam vermelhos e se você sente alguma tontura em determinados momentos do dia, deve medir sua glicemia diariamente para saber a diabetes está devidamente controlada e seguir o tratamento indicado pelo médico para manter a taxa de açúcar no sangue sob controle.

Além disso, é aconselhado ir numa consulta com um oftalmologista para que faça todos os exames necessários para identificar precocemente qualquer complicação ocular. A melhor forma de lidar com essa situação é descobrindo logo o que tem e iniciando o tratamento adequado porque as complicações da diabetes nos olhos podem ser irreversíveis e a cegueira é uma possibilidade.

Mesmo quem ainda não apresenta nenhuma alteração visual deve ir ao oftalmologista 1 vez ao ano para realizar exames que possam identificar possíveis alterações logo que elas surgirem.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...