Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 alterações dos olhos causadas pela diabetes

As altas concentrações de glicose circulante no sangue comum na diabetes não tratada pode levar ao desenvolvimento de alterações na visão, o que pode ser percebida inicialmente por meio do aparecimento de alguns sinais e sintomas como visão embaçada e desfocada e dor no olho.

À medida que os níveis de glicose aumentam é possível que haja progressão das alterações na visão, podendo haver o desenvolvimento de doenças que necessitam de tratamento mais específico como glaucoma e catarata, por exemplo. Além disso, há também o risco da pessoa com diabetes descompensada desenvolver cegueira irreversível.

Assim, para evitar as complicações da visão que podem acontecer na diabetes, é importante que o tratamento da diabetes seja feito de acordo com a recomendação do endocrinologista e que os níveis de glicose sejam monitorados regularmente. Dessa forma é possível prevenir não só as alterações da visão, mas outras complicações relacionadas com a diabetes. Veja quais são as complicações mais comuns da diabetes.

5 alterações dos olhos causadas pela diabetes

As principais complicações oculares causadas pela diabetes são:

1. Edema macular

O edema macular corresponde ao acúmulo de líquido na mácula, que corresponde à área central da retina que é responsável pela visão. Essa alteração, dentre outras causas, pode acontecer como consequência da diabetes não tratada e levar à diminuição da capacidade visual.

Como é o tratamento: O tratamento para edema macular é feito com o uso de colírios indicados pelo oftalmologista, além de poder ser indicado em alguns casos a realização de fotocoagulação a laser.

2. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é caracterizada pelo desenvolvimento de lesões progressivas na retina e nos vasos sanguíneos presentes no olho, o que pode causar dificuldade para enxergar e visão embaçada. Essas lesões são formadas à medida que há aumento nos níveis de glicose circulante e, assim, nos casos mais diabetes, é possível que haja hemorragia, descolamento da retina e cegueira.

Como é o tratamento: A retinopatia diabética pode ser tratada por meio da realização e fotocoagulação com laser de argônio e vitrectomia. No entanto, a melhor forma de combater a retinopatia diabética é por meio da realização do tratamento da diabetes.

Conheça mais sobre a retinopatia diabética.

3. Glaucoma

O glaucoma é uma alteração ocular que acontece devido ao aumento da pressão dentro do olho, o que pode danificar o nervo óptico e levar à perda da visão à medida que a doença desenvolve-se.

Como é o tratamento: O tratamento para glaucoma deve ser feito com uso diário de colírios para baixar a pressão no olho, no entanto o oftalmologista pode indicar, em alguns casos, a realização de cirurgia a laser.

Veja mais sobre o glaucoma assistindo a seguir:

4. Catarata

A catarata é também uma doença ocular que pode acontecer como consequência da diabetes e acontece devido ao comprometimento do cristalino do olho, o que deixa a visão mais embaçada e pode levar à perda progressiva da visão.

Como é o tratamento: O tratamento para catarata deve ser recomendado pelo oftalmologista, sendo normalmente indicada a realização de cirurgia para retirar o cristalino do olho e substituição por uma lente ocular que diminua as alterações da visão. Veja como é a cirurgia para catarata.

5. Cegueira

A cegueira pode acontecer quando a pessoa possui diabetes não controlada e quando as alterações na visão apresentadas pela pessoa não são investigadas. Assim, pode haver lesões oculares progressivas que podem resultar em perda definitiva da visão, não havendo tratamento para reverter o quadro.

5 alterações dos olhos causadas pela diabetes

O que fazer em caso de suspeita de alteração visual

Caso a pessoa verifique ao longo do dia que está com alguma dificuldade para ler, sente dor nos olhos ou se a pessoa fica tonta em alguns momentos do dia, é importante que faça a medição da glicemia para verificar os níveis de glicose circulantes no sangue, sendo então determinado o tratamento mais adequado para manter os níveis normais de glicemia.

Além disso, é aconselhado consultar o oftalmologista para que sejam realizados todos os exames necessários para identificar precocemente qualquer complicação ocular. A melhor forma de lidar com essa situação é descobrindo logo o que tem e iniciando o tratamento adequado porque as complicações da diabetes nos olhos podem ser irreversíveis e a cegueira é uma possibilidade.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem