Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a pele seca e com acne

Geralmente a acne aparece em peles oleosas, já que é provocada por uma liberação exagerada de sebo pelas glândulas sebáceas, levando à proliferação de bactérias que leva à inflamação dos folículos.

Em alguns casos, as pessoas que tem acne podem sentir a pele seca, tendo dificuldade em encontrar produtos que satisfaçam a necessidade de hidratação e de tratamento das espinhas.

Como tratar a pele seca e com acne

É normal ter acne com pele seca?

Algumas pessoas que sentem a pele seca podem também ter acne, mas geralmente estes casos tratam-se de peles desidratadas, que é algo muito comum em peles oleosas, que podem ter oleosidade e brilho mas têm falta de água.

Pele desidratada

As peles oleosas têm tendência a ficar desidratadas devido à perda excessiva de água através dos poros dilatados, que são muito característicos das peles oleosas, e ao excesso de produção de sebo, que é um fator que dificulta a hidratação. Além disso, pessoas com peles oleosas usam produtos demasiado abrasivos, que retiram os óleos naturais de proteção da pele.

Desidratação é muitas vezes confundida com pele seca, porque provoca sintomas semelhantes. No entanto, enquanto uma pele seca é uma pele que produz uma quantidade insuficiente de óleos naturais, sendo uma pele desnutrida, uma pele desidratada tem uma quantidade insuficiente de água, mas pode produzir oleosidade em excesso, o que leva ao desenvolvimento da acne.

Assim, quando as pessoas que têm acne sentem secura na pele, geralmente o que isso significa que têm a pele desidratada, com falta água, o que é confundido com uma pele desnutrida, em que falta gordura, a chamada de pele seca. 

Pele seca

De qualquer forma, se a pele seca não for bem tratada e se forem usados sabonetes muito agressivos, pode ficar fragilizada e suscetível à entrada de bactérias e químicos que levam a uma alteração da função da barreira da pele e à activação da resposta imune, ocorrendo inflamação e a formação das chamadas espinhas. Além disso, também podem aparecer devido ao entupimento dos poros, que pode ser provocado pelo uso em excesso de produtos cosméticos.

Pele mista

Além disso, uma pele seca pode também ser uma pele oleosa, que é conhecida por pele mista. Este tipo de pele é geralmente oleosa na zona T, que é a região da testa, queixo e nariz e é seca no resto do rosto. Assim, uma pele mista pode ter acne na zona T devido ao excesso da produção de sebo, mas manter-se seca nas bochechas, por exemplo.

Como tratar a pele seca e com acne

Como tratar este problema

O ideal é avaliar caso a caso, o que pode ser feito com a ajuda de um dermatologista, porque o tratamento vai depender do tipo de pele.

1. Pele desidratada com acne

Antes de escolher os produtos adequados a esta situação, é importante saber que a pele desidratada é uma pele que precisa de água e de ingredientes que retenham essa água na pele. No entanto, esses produtos não podem ter muita quantidade de óleos na formulação, para não piorar a acne.

Assim, o ideal é optar por um produto de lavagem de rosto, que respeite a fisiologia da pele, como o gel de limpeza facial Effaclar da La Roche Posay ou a água micelar Sebium da Bioderma e um produto de hidratação com ou sem ação matificante, como a emulsão Sebium Global da Bioderma ou o hidratante facial antioleosidade Effaclar Mat, que devem ser usados diariamente, de manhã e à noite.

Além disso, deve-se fazer esfoliação cerca de 2 vezes por semana e uma máscara purificante e uma máscara hidratante, cerca de uma vez por semana. Pode ainda usar-se uma solução que é aplicada localmente nas borbulhas em forma de bastão e um serum para peles desidratadas da Skinceuticals ou da Avène, por exemplo, que é aplicado diariamente antes do hidratante.

Caso as borbulhas estejam inflamadas, devem-se evitar esfoliantes físicos, que são aqueles que têm pequenas esferas ou areias na composição, para não piorar a inflamação e optar por esfoliantes químicos que tenham alfa hidroxiácidos na composição, como é o caso do Sébium Pore Refiner da Bioderma.

Caso a pessoa use maquiagem, deve optar sempre por uma base livre de óleos, que geralmente contém no rótulo a indicação "oil-free".

2. Pele mista com acne

A pele mista com acne precisa de ser nutrida e hidratada, o que é difícil de conseguir com apenas um produto, porque ou esse produto dá óleo a mais à pele, piorando a acne, ou dá em quantidade insuficiente, deixando a pele mais seca.

O que se pode fazer é optar por um produto de lavagem que respeite a fisiologia da pele como o gel de limpeza da Clinique ou a água micelar Sensibio H2O da Bioderma e insistir mais na zona T, para retirar a oleosidade em excesso e escolher um creme hidratante cujo rótulo tenha a indicação para peles mistas, o que geralmente está disponível em todas as marcas.

Além disso, a esfoliação pode ser feita da mesma forma que nas peles desidratadas e a máscara purificante pode ser aplicada apenas na zona T. Em casos em que estas medidas não sejam suficientes, pode ser aplicado um hidratante anti acne na zona T e outro diferente no resto do rosto que nutra a pele, como o creme hidratante Hidrance Optimale, da Avène.

Caso a pessoa use maquiagem, deve optar sempre por uma base livre de óleos, que geralmente contém no rótulo a indicação "oil-free".

3. Pele seca com espinhas

Em situações em que a pessoa tenha de facto pele seca e apareçam algumas espinhas, os produtos a usar são um gel ou creme de limpeza para pele seca, como a água micelar Sensibio H2O da Bioderma ou a espuma de limpeza Pureté Thermale, da Vichy e um creme também para pele seca, como o creme hidratante Hidrance Optimale, da Avène ou o creme Sensibio da Bioderma, por exemplo. Veja também uma solução caseira para pele seca.

As espinhas podem ser tratadas com a aplicação de um produto localmente, como uma loção em forma de bastão, como o bastão secativo da Zeroak ou da Natupele, por exemplo.

Para todos os casos, é muito importante remover a maquiagem antes de dormir, porque é durante a noite que a pele é regenerada, por isso é necessário remover todos os químicos e poluentes que a pele vai acumulando ao longo do dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...