Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sistema cardiovascular: Anatomia, fisiologia e doenças

O sistema cardiovascular é o conjunto que inclui o coração e os vasos sanguíneos e que é responsável por levar o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico para todos os órgãos do corpo, permitindo que funcionem de forma adequada. 

Além disso, outra função importante deste sistema é trazer de volta o sangue de todo o corpo, que está pobre em oxigênio e que precisa passar de novo pelos pulmões, de forma a fazer as trocas gasosas.

Sistema cardiovascular: Anatomia, fisiologia e doenças

Anatomia do sistema cardiovascular

Os principais componentes do sistema cardiovascular são:

1. Coração

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e é caracterizado por um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba. Ele é dividido em quatro câmaras:

  • Dois átrios: por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;
  • Dois ventrículos: é a partir daí que o sangue vai para o pulmão ou para o resto do corpo.

O lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico, também conhecido como sangue venoso, e o leva para os pulmões, onde recebe oxigênio. Dos pulmões, o sangue segue para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

2. Artérias e veias

Para circular por todo o corpo, o sangue flui dentro de vasos sanguíneos, que podem ser classificados como:

  • Artérias: são fortes e flexíveis pois precisam transportar o sangue do coração e suportar pressões sanguíneas elevadas. Sua elasticidade ajuda na manutenção da pressão arterial durantes os batimentos cardíacos;
  • Artérias menores e arteríolas: possuem paredes musculares que ajustam seu diâmetro a fim de aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma determinada área;
  • Capilares: são vasos sanguíneos pequenos e de paredes extremamente finas, que atuam como pontes entre artérias. Estes permitem que o oxigênio e os nutrientes passem do sangue para os tecidos e que os resíduos metabólicos passem dos tecidos para o sangue;
  • Veias: transportam o sangue de volta para o coração e geralmente não estão sujeitas a grandes pressões, não precisando ser tão flexíveis como as artérias. 

Todo o funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento do coração, onde os átrios e ventrículos do coração relaxam e se contraem formando um ciclo que garantirá toda a circulação do organismo.

Fisiologia do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria aorta.

A fisiologia do sistema cardiovascular é ainda composta por diversas etapas, que incluem:

  1. O sangue vindo do corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico flui através das veias cavas até o átrio direito;
  2. Ao encher, o átrio direito envia o sangue até o ventrículo direito;
  3. Quando o ventrículo direito fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que vão suprir os pulmões;
  4. O sangue flui para os capilares nos pulmões, absorvendo o oxigênio e eliminando gás carbônico;
  5. O sangue rico em oxigênio, flui através das veias pulmonares até o átrio esquerdo no coração;
  6. Ao encher, o átrio esquerdo envia o sangue rico em oxigênio até o ventrículo esquerdo;
  7. Quando o ventrículo esquerdo fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula aórtica até a aorta;

Por fim, o sangue rico em oxigênio, irriga todo o organismo, fornecendo a energia necessária para o funcionamento de todos os órgãos.

Sistema cardiovascular: Anatomia, fisiologia e doenças

​Possíveis doenças que podem surgir

Existem diversas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. As mais comuns incluem:

  • Infarto: dor intensa no peito causada pela falta de sangue no coração, que pode levar a morte. Conheça os principais sintomas do infarto
  • Arritmia cardíaca: é caracterizada por batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar. Conheça as causas deste problema e como identificar.
  • Insuficiência cardíaca: surge quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos;
  • Doença cardíaca congênita: são malformações cardíacas que estão presentes à nascença, como um sopro no coração;
  • Miocardiopatia: é uma doença que afeta a contração do músculo do coração;
  • Valvulopatia: são um conjunto de doenças que afetam alguma das 4 válvulas que controlam o fluxo sanguíneo no coração.
  • Acidente vascular cerebral (AVC): é causado por entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro. Além disso o AVC pode ter como consequência a perda de movimentos, problemas na fala e visão.

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais, são as principais causas de morte em todo o mundo. Os avanços na medicina tem ajudado a reduzir esses números, porém o melhor tratamento continua sendo a prevenção. Veja o que fazer para prevenir o AVC em 7 dicas para diminuir o risco de infarto e AVC

Assim, a principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio para as células e retirar resíduos do metabolismo celular. As artérias saem do coração com sangue rico em oxigênio e nutrientes, enquanto que as veias chegam no coração com o sangue rico em gás carbônico e resíduos metabólicos, exceto as veias pulmonares que trazem o sangue rico em oxigênio, proveniente dos pulmões.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem