O climatério é uma fase natural da vida da mulher que marca a transição do período fértil para o não reprodutivo, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos, como estrogênio e progesterona.
Os sintomas do climatério podem começar a surgir após os 40 de idade, sendo os mais comuns as ondas de calor, ciclo menstrual irregular, diminuição do desejo sexual, cansaço e alterações bruscas do humor.
Embora seja uma fase natural da vida da mulher, é importante consultar o ginecologista regularmente, pois existem diversos tratamentos que podem ajudar a diminuir os desconfortos comuns do climatério, incluindo a terapia de reposição hormonal.
Sintomas do climatério
Os principais sintomas do climatério são:
- Ondas de calor e suor noturno;
- Insônia ou dificuldade para dormir;
- Diminuição da libido e secura vaginal;
- Irritabilidade e ansiedade;
- Dificuldade de concentração e lapsos de memória;
- Dor de cabeça, dores nas articulações e musculares;
- Palpitações e tonturas;
- Aumento de peso, perda de elasticidade da pele e diminuição do volume dos seios;
- Incontinência urinária ao esforço;
- Cansaço frequente, mesmo sem grande esforço.
Além disso, no climatério também podem ser observadas algumas alterações na menstruação, como ciclo menstrual irregular ou menos intenso.
Leia também: Como fica a menstruação na menopausa? tuasaude.com/ciclo-menstrual-na-menopausaDiferença entre climatério e menopausa
O climatério é o período de transição da vida da mulher que inclui a pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa, com várias mudanças hormonais e sintomas.
Já a menopausa é o momento específico da última menstruação por pelo menos 12 meses seguidos, que marca o fim da fase fértil. Saiba tudo sobre a menopausa.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do climatério é feito pelo ginecologista principalmente pela avaliação dos sintomas e do histórico menstrual da mulher, como mudanças no ciclo.
Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue para medir os níveis hormonais, especialmente o FSH, que tende a aumentar na transição e pode ajudar a confirmar o climatério.
Leia também: FSH: o que é, para que serve e porque está alto ou baixo tuasaude.com/hormonio-fshMarque uma consulta com o ginecologista mais próximo para avaliar os sintomas e iniciar o tratamento mais adequado:
Quando começa o climatério?
O climatério costuma começar por volta dos 40 anos, marcando a transição para o fim do período fértil.
O climatério dura quanto tempo?
O climatério é um período da vida da mulher que começa antes da menopausa e se estende pela pós-menopausa, podendo durar vários anos e até o resto da vida, já que envolve toda essa transição gradual.
Como é feito o tratamento
O tratamento do climatério é indicado pelo ginecologista e deve ser adaptado às necessidades e sintomas de cada mulher, visando melhorar sua qualidade de vida durante essa fase de transição.
A principal forma de tratamento é a terapia hormonal, que utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona, sendo o tratamento mais eficaz para alívio dos sintomas. Entenda como é feita a terapia de reposição hormonal.
Em casos de mulheres que não podem ou não desejam fazer uso de hormônios, existem alternativas não hormonais, que incluem alimentação saudável, prática regular de atividade física, controle do peso e do sono.
Além disso, a fitoterapia com uso de soja e linhaça, que contêm fitoestrógenos, pode ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas em mulheres que não podem usar hormônios.
Assista ainda o vídeo seguinte e saiba quais os alimentos que contribuem para aliviar os sintomas do climatério e da menopausa: