Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fica a Menstruação na Menopausa

O ciclo menstrual na menopausa fica bastante alterado devido as mudanças hormonais bruscas e constantes que ocorrem nesta fase da vida da mulher. Por isso é normal a menstruação ficar irregular, durar mais dias e vir em maior ou menor intensidade.

Além disso, a menstruação pode falhar alguns meses, demorando mais de 60 dias para retornar, mas a mulher só entra na menopausa quando completa 12 meses consecutivos sem menstruação, antes disso, este período é chamado de climatério, mas também deve ser acompanhado pelo médico qe poderá indicar o que fazer para combater sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade e dor de cabeça que costumam surgir nessa época.

Como fica a Menstruação na Menopausa

Principais alterações da menstruação no climatério

Algumas alterações comuns no ciclo menstrual durante o climatério são:

1. Menstruação em pouca quantidade

Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.

Estas alterações ocorrem devido à baixa produção de estrogênio e progesterona, assim como pela falta de ovulação na mulher, sendo natural e esperado que aconteça por volta dos 50 anos de idade. 

2. Menstruação com coágulos

Durante o climatério o aparecimento de pequenos coágulos de sangue na menstruação é normal, porém, se houver muitos coágulos de sangue na menstruação deve-se ir ao ginecologista, porque isto pode ser sinal de pólipos uterinos ou até mesmo de câncer. O corrimento vaginal acompanhado de pequenos traços de sangue também pode ocorrer entre 2 períodos menstruais, mas também requer consulta médica. 

3. Menstruação atrasada

A menstruação atrasada é um acontecimento comum no climatério, mas também pode acontecer se a mulher engravidar nessa fase. Por isso, o mais indicado é realizar um teste de gravidez, se não tiver realizado a laqueadura de trompas e ainda for possível engravidar.

Muitas mulheres engravidam durante o climatério porque acham que seu corpo não é capaz de amarecer óvulos e por isso param de usar os métodos contraceptivos e a gravidez acaba acontecendo. Apesar da gravidez tardia ser mais arriscada, na maior parte das vezes não tem complicações. Saiba mais em: É possível engravidar na menopausa?

Para ter certeza de que está entrando na menopausa a mulher pode ir ao ginecologista e realizar exames que possam avaliar as variações hormonais e como está seu útero e endométrio, certificando-se de que não há nenhum problema de saúde levando ao surgimento de sintomas como menstruação prolongada ou ausência menstrual.

Saiba o que você pode fazer para se sentir melhor nessa fase assistindo ao vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...