O que você precisa saber?

Sintomas do câncer de pâncreas

Os sintomas de câncer no pâncreas podem variar de acordo com o local do órgão afetado pelo tumor.

Na maior parte dos casos, o câncer se desenvolve nas células que produzem sucos digestivos e é conhecido como câncer de pâncreas exócrino. Este tipo de câncer provoca sintomas como:

  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Fezes esbranquiçadas ou com gordura;
  • Coceira na pele;
  • Dor abdominal forte que irradia para as costas;
  • Falta de apetite e perda de peso;
  • Náuseas frequentes e vômitos.

Além disso, este tipo de câncer também pode se desenvolver nas células responsáveis por produzir hormônios e, nesses casos, os sinais comuns incluem surgimento frequente de úlceras no estômago, alterações bruscas dos níveis de açúcar no sangue, aumento do fígado ou diarreia intensa, por exemplo.

Sintomas do câncer de pâncreas

Em casos mais raros, qualquer tipo de câncer de pâncreas pode provocar uma hemorragia interna causada pelo rompimento de vasos sanguíneos do sistema digestivo, devido à pressão realizada pelo aumento de volume do pâncreas. Esta hemorragia interna pode gerar melenas, que é a presença de sangue nas fezes, o que as deixa muito mal cheirosas e enegrecidas.

Uma vez que na sua fase inicial este tipo de câncer não provoca o surgimento de sintomas, a maior parte dos pacientes só descobrem o diagnóstico numa fase mais avançada quando o câncer já se espalhou para outros locais, tornando mais difícil o tratamento.

Entenda como é feito o tratamento deste tipo de câncer.

Quando ir ao médico

É aconselhado consultar um clínico geral, gastroenterologista ou endocrinologista assim que surgem os primeiros sintomas e duram mais de 1 semana para desaparecer.

Nestes acasos, normalmente é feita uma tomografia computadorizada para identificar alterações no pâncreas e exames de sangue para observar se existem alterações nos níveis de alguns hormônios, que possam confirmar o diagnóstico.

Principais causas

Ainda não são conhecidas as causas específicas do câncer de pâncreas, no entanto, pessoas com mais de 50 anos, fumantes, com obesidade ou que têm histórico deste tipo de câncer na família apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...