O câncer de pâncreas pode provocar sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, fezes esbranquiçadas, perda de peso, dor no abdome, má digestão, náusea e vômitos frequentes.
No entanto, é comum existirem poucos sintomas nas fases iniciais e, por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas apenas quando o tumor já se desenvolveu para fora do órgão. Entenda o que é câncer de pâncreas e o diagnóstico.
Em caso de suspeita de câncer de pâncreas, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral, podendo ser indicado exames, como o ultrassom do abdome ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.

Principais sintomas
Os principais sintomas que podem indicar o câncer de pâncreas são:
- Pele e olhos amarelados, quando o tumor comprime os ductos que transportam a bile;
- Urina escura, que acontece pelo acúmulo de bilirrubina no sangue, quando existe obstrução dos ductos biliares;
- Fezes esbranquiçadas, devido à diminuição da quantidade de bile que chega ao intestino;
- Coceira na pele, também causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue;
- Dor no abdome, que também pode afetar as costas, devido ao crescimento do tumor, comprimindo órgãos e nervos próximos;
- Má digestão, quando a produção do suco pancreático é afetada, dificultando a digestão dos alimentos gordurosos, por exemplo;
- Falta de apetite e perda de peso, devido às alterações na digestão e metabolismo provocadas pelo câncer;
- Náusea e vômitos, quando o tumor dificulta o trânsito dos alimentos pelo intestino;
- Formação de coágulos no sangue, devido à invasão de vasos sanguíneos pelo tumor e produção de substâncias que estimulam a coagulação do sangue;
- Desenvolvimento de diabetes, que pode acontecer quando o tumor interfere na sua produção de insulina.
Além disso, quando o câncer de pâncreas provoca o desenvolvimento de diabetes, é comum surgirem outros sintomas, como alteração dos níveis de glicose no sangue, cansaço e aumento da quantidade de urina. Conheça mais sintomas de diabetes.
Sintomas do câncer de pâncreas na fase inicial
O câncer de pâncreas na fase inicial pode provocar sintomas como perda do apetite, má digestão e alterações na frequência de evacuação, que geralmente demoram até serem percebidos e podem ser confundidos com sintomas de ansiedade ou prisão de ventre.
Por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas numa fase mais avançada, quando o câncer já se desenvolveu para fora do pâncreas.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar o gastroenterologista ou clínico geral para uma avaliação especialmente em caso de sintomas como pele e olhos amarelados, perda de peso, má digestão ou dor no abdome frequente.
Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Nestes casos, o médico pode indicar exames, como o ultrassom do abdome, tomografia computadorizada ou a dosagem de bilirrubinas no sangue, para identificar se existem alterações que podem ser indicativas de câncer de pâncreas.
Possíveis causas do câncer de pâncreas
Não se conhece a causa do câncer de pâncreas. No entanto, o risco é maior em homens com mais 55 anos que fumam e em caso de consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, como frituras e carne vermelha.