Os sintomas mais comuns de problemas nos rins incluem urina avermelhada ou espumosa, inchaço nas pernas, pés ou rosto, dor lombar, aumento da necessidade de urinar, coceira na pele, fadiga e alterações no paladar ou no sono.
No entanto, sintomas de problemas nos rins geralmente surgem em estágios avançados da doença, não causando desconforto nos estágios iniciais.
Conforme a orientação médica, pessoas com diabetes, pressão alta, obesidade ou histórico familiar devem fazer exames regulares para detectar possíveis alterações nos rins. Isso ajuda no diagnóstico precoce do problema renal e na prevenção de complicações.
Confira no vídeo a seguir alguns sintomas de problemas nos rins:
5 sinais que seus RINS precisam de AJUDA
04:39 | 19.220 visualizaçõesPrincipais sintomas
Alguns sintomas que podem indicar problemas nos rins são:
1. Vontade frequente de urinar
Algumas vezes, a vontade frequente de urinar pode indicar a infecção dos rins.
Este sintoma de problema nos rins tende a surgir especialmente quando a bexiga também é afetada pela infecção. Outra causa são problemas que afetam a próstata.
2. Urinar em pouca quantidade
Urinar em pouca quantidade pode ser um sintoma de bloqueio do trato urinário ou de que os rins não estão filtrando o sangue adequadamente para formar a urina.
Além disso, urinar em pouca quantidade também é um sintoma comum em caso de infecção urinária e desidratação.
3. Dor nas costas
A dor nas costas causada por problemas nos rins é principalmente sentida na parte de região lombar, especialmente nas laterais do tronco.
Além disso, a dor também pode afetar a virilha e impedir a pessoa de realizar atividades diárias.
Leia também: Dor nas costas: o que pode ser, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/dor-nas-costas4. Inchaço no corpo
Quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente e quantidades excessivas de proteína passam do sangue para a urina, pode causar inchaço.
Quando o inchaço afeta o corpo todo é chamado de anasarca. O acúmulo de líquido não excretado pelos rins é uma outra causa de anasarca. Conheça as causas de anasarca.
5. Coceira na pele
A coceira na pele pode ser um sintoma de problemas nos rins, especialmente em caso de doença renal crônica, e normalmente acontece devido ao acúmulo de toxinas no sangue causado pela diminuição da função renal.
Leia também: Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/principais-causas-de-coceira-na-pele6. Cansaço excessivo
O cansaço excessivo às vezes pode ser causado por problemas nos rins, especialmente nos casos mais graves de doença renal crônica, em que é comum surgir anemia e liberação de substâncias inflamatórias.
7. Alteração da cor da urina
A alteração da cor da urina, como urina avermelhada ou esbranquiçada, por exemplo, pode indicar uma infecção renal chamada pielonefrite. Entenda melhor o que é pielonefrite.
No entanto, essa alteração da cor da urina também pode estar relacionada à inflamação dos glomérulos, como em doenças autoimunes, uma condição chamada glomerulonefrite.
8. Urina espumosa
A urina espumosa pode indicar que os rins não estão funcionando adequadamente, permitindo a passagem de muitas proteínas do sangue para a urina,.
Essa condição é chamada de proteinúria, que causa uma aparência espumosa na urina. Confira o que pode ser a proteinúria.
9. Dificuldade para dormir
A dificuldade para dormir tende a surgir quando o funcionamento dos rins está gravemente prejudicado e o acúmulo de toxinas no corpo começa a afetar o cérebro.
Isso pode causar confusão mental, desorientação e agitação, prejudicando o sono.
10. Perda do apetite
A perda de apetite é comum em estágios avançados de doença renal crônica e infecções renais.
A perda de apetite pode estar associada a outros sintomas, como náuseas e vômitos, devido ao acúmulo de substâncias tóxicas e moléculas pró-inflamatórias no organismo.
11. Alteração do paladar
Especialmente quando o funcionamento dos rins está comprometido, podem surgir alterações no paladar, como gosto metálico na boca, uma condição chamada disgeusia.
Leia também: Disgeusia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/disgeusiaTeste online de sintomas
Se acha que pode estar com um problema nos rins, selecione os sinais e sintomas que está sentindo para saber o risco:
No entanto, para confirmar se existe um problema renal, é importante consultar o nefrologista ou clínico geral para uma avaliação, para que a causa dos sintomas seja identificada e seja iniciado o tratamento mais adequado.
Sintomas de problemas nos rins e fígado
Alguns dos sintomas de problemas nos rins e fígado podem incluir dor na parte superior direita da barriga ou na região lombar, alteração na cor da urina, coceira no corpo e perda de apetite.
Pele e olhos amarelados, vontade frequente de urinar e inchaço na barriga no rosto, pernas ou pés, também são sintomas que podem indicar problemas nos rins e fígado.
Leia também: Problemas no fígado: 11 sintomas, quem tem mais risco e tratamento (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problemas-no-figadoProblemas mais comuns nos rins
Os problemas mais comuns nos rins são:
- Pedra nos rins: acúmulo de pequenas pedras no interior do rim, que podem dificultar a passagem da urina até a bexiga;
- Doenças autoimunes: podem afetar os glomérulos, que são a parte principal da estrutura de filtração dos rins;
- Doença policística renal: leva ao surgimento de vários cistos no rim que podem dificultar o seu funcionamento;
- Hidronefrose: surge quando a urina não flui adequadamente para a bexiga e se acumula dentro do rim;
- Doença renal crônica: surge devido a lesões progressivas nos rins que vão impedindo o seu funcionamento;
- Infecções renais: são causadas geralmente por bactérias que surgem do trato urinário;
- Lesão renal aguda: declínio rápido e temporário da função renal, mais comum em pessoas hospitalizadas ou idosas.
- Neoplasias: tumores que podem afetar os rins ou o trato urinário, como a bexiga.
Além disso, doenças crônicas mal controladas, como pressão alta ou diabetes, podem danificar lentamente os rins, provocando o desenvolvimento de doença renal crônica.
Leia também: Doença renal crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-doenca-renal-cronicaExames que avaliam os rins
Os exames que são indicados para avaliar os rins incluem:
- Exames de sangue: para avaliar os níveis de ureia e creatinina, que frequentemente aumentam quando a função renal está comprometida;
- Exames de urina: detectam a presença de proteínas ou sangue, o que pode indicar danos renais;
- Ultrassom ou tomografia computadorizada: mostram o formato dos rins e podem identificar cistos, tumores ou outras alterações estruturais;
- Biópsia renal: é indicada quando existe a suspeita de doenças autoimunes ou quando a causa exata do dano renal é desconhecida.
Estes exames podem ser solicitados pelo nefrologista, urologista ou clínico geral. Por isso, sempre que existir a suspeita de problemas nos rins é importante consultar um médico para que seja feita uma avaliação adequada.
Como tratar os problemas nos rins
O tratamento dos problemas nos rins deve ser indicado pelo médico e depende da sua causa. Nos casos mais leves, como pequenas pedras nos rins ou cistos, os sintomas podem ser aliviados com simples alterações na dieta.
Aumentar o consumo de água, reduzir a ingestão de sal e manter uma boa ingestão de cálcio pode ajudar a aliviar o desconforto e prevenir complicações futuras.
Leia também: Dieta para pedra nos rins: alimentos permitidos e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-para-pedra-nos-rinsEm situações mais graves, como doença renal crônica moderada ou avançada, o tratamento pode incluir o controle da ingestão de líquidos, o uso de medicamentos, sessões de diálise, a realização de um transplante ou cirurgia.
Já em casos de câncer, a cirurgia para remover o tumor e sessões de quimioterapia e/ou radioterapia são quase sempre necessárias.
É importante também tratar outras condições, como diabetes, obesidade ou pressão alta, seguindo as orientações do médico, para prevenir lesões nos rins.