Disgeusia: o que é, sintomas, causas e tratamento

novembro 2022

Disgeusia é um termo médico utilizado para descrever qualquer diminuição ou alteração do paladar, que pode aparecer logo desde o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida, devido a infecções, uso de determinados medicamentos ou devido a tratamentos agressivos, como quimioterapia.

Além das alterações do paladar, dependendo da causa da disgeusia também podem surgir outros sintomas, como espirros, febre, nariz escorrendo, dor de garganta e até paralisia da face.

Em caso de suspeita de disgeusia, especialmente quando existem outros sintomas, é importante consultar o clínico geral para uma avaliação. O tratamento adequado depende da identificação da sua causa e pode envolver o uso de medicamentos antialérgicos e corticoides, por exemplo. 

Tipos de disgeusia

De acordo com as características, a disgeusia pode ser classificada em alguns tipos principias:

  • Ageusia: perda da capacidade para sentir sabor;
  • Hipogeusia: diminuição da capacidade para sentir o sabor da comida ou de alguns tipos específicos;
  • Hipergeusia: sensibilidade aumentada para qualquer tipo de sabor;
  • Parageusia: sentir o sabor errado de um alimento;
  • Fantogeusia: também conhecido como "gosto fantasma", é a sensação de um sabor na ausência de um alimento na boca.

Assim, a identificação de um tipo específico de disgeusia depende das alterações que existem na percepção do sabor pela pessoa.

Principais sintomas

Os principais sintomas de disgeusia são:

  • Sentir sabor ruim ao provar alimentos que costumam ter bom gosto;
  • Deixar de sentir o salgado ou doce em alimentos com estas características;
  • Sentir gosto amargo ou metálico ao colocar alimentos na boca;
  • Sensação de gostos diferentes na boca sem ter comido.

Além disso, dependendo da causa da disgeusia, podem surgir outros sintomas como dor de dente, paralisia da face, nariz escorrendo, espirros ou febre, por exemplo. Por isso, em caso de suspeita de disgeusia, principalmente se surgirem outros sintomas, é importante consultar um clínico geral para que a causa seja identificada.

Possíveis causas

As causas mais comuns de disgeusia são:

  • Envelhecimento: pessoas mais velhas tendem a sentir menos os gostos e a ter mais dificuldade para reconhecer os sabores;
  • Infecções respiratórias: COVID-19, gripes e resfriados, por exemplo, podem afetar sensibilidade das papilas da língua e a transmissão da sensação do sabor até o cérebro;
  • Alergias: como rinite alérgica, por exemplo, podem afetar a percepção do sabor;
  • Uso de remédios: alguns medicamentos como antifúngicos, antibióticos e anti-hipertensivos, por exemplo, podem alterar a sensação de paladar;
  • Consumo de álcool: pode alterar a produção de saliva e a sensibilidade das papilas da língua;
  • Diabetes não controlada: o excesso de açúcar no sangue pode afetar os nervos, contribuindo para alterações do paladar;
  • Cirurgias do ouvido, boca ou garganta: podem causar algum pequeno trauma nos nervos do local, afetando o paladar;
  • Quimioterapia e radioterapia: as alterações do paladar são um efeito colateral muito comum destes tipos de tratamento para o câncer, especialmente nos casos de câncer na região da cabeça ou pescoço.

Além disso, a disgeusia também pode ser causada por doenças reumatológicas, como lúpus eritematoso sistêmico e síndrome de Sjögren, e neurológicas, como sequela de AVC, Alzheimer e Parkinson, por exemplo. Assim, a identificação da causa da disgeusia é fundamental para iniciar o tratamento mais adequado.

Alteração no paladar pode ser COVID-19?

A perda de olfato e de paladar são dois sintomas comuns em caso de COVID-19. No entanto, também é comum surgirem outros sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Veja outros sintomas comuns da COVID-19.

Geralmente, o paladar e o olfato retornam em algumas semanas após melhora da infecção, mas, em algumas pessoas, pode demorar até 1 ano para que o paladar volte ao normal.

Como confirmar o diagnóstico

A disgeusia é normalmente identificada em casa pela própria pessoa quando percebe alterações no paladar. No entanto, a avaliação médica é importante para confirmar o diagnóstico, podendo ser indicado testes para avaliar a sensibilidade do olfato e paladar.

Além disso, dependendo da suspeita da causa da disgeusia, podem ser indicados exames no sangue, como a dosagem de vitaminas ou anticorpos específicos, e de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Como é feito o tratamento

O tratamento da disgeusia depende da causa identificada, podendo ser necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas, fazer uso de medicamentos antialérgicos e/ ou corticoides ou suspender o uso de medicamentos, de acordo com a orientação do médico.

No entanto, em alguns casos, como quando a disgeusia é causada pelo envelhecimento, quimioterapia ou cirurgias, por exemplo, pode ser indicado consultar um nutricionista para indicar a forma mais adequada de preparar os alimentos em cada situação.

Confira algumas dicas nutricionais que podem ser usadas durante o tratamento do câncer e que incluem orientações sobre as alterações do paladar:

Além disso, é importante manter uma higiene bucal adequada, escovando os dentes pelo menos 2 vezes por dia e fazendo a higiene da língua, evitando o acúmulo de bactérias que podem contribuir para as alterações do paladar.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • THOMAS, Davis C. et al. Dysgeusia. J Am Dent Assoc. Vol.153, n.3. 251–264, 2022
  • STATPEARLS. Features, Evaluation, and Treatment of Coronavirus (COVID-19). 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/>. Acesso em 22 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • GURVITS, Grigoriy E.; TAN, Amy. Burning mouth syndrome. World Journal of Gastroenterology. Vol.19, n.5. 665-672, 2013
  • SYED, Quratulain et al.. The Impact of Aging and Medical Status on Dysgeusia. The American Journal of Medicine. Vol.129. 2016
  • ENTHEALTH. Dysgeusia. Disponível em: <https://www.enthealth.org/conditions/dysgeusia/>. Acesso em 26 jul 2021
  • COLGATE. Dysgeusia: Symptoms, Causes And Treatment. Disponível em: <https://www.colgate.com/en-us/oral-health/life-stages/adult-oral-care/dysgeusia--symptoms--causes-and-treatment>. Acesso em 12 set 2019
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

    14:07 | 83933 visualizações