Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

9 sintomas comuns de prisão de ventre

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal ou intestino preso, é mais frequente entre as mulheres e idosos e normalmente acontece devido a alterações hormonais, diminuição da prática de atividades físicas ou como consequência da alimentação pobre em fibras e pouca ingestão de água durante o dia.

A prisão de ventre é uma situação que causa muito incômodo e desconforto devido aos sintomas relacionados, que são:

  1. Muito esforço para evacuar;
  2. Cocô muito duro e seco;
  3. Fezes que provocam sangramento ao sair;
  4. Sensação de evacuação incompleta;
  5. Dor e desconforto abdominal constante;
  6. Sensação de excesso de gases;
  7. Inchaço da barriga;
  8. Mal humor e irritabilidade fácil;
  9. Mal-estar geral.
9 sintomas comuns de prisão de ventre

Além disso, algumas pessoas também podem apresentar uma dor, tipo pontada, na região do peito, que acontece devido ao acúmulo de gases e aumento da pressão no intestino, que acabam empurrando os outros órgãos da região abdominal.

Pelo fato das evacuações serem difíceis e, muitas vezes, dolorosas, é comum que pessoas que possuem prisão de ventre prolongada também apresentem fissuras anais ou hemorroidas. Nos casos mais graves, a prisão de ventre pode ser um sinal de câncer de intestino, podendo nesses casos ser notada a presença de fezes escuras ou com sangue, perda de peso sem causa aparente e cansaço frequente. Saiba identificar os sintomas de câncer no intestino.

O que causa a prisão de ventre

O intestino preso é causado principalmente pela baixa quantidade de fibras na alimentação, baixa ingestão de água e falta de atividade física. Além disso, fatores psicológicos, como estresse ou depressão, podem interferir negativamente sobre o intestino e causar a prisão de ventre. Conheça mais sobre as causas da prisão de ventre.

Como evitar

Para evitar a prisão de ventre é importante praticar atividades físicas regularmente, beber muita água e fazer uma dieta adequada, incluindo na alimentação sucos de frutas com casca e alimentos ricos em fibras, como as farinhas e os cereais mais escuros. Veja como é feita a dieta para prisão de ventre.

Além disso, também é importante ir ao banheiro sempre que sentir vontade e sentar na posição correta para facilitar a passagem das fezes pelo intestino e não cause incômodos. Saiba como fazer cocô do jeito certo.

Veja também no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem