9 sintomas de prisão de ventre (e como aliviar)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

Os sintomas de prisão de ventre costumam causar bastante desconforto e são mais comuns de acontecer em pessoas que possuem alimentação pobre em fibras, consomem pouca água durante o dia e não praticam atividade física de forma regular. Além disso, os sintomas de prisão de ventre surgem com mais frequência em mulheres e pessoas mais velhas, assim como em pessoas que possuem alterações hormonais. Os principais sintomas de prisão de ventre são:

  1. Muito esforço para evacuar;
  2. Cocô muito duro e seco;
  3. Fezes que provocam sangramento ao sair;
  4. Sensação de evacuação incompleta;
  5. Dor e desconforto abdominal constante;
  6. Sensação de excesso de gases;
  7. Inchaço da barriga;
  8. Mal humor e irritabilidade fácil;
  9. Mal-estar geral.

Além disso, algumas pessoas também podem apresentar uma dor, tipo pontada, na região do peito, que acontece devido ao acúmulo de gases e aumento da pressão no intestino, que acabam empurrando os outros órgãos da região abdominal. Pelo fato das evacuações serem difíceis e, muitas vezes, dolorosas, é comum que pessoas que possuem prisão de ventre prolongada também apresentem fissuras anais ou hemorroidas. Saiba mais sobre a prisão de ventre.

O que causa a prisão de ventre

A prisão de ventre é na maioria dos casos resultado da alimentação pobre em fibras e água, o que faz com que as fezes fiquem ressecadas e densas, de forma que a sua passagem pelo sistema digestivo fica mais complicado, permanecendo mais tempo no trato intestinal. Além disso, a falta de atividade física também pode interferir nos movimentos intestinais, favorecendo a prisão de ventre.

Alguns fatores psicológicos, como estresse ou depressão, por exemplo, também podem interferir negativamente sobre o intestino e causar a prisão de ventre. Em alguns casos, a prisão de ventre pode ser também sinal de doenças mais graves, como o câncer de intestino, sendo notada, nesses casos, a presença de fezes escuras ou com sangue, perda de peso sem causa aparente e cansaço frequente. Conheça outras causas de prisão de ventre.

Como aliviar

Para aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre é importante adotar hábitos que ajudem a melhorar o trânsito intestinal, promovendo a eliminação das fezes. Assim, é interessante:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, farinhas e cereais integrais;
  • Aumentar o consumo de água durante o dia;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Consumir mais gorduras boas, como abacate, óleo de coco e azeite, por exemplo;
  • Consumir alimentos probióticos, como iogurte natural.

Além disso, também é importante ir ao banheiro sempre que sentir vontade e sentar na posição correta para facilitar a passagem das fezes pelo intestino e não cause incômodos. Veja mais dicas sobre o que fazer para combater a prisão de ventre.

Veja também no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 24191 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 558436 visualizações
  • ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

    05:15 | 132070 visualizações
  • Como fazer COCÔ do JEITO CERTO

    01:11 | 1618085 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3832228 visualizações