Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como curar a prisão de ventre

Para curar a prisão de ventre, deve-se fazer algumas mudanças no estilo de vida, tais como: comer mais alimentos ricos em fibras, beber muitos líquidos, consumir mais alimentos ricos em gorduras boas e fazer exercícios físicos com regularidade.

Essas atitudes aumentam os movimentos naturais do intestino e facilitam a formação do bolo fecal, fazendo com que a passagem das fezes ocorra de forma rápida e eficiente.

Veja uma técnica ensinada pela nossa nutricionista para facilitar a passagem das fezes:

Como fazer COCÔ do JEITO CERTO

1.1 milhões visualizações

1. Beber 2 litros de água por dia

Beber bastante água ajuda a hidratar as fezes, especialmente quando há um consumo adequado de fibras na alimentação. Fezes desidratadas percorrem o intestino com maior dificuldade, podendo causar feridas e problemas como hemorroidas, pólipos e sangramentos.

2. Consumir mais fibras

Como curar a prisão de ventre

As fibras estão presente principalmente nas frutas frescas e com casca e bagaço, nos vegetais e nas sementes como chia, linhaça, gergelim e semente de girassol. As fibras são tipo de carboidratos resistentes à digestão, servindo como alimentos para a flora intestinal, sendo chamados de prebióticos.

No entanto, é importante lembrar que o consumo de fibras deve sempre ser acompanhado de uma boa quantidade de água ao longo do dia, pois o excesso de fibras sem água pode piorar prisão de ventre. Veja a lista completa dos alimentos ricos em fibras.

3. Consumir mais gorduras

As gorduras funcionam como lubrificante no intestino, facilitando a passagem das fezes. Assim, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como abacate, coco, óleo de coco, azeite, nozes, castanhas, amendoim e sementes como chia, linhaça e gergelim. Conheça os tipos de gordura e quais alimentos preferir.

Como curar a prisão de ventre

4. Fazer atividade física regularmente

Praticar atividade física regularmente a ajuda a fortalecer a musculatura abdominal, que pressiona o intestino e facilita a passagem das fezes. Além disso, movimentar o corpo também estimula a movimentação do próprio intestino, ajudando a combater a prisão de ventre. Assim, é importante praticar exercícios físicos pelos menos 3 vezes por semana.

5. Ir ao banheiro logo que sentir vontade

É importante ir ao banheiro logo que sentir, pois impedir e expulsão das fezes pode levar a mais prisão de ventre. Isso acontece porque o esfíncter involuntário, um músculo que controla a passagem das fezes no intestino, pode ficar preguiçoso e acabar impedindo a evacuação. Veja as principais causas de prisão de ventre.

6. Consumir alimentos probióticos

Como curar a prisão de ventre

Os alimentos probióticos são aqueles ricos em bactérias boas para o intestino, como iogurte natural, kombucha e kefir. As bactérias da flora intestinal ajudam a processar as fibras da alimentação e favorecem a formação das fezes, ajudando contra a constipação. O ideal é consumir probióticos pelo menos 3 vezes por semana, podendo também ser necessário usar comprimidos probióticos que podem ser prescritos pelo médico ou pelo nutricionista. Conheça outros benefícios e outros alimentos probióticos.

7. Evitar usar laxantes

O uso frequente de laxantes pode piorar a constipação, pois o intestino fica irritado e inflamado, prejudicando seu funcionamento adequado sem o uso da medicação. Além disso, os laxantes alteram a flora intestinal, o que também piora a prisão de ventre e a digestão. Conheça outros riscos do uso contínuo de laxantes.

Outra dica importante é saber que a melhor hora para tentar ir ao banheiro é após as refeições, pois o intestino está ativo na digestão e essa movimentação facilita a passagem das fezes.

Receita natural para prisão de ventre

Um bom remédio natural para curar a prisão de ventre é a seguinte vitamina de frutas:

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 colher de granola;
  • 1 fatia de mamão;
  • 2 ameixas secas.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir, de preferência pela manhã.

Para a prisão de ventre infantil, uma boa receita é fazer suco de laranja batido com mamão e dar para a criança beber todos os dias. Veja outros exemplos de Remédios caseiros para prisão de ventre.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem