Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas de Brucelose e como é o diagnóstico

Os sintomas iniciais de brucelose são semelhantes aos da gripe, havendo febre, dor de cabeça e dores musculares, por exemplo, no entanto à medida que a doença evolui podem surgir outros sintomas, como tremores e alterações da memória.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria do gênero Brucella, que pode ser transmitida para as pessoas através do consumo de carne mal cozida ou ingestão de leite e produtos lácteos não pasteurizados. Além disso, como essa bactéria pode ser encontrada em alguns animais, principalmente ovelhas e vacas, a Brucella também pode ser adquirida pela pessoa por meio do contato direto com sangue, saliva, fezes ou outras secreções dos animais contaminados.

Principais sintomas de Brucelose e como é o diagnóstico

Principais sintomas

Os sintomas de brucelose podem aparecer entre 10 e 30 dias após o contato com o microrganismo e são semelhantes aos da gripe, podendo ser facilmente confundidos, o que dificulta o diagnóstico e início do tratamento. Os sintomas iniciais da brucelose geralmente incluem:

  • Febre superior a 38ºC e calafrios;
  • Sudorese;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores musculares;
  • Dores generalizadas pelo corpo;
  • Sensação de mal-estar;
  • Cansaço;
  • Calafrios;
  • Dor abdominal;
  • Alteração da memória;
  • Tremores.

Estes sintomas podem desaparecer durante semanas ou meses e depois voltar, por isso, na presença de febre com aparecimento rápido, dores musculares ou fraqueza, a pessoa deve consultar o médico para fazer um exame de sangue, confirmar a doença e seguir o tratamento.

Complicações da brucelose

As complicações da brucelose surgem quando o diagnóstico não é feito ou quando o tratamento não é realizado da forma correta, favorecendo a proliferação do microrganismo e espalhamento para outros órgãos através da corrente sanguínea. Dessa forma podem existir complicações cardíacas, acometimento do cérebro, inflamação dos nervos, alterações testiculares, problemas biliares, hepáticos e ósseos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da brucelose é feito com o objetivo de isolar e identificar a bactéria causadora da doença, por meio da cultura de sangue, medula óssea, tecidos ou secreção. Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames sorológicos ou moleculares para confirmar a doença.

O diagnóstico diferencial da brucelose é feito para endocardite bacteriana e febre tifoide, por exemplo, já que a brucelose pode atingir outros órgãos e haver complicações.

Tratamento para brucelose

O tratamento para brucelose geralmente é feito com antibióticos durante cerca de 2 meses com o objetivo de eliminar a bactéria causadora da doença do organismo do paciente, sendo normalmente indicado pelo infectologista ou clínico geral o uso de tetraciclina associado à rifampicina.

Além disso devem ser adotadas medidas de prevenção como evitar consumir produtos lácteos não pasteurizados caseiros ou carne mal cozida, por exemplo, para evitar nova contaminação. Entenda como é feito o tratamento e a prevenção da brucelose.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brucelose Humana: causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/brucelose-humana>. Acesso em 29 Out 2019
  • EMBRAPA. Brucelose traz riscos à saúde humana e prejuízos à fazenda. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/33679642/brucelose-traz-riscos-a-saude-humana-e-prejuizos-a-fazenda>. Acesso em 29 Out 2019
  • BARER, Michael R et al. Medical Microbiology: A guide to microbial infections - pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 19 ed. Elsevier, 2018. 309-312.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem