7 sintomas de astigmatismo (e como confirmar)

Os principais sintomas de astigmatismo são visão de longe e de perto desfocada ou distorcida, dificuldade em ver à noite e sensação de peso nos olhos, que podem piorar após longos períodos de leitura ou de utilização de telas.

O astigmatismo é um defeito na curvatura do globo ocular que ocorre quando a córnea, a superfície frontal clara do olho, ou a lente no interior do olho, tem uma forma irregular, causando uma visão desfocada ou distorcida. Entenda o que é o astigmatismo e como o tratar.

No caso de surgimento de sintomas de astigmatismo, é recomendado consultar o oftalmologista para iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de óculos ou lentes de contacto, dependendo do grau de astigmatismo identificado, e/ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

7 sintomas de astigmatismo

Os principais sintomas de astigmatismo são:

1. Visão desfocada ou distorcida

A visão desfocada ou distorcida é causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino que impede que a luz seja corretamente focada na retina, resultando em imagens desfocadas, tanto de perto como de longe.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Diminuição da visão ou dificuldade para focar objetos

O astigmatismo diminui a visão e dificulta focar objetos, principalmente devido à forma irregular da córnea ou do cristalino, que são as estruturas do olho responsáveis pelo foco da luz na retina.

Além disso, esta curvatura do olho também afeta a capacidade do olho para distinguir os detalhes finos dos objetos.

3. Dor ou sensação de cansaço ou peso nos olhos

Devido ao esforço constante para tentar focar adequadamente, os olhos podem ficar cansados, especialmente após atividades visuais prolongadas, como ler ou usar o celular ou um computador.

Leia também: 11 sintomas de problemas de vista tuasaude.com/sintomas-de-problemas-de-visao

4. Incômodo em ambientes iluminados

O incômodo ou desconforto em ambientes iluminados, chamado fotofobia, é outro sintoma de astigmatismo, que pode ocorrer porque a luz intensa é espalhada de forma desigual no olho devido ao formato irregular da córnea ou do cristalino. Entenda melhor o que é a fotofobia.

Assim, a pessoa apresenta dificuldade de adaptação à luz, pois as mudanças na iluminação ocorrem mais lentamente no astigmatismo, tornando mais difícil enxergar com clareza ao passar de um ambiente bem iluminado para um escuro.

5. Dificuldade de enxergar à noite

O astigmatismo pode distorcer a maneira como a luz entra no olho, embaçando as luzes e criando halos ou reflexos que dificultam a visão noturna e podem até mesmo afetar a direção noturna.

Leia também: Cegueira noturna: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cegueira-noturna

6. Dor de cabeça

O esforço contínuo dos olhos para compensar a visão embaçada pode causar dor de cabeça, principalmente na testa, e especialmente após a realização de tarefas que exigem muita concentração visual, como a leitura.

7. Apertar os olhos para enxergar com clareza

As pessoas com astigmatismo podem, inconscientemente, apertar os olhos na tentativa de focar melhor os objetos e melhorar a visão.

Leia também: Miopia, astigmatismo ou hipermetropia: qual a diferença? tuasaude.com/miopia-e-astigmatismo

O que pode piorar o astigmatismo?

Os sintomas do astigmatismo podem piorar quando a pessoa apresenta outros problemas de visão, como ceratocone, miopia, hipermetropia ou presbiopia, por exemplo. Entenda o que é e sintomas de ceratocone.

Além disso, o astigmatismo pode piorar com o tempo sem motivo aparente ou por não fazer o tratamento adequado recomendado pelo oftalmologista.

Leia também: 12 doenças dos olhos mais comuns (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-dos-olhos

Como confirmar

No caso de suspeita de astigmatismo, é recomendado consultar o oftalmologista, que pode identificar o problema de visão por meio do exame oftalmológico, no qual uma série de testes é realizada para avaliar a saúde dos olhos.

Leia também: 8 exames de vista mais comuns: para que servem e quando fazer tuasaude.com/exame-de-vista

Assim, o médico pode indicar o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de óculos de grau ou lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia.